Tenho 38 anos, e miomas intramural(mais de 11) com média de 4cm cada, com opiniões diferentes de dois
2
respostas
Tenho 38 anos, e miomas intramural(mais de 11) com média de 4cm cada, com opiniões diferentes de dois médicos um indica histerectomia outro diz p aguentar os sintomas até onde der. Minha dúvida é : histerectomia antecipa o processo natural de envelhecimento na mulher, pele, físico? E a libido?
Olá. O mioma é tumor benigno do útero, com risco de malignidade muito pequeno, presenta em 40 a 80% das mulheres. Apenas 20% das mulheres com miomas terão algum sintomas e precisarão de algum tratamento, como sangramento uterino anormal, cólicas menstruais, dor pélvica, dor na relação sexual, infertilidade, etc.
O tratamento não necessariamente é cirúrgico. As medicações anticoncepcionais, hormonais, anti-fibrinolíticas e anti-inflamatórias podem ser usadas no tratamento. O tratamento medicamentoso é o preferencial.
Na falha do tratamento medicamentoso ou em miomas de grandes dimensões a cirurgia poderá ser considerada.
A histerectomia é o tratamento de maior risco: sangramento, transfusão, lesão da bexiga, lesão do ureter, lesão intestinal, dor pélvica, constipação intestinal, disfunção sexual, incontinência urinária, etc. Os ovários deverão ser mantidos e as trompas, de preferência retiradas.
A retirada do útero não significa envelhecer. A sua produção hormonal permanecerá normal.
O tratamento não necessariamente é cirúrgico. As medicações anticoncepcionais, hormonais, anti-fibrinolíticas e anti-inflamatórias podem ser usadas no tratamento. O tratamento medicamentoso é o preferencial.
Na falha do tratamento medicamentoso ou em miomas de grandes dimensões a cirurgia poderá ser considerada.
A histerectomia é o tratamento de maior risco: sangramento, transfusão, lesão da bexiga, lesão do ureter, lesão intestinal, dor pélvica, constipação intestinal, disfunção sexual, incontinência urinária, etc. Os ovários deverão ser mantidos e as trompas, de preferência retiradas.
A retirada do útero não significa envelhecer. A sua produção hormonal permanecerá normal.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
Miomatose uterina com miomas intramurais ou subserosos pequenos geralmente não causam sintomas e são descobertos no exame de toque ou na USG (Ex. já operei um de 4000 cm3 em uma paciente que não tinha queixas, só queria emagrecer) e geralmente não necessitam tratamento cirúrgico até a menopausa quando eles começam a regredir devido a diminuição dos hormônios ( estrogênio). Os miomas submucosos mesmo pequenos na maioria necessitam de tratamento cirúrgico pelo sangramento excessivo e frequente que provocam. Lembrando que sempre tenta-se o tratamento clinico e controle dos sangramentos antes de decidir operar.
Especialistas
Perguntas relacionadas
- Fiz uma histerectomia tá com 40 dias, nasceu um granuloma, devo me preocupar ? E caso cirúrgico? Foi aberto na cesariana. Não foi pela vagina .
- Fiz exterectomia total de útero e trompas a 20 dia, do lado esquerdo embaixo dos pontos tem um caroso, é normal?
- fiz histerctomia a 4 dias e ja estou em casa,oq devo comer e como lidar com as tarefas de casa?posso levantar quantas vezes ao dia?e o banho?
- Fiz histerectomia subtotal ha 35 dia estou tendo um pouco sangramento rosado e as vezes marrom isso é normal?
- Fiz histerectomia a 2 meses por conta de uma nic 3 ,e por outros fatores ,mais agora sinto que estou tendo ardência na vagina na parte externa o que pode ser ,estou com um pouco de corrimento ,
- Olá , fiz a histerectomia há 22 dias atrás , percebi que estou com a pele do rosto muito oleosa , será que isso tem relação, mesmo por que,sempre tive pele extremamente seca ?
- Tenho 61anos, tirei útero e o colo do útero, quando tinha 36 anos , e depois da cirurgia comecei a ter cisto no ovário. Como acabar com esses cistos?
- Olá, faz 8 dias que fiz histerectomia e a tres dias notei uma mancha roxa a cima da cirurgia quase perto ao umbigo isso é normal?
- Boa noite. Fiz uma histerectomia total há uma semana mais a retirada de lesões da endometriose. Minha cirurgia foi por vídeo. Mas sinto muita dor na região da bexiga. Já terminei os medicamentos, não tenho sangramento nem febre, mas a dor é insuportável e nenhum medicamento está resolvendo, nem quando…
- Fiz histerectomia total abdominal. Posso comer taioba?
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 3478 perguntas sobre Histerectomia
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.