Tenho 36 anos, tenho dois filhos e quero engravidar novamente, gostaria de saber quais os riscos do meu

6 respostas
Tenho 36 anos, tenho dois filhos e quero engravidar novamente, gostaria de saber quais os riscos do meu bebê nascer com síndrome down?
Este é um risco que toda gestação envolve, certamente seu ginecologista é a pessoa mais indicada para te apoiar nesta questão. No entanto, sua pergunta me mobilizou por ser a maternidade uma decisão sempre muito delicada para muitas mulheres pois desperta dentre um turbilhão de emoções, muito medo, fantasias e sentimentos bastante ambivalentes para além das questões genéticas. O espaço psicoterápico pode ajudá-la a refletir e lidar com esta fase/decisão, pense nesta possibilidade é se precisar conte comigo.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Acredito que todas temos chances de ter um filho com alguma questão. É válido ressaltar que após os 35 anos, as chances aumentam. Mas nao quer dizer que seu filho ira nascer com a síndrome. Então deve se seguir as recomendações médicas e devido a sua ansiedade procurar um psicoterapeuta o mais urgente possível. Para na verdade se permitir viver esse momento único e especial. Abraço
Olá. Não necessariamente a idade é um fator que determine, mas pode contribuir.
Acredito que você pode procurar um geneticista e um ginecologista e conversar sobre suas dúvidas.
Abs
A Síndrome de Down pode ocorrer em grávidas de qualquer idade, mas sua prevalência ao nascimento de um bebê com SD aumenta sim com a idade materna. Creio que outros fatores deve-se levar em conta, como se já existe algum caso na família e principalmente qual trissomia que esta criança teve ou tem. Se existe alguma dúvida ou receio em engravidar depois dos 36 anos, seria interessante fazer um aconselhamento genético, o geneticista é o profissional que poderá esclarecer todas as suas dúvidas.
As chances vão aumentando gradualmente com a idade. Após os 40 anos são acentuadamente maiores. Alguma chance existe, mas não é tão alta, 1 para cada 250 nascimentos.
A questão que eu colocaria a você é que como qualquer gestação envolve riscos genéticos, você teria evitado seus primeiros filhos? Imagino que não. Todos nós precisamos de atenção especial em algum aspecto da vida, não é mesmo?
É fundamental reconhecer que existe maior risco para aneuploidias tais como trissomias 13, 18 e 21 nas pacientes com idade superior a 35 anos. Pensamos apenas na síndrome de Down, que incide em somente 1% da população, enquanto as trissomias incidem em 2,86% dos casos. Para melhor para esclarecimento procure um geneticista !

Especialistas

Gabriela Chicon

Gabriela Chicon

Fonoaudiólogo

Porto Alegre

Isabela Pontes

Isabela Pontes

Terapeuta ocupacional

Fortaleza

Carlos Eduardo da Silva celani

Carlos Eduardo da Silva celani

Terapeuta ocupacional

Sabará

Laura Mello

Laura Mello

Fonoaudiólogo

Foz do Iguaçu

Thalyta Felipe

Thalyta Felipe

Terapeuta ocupacional

Goiânia

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 43 perguntas sobre Síndrome de down
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.