Tenho 45 anos ,fiz histerectomia total há 2 meses e já sinto os efeitos da menopausa de uma maneira

2 respostas
Tenho 45 anos ,fiz histerectomia total há 2 meses e já sinto os efeitos da menopausa de uma maneira insuportável.Tenho trombofilia e meu hematologista liberou reposicao c progesterona.Quais sao os benefícios sobre o sintomas da menopausa?
Olá. A anticoncepção pode ser feita com progestágeno isolado. Mas a reposição hormonal não é feita com progesterona. Você poderá ter pequena ou nenhuma melhora com a progesterona. Reposição hormonal se faz com o estrógeno.
As mulheres com trombofilia não podem repor estrógeno devido ao risco de eventos trombóticos e embólicos. Existem alguns trabalhos demonstrando ausência de risco ou um menor aumento de trombose quando é feita a reposição hormonal transdérmica. No entanto, as casuísticas são pequenas. Se o médico opta por repor estrógeno na mulher com trombofilia, o risco do uso dessa medicação deve ser dividido com a paciente.
Podem ser utilizadas medicações não hormonais para melhora dos sintomas da menopausa, desde medicações fitoterápicas, anti-hipertensivos a inibidores da recaptação da serotonina e noradrenalina.
Converse com o seu médico.
Discuta o seu tratamento.
Veja a melhor opção para o seu caso.

Olá, após a cirurgia de Histerectomia total, onde se retira corpo e colo do útero, pode acontecer de antecipar algum sintoma de menopausa devido aos cortes que se fazem nas proximidades dos ovários, para retirar as trompas uterinas e alguns ligamentos do útero. Por outro lado aos 45 anos tb pode começar a fase de Climatério, com calores noturnos ou fogachos, apesar da média brasileira ser 49 anos. Como vc tem trombofilia não é recomendado a reposição com o hormônio estrógeno, portanto vale a pena consultar seu médico sobre as diversas alternativas que existem para tratar algum inconveniente dessa fase, inclusive algumas sem hormônio, como os fitoterápicos.