Tenho 39 anos e uma depressão crônica, tomo remédios a anos, sempre se faz necessário a alteração do

4 respostas
Tenho 39 anos e uma depressão crônica, tomo remédios a anos, sempre se faz necessário a alteração dos medicamentos quando não tenho mais resposta ao tratamento , mas ultimamente estou percebendo que antes do período menstrual sinto uma cólica fina e constante, no qual sinto muito mal com o corpo, como se fosse uma febre por dentro, e não tenho forças e dores no corpo, fazem 3 dias que começou essa sintomas, e junto veio uma depressão intensa , estou cansada de ir a neuros e psiquiatras e não encontrar algo me ajude, é possível que os hormônios estão causando e acentuando minha depressão?
Dr. Augusto Cardoso
Médico clínico geral
São Paulo
A depressão tem múltiplas origens, é importante avaliar questão hormonal, intestinal e alimentação.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dr. Vinicius Amatto
Nutrólogo
São Paulo
bom dia
recomendaria uma avaliação médica completa para ver as possíveis causas, avaliação alimentar e de hábitos de vida e caso necessário exames complementares
Dr. Francisco Saracuza
Nutrólogo
São Paulo
OLA, COMO VAI? É POSSIVEL SIM. OS HORMONIOS BAIXOS, PODEM LEVAR A PIORA DO QUADRO DEPRESSIVO OU ATÉ MESMO DESENCADEAR. SERA NECESSARIO UMA AVALIACAO MAIS DETALHADA DO QUADRO. QUALQUER DUVIDA ESTOU A DISPOSICAO(ARTUS ATELIE-MOEMA)
É bastante possível que seus sintomas tenham relação com oscilações hormonais.

No período que antecede a menstruação, há queda natural de estrogênio e progesterona. Essa variação hormonal pode impactar neurotransmissores como a serotonina, que já está envolvida no seu quadro de depressão crônica. Por isso, algumas mulheres apresentam piora do humor, fadiga intensa, dores pelo corpo e sensação semelhante a uma “febre interna”. Esse quadro pode ser compatível com uma forma mais intensa da TPM ou até com o transtorno disfórico pré-menstrual (TDPM), que se caracteriza justamente por sintomas emocionais e físicos marcantes antes do ciclo.

Além disso, a associação entre hormônios sexuais e neurotransmissores faz com que mulheres com histórico de depressão tenham mais vulnerabilidade a piora dos sintomas nesse período. Não é incomum que pacientes com depressão crônica tenham oscilações cíclicas ligadas ao ciclo menstrual.

O caminho mais indicado é fazer uma investigação que envolva não apenas os sintomas psiquiátricos, mas também avaliação ginecológica e hormonal. Muitas vezes, estratégias que incluem ajustes nutricionais, suplementação, reposição ou modulação hormonal, em conjunto com o acompanhamento do tratamento da depressão, ajudam a reduzir bastante essa piora cíclica.

Vale agendar uma consulta para uma avaliação mais completa. Assim é possível integrar a parte psiquiátrica com a parte metabólica e hormonal, oferecendo um plano de cuidado que realmente traga estabilidade e qualidade de vida.

Especialistas

Elisangela Vieira

Elisangela Vieira

Psicólogo

São Paulo

Kátia Cabral

Kátia Cabral

Psicólogo

Niterói

Wellington Aparecido Silva

Wellington Aparecido Silva

Psicólogo

Marília

Francielly Pedroso Salvador

Francielly Pedroso Salvador

Psicólogo

Londrina

Ana Suely de Moura

Ana Suely de Moura

Psicólogo

Jaboatão Dos Guararapes

Luciane Monegalha

Luciane Monegalha

Psicólogo

Rio de Janeiro

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1234 perguntas sobre Depressão
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.