Tenho 31 anos e aos 23 descobri que tenho caratocone, tenho 5 graus e meio no oe e 7 e meio no od, quero

2 respostas
Tenho 31 anos e aos 23 descobri que tenho caratocone, tenho 5 graus e meio no oe e 7 e meio no od, quero muito passar por transplante de córnea e ficar livre de uma vez da ceratocone, com esses graus que eu tenho eu posso ser indicada para transplante?
Dr. Marcelo Caram Ribeiro Fernandes
Oftalmologista
Ribeirão Preto
Existem diversas opções para o tratamento do Ceratocone e uma série de fatores influencia na escolha da melhor opção. Esses graus por si só não são suficientes para indicar o transplante, até porque deve-se lembrar as consequências de um transplante de córnea como o risco de rejeição, falência e os graus elevados que podem existir mesmo após o transplante.
Para análise da melhor conduta deve ser feita análise completa com exame físico e exames complementares por oftalmologista especialista na área de Ceratocone. Hoje existem outras opções que são muitas vezes otadas por serem menos invasivas e com porencial de visão melhor como lentes de contato especiais e anel corneano.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dr. Rodrigo Reis de Oliveira
Oftalmologista
Salvador
Ceratocone NÃO é igual a transplante de córnea. Em geral, apenas 20% dos pacientes com a doença precisarão realizar esse tipo de cirurgia. Normalmente são pacientes que perdem o acompanhamento médico e deixam de realizar consultas regulares, e assim quando retornam, o ceratocone encontra-se tão avançado que não há outra possibilidade de tratamento.
O transplante de córnea é uma cirurgia invasiva e com riscos de complicações como rejeição, infecção e até mesmo cegueira. Além disso, apesar de rara, já existem relatos de recidiva da doença mesmo após a cirurgia. Assim, deve ser encarado como última opção de tratamento. O simples uso do óculos já melhora a visão em muitos pacientes, mesmo com graus mais altos, existindo ainda opções de lentes de contato (incluindo as novas esclerais) e anel intraestromal. É muito importante acompanhar de maneira regular para afastar a progressão da doença, que se identificada, deve ser realizado o crosslinking.

Especialistas

Daniel Gasparian

Daniel Gasparian

Oftalmologista

Osasco

Luiz Otavio Belluzzo Guarnieri

Luiz Otavio Belluzzo Guarnieri

Oftalmologista

São Paulo

Keila Cristina Goncalves Prado

Keila Cristina Goncalves Prado

Oftalmologista

Brasília

Fernanda Machado Cardoso

Fernanda Machado Cardoso

Oftalmologista

Vitória

Lucy Yang

Lucy Yang

Oftalmologista

Rio de Janeiro

Gilberto Vianna Sanches Junior

Gilberto Vianna Sanches Junior

Oftalmologista

Belo Horizonte

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 336 perguntas sobre Ceratocone
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.