Tenho 38 anos , e a pouco tempo fiz exame cariótipo e o resultado deu 46XX , qh- (negativo) , nunca
Tenho 38 anos , e a pouco tempo fiz exame cariótipo e o resultado deu 46XX , qh- (negativo) , nunca engravidei posso engravidar ? Caso engravide corro risco de aborto ou meu bebê pode nascer com problemas?
2 respostas
Olá. Sempre siga as orientações do seu médico. Agende a sua consulta de reavaliação e esclareça suas dúvidas. A sua avaliação clínica através da sua história clínica, suas queixas e exame físico é fundamental para o diagnóstico e tratamento corretos. Acima dos 35 anos, ocorre uma redução da fertilidade, uma maior dificuldade de gravidez, aumento do risco de malformações e de abortos. Você teve abortos de repetição? Qual o motivo da realização do cariótipo? O seu quadro tem que ser revisto criteriosamente. Converse com o seu médico. Agende a sua consulta. Esclareça suas dúvidas.
Obtenha respostas com a consulta online
Precisa do conselho de um especialista? Agende uma consulta online: receba todas as respostas sem sair de casa.
Boa Tarde. Em geral esse tipo de alteração em heterocromatina é benigna porém há algumas exceções e pode haver associação com infertilidade/abortos em alguns casos. É necessário olhar o restante do exame e avaliar outros dados clínicos e familiares pois somente a informação passada é insuficiente (Provavelmente o laudo do seu exame tem mais detalhes de qual cromossomo é acometido, dentre outras informações). Recomendo que seja avaliada por um geneticista. Att.
Todo o conteúdo, em particular perguntas e respostas, é de caráter informativo e em nenhum caso pode substituir um diagnóstico médico.

