Tenho 33 anos fiz uma core biópsia que deu um papiloma com atipias nódulo de 1,1cm ,vou fazer uma biópsia

5 respostas
Tenho 33 anos fiz uma core biópsia que deu um papiloma com atipias nódulo de 1,1cm ,vou fazer uma biópsia cirúrgica ,quais as chances de depois da cirurgia encontrar um câncer de mama?pode ser que o médico que féz a biópsia ficou em dúvida ?
As lesões papilíferas nas mamas são compostas por: papiloma intraductal, papiloma intraductal com hiperplasia atípica, carcinoma papilífero intraductal, carcinoma papilífero encapsulado (intracístico) e carcinoma papilífero sólido (este último equivalendo ao câncer invasor.) A maior prevalência é dos papilomas intraductais sem atipias (lesão benigna) e infelizmente o diagnóstico definitivo muitas vezes só é possível após análise completa da lesão (biópsia cirúrgica), já que há um risco importante de subestimação pela biópsia de fragmento. Ou seja, a biópsia de fragmento de uma lesão papilífera pode achar algo benigno e a análise completa da lesão encontrar uma lesão maligna, isso ocorre em 0-38% dos casos segundo a literatura médica - particularmente em casos de achados com atipias. Isso infelizmente não tem nada haver com o procedimento da biópsia em si e sim por características próprias das lesões papilíferas. Seu caso merece avaliação especializada, não deixe de tirar suas dúvidas.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Após esse resultado de core biopsy, atipias , e necessário maior quantidade d tecido para definir realmente de que lesão se trata, isso quer dizer que a cirurgia de retirada do nódulo e necessário para definição do caso.
Seu caso merece um biópsia cirúrgica com margem de segurança para um histopatologico completo do nódulo e áreas adjacentes,porsibilitando talvez já cura ,depende da histopatologico definitivo e estadiamento se for o caso
Acredito que seu caso mereça uma biópsia cirúrgica para análise completa da lesão, pois há um risco pequeno de subestimação na core biópsia . De qualquer forma, na pior das hipóteses, se por acaso esse nódulo for um câncer, seria um carcinoma papilífero, que é uma neoplasia com alta chance de cura e tratamento muito simples! Portanto não fique pensando nas piores perspectivas para sua vida. Outra coisa importante é realizar a avaliação imunoistoquímica do nódulo, para lesões papilíferas existem informações adicionais advindas dessa avaliação.
Espero ter ajudado!!
Olá. Sempre siga as orientações pós-operatórias do seu médico. Ele com certeza está fazendo o melhor por você.
Na core biopsy, fragmentos da lesão são retirados. Isto é, a lesão não é retirada por completo.
Na presença de atipias no resultado da biópsia, obriga o seu médico a retirar completamente a lesão. Isso visa descartar a possibilidade de câncer ou de lesões precursoras de câncer. Para isso, o seu médico fará a biópsia excisional ou tumorectomia.
O risco de malignidade existe mas é baixo. Fique tranquila.
Converse com o seu médico. Esclareça suas dúvidas.

Especialistas

Adriano Meira Oliveira

Adriano Meira Oliveira

Mastologista, Cirurgião geral

Florianópolis

Marcos Miranda

Marcos Miranda

Oncologista

João Monlevade

Silvia Nardozza Santerini

Silvia Nardozza Santerini

Oncologista

Sinop

Natália Polidorio

Natália Polidorio

Mastologista

Brasília

Gustavo Vasili Lucas

Gustavo Vasili Lucas

Oncologista

Curitiba

Aline Prado de Almeida

Aline Prado de Almeida

Mastologista, Ginecologista

São Paulo

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 235 perguntas sobre Câncer de mama
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.