Tenho 50 anos, meu psa é de 5,41ng, o que faço?

5 respostas
Tenho 50 anos, meu psa é de 5,41ng, o que faço?
Olá, a primeira coisa a fazer é passar em consulta com um urologista. Ele vai fazer um toque para avaliar a próstata, comparar este PSA com anteriores (se houver), e caso necessário pedirá ultra-som trans-retal com biópsia. O PSA elevado pode ter outras causas além de câncer de próstata.

Atenciosamente,

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
É fundamental passar por uma avaliação médica. Vários fatores devem ser levados em consideração para para verificar se você tem indicação de realizar uma biópsia:valor do PSA, cinética do PSA (aumento gradativo), tamanho e avaliação de lesões na próstata (avaliado na Ressonância Nuclear Magnética ou Ultrassom) e toque retal realizado pelo seu Urologista. De uma maneira mais resumida, os principais guidelines internacionais e nacionais recomendam biópsia prostática se PSA > 4 ng/mL ou alteração no toque retal.
Procure seu médico para que ele possa encaminhar esse procedimentos.
À disposição.
Pedro Isaacsson - Oncologista
Porto Alegre - RS
Faz PSA seriado ( depois de 3 meses do primeiro ) com critérios de coleta: Um mês sem toque retal, 15 dias sem ciclismo ou equitação e 5 dias sem nenhuma ejaculação. Colhe urocultura para descartar infecção urinária e analisa a fração PSa-livre / PSA-Total. Associados ao Toque retal. Além disso RMN multiparamétrica pode ajudar na indicação ou exclusão de realização de biópsia de próstata. Seria esse o algoritmo!
O preventivo periódico contra o câncer de próstata deve iniciar aos 50 anos. Consiste em uva avaliação clínica completa, assim como exames de sangue (PSA) e o toque retal.

O PSA deve ser avaliado sempre num contexto amplo, na tentativa de identificar possíveis causas benignas que podem levar ao seu aumento. O papel do urologista nesses casos é orientá-lo e selecionar exames adequados para a investigação do seu caso.

Consulte um urologista

Atenciosamente

Dr. Bruno Benigno
O PSA isolado não pode ser interpretado! É preciso avaliação da sua história, PSA anterior, toque retal , tamanho da próstata, etc! Vá ao urologista! Att

Especialistas

Esio Vasconcelos Marques

Esio Vasconcelos Marques

Urologista

Divinópolis

Juliana Haruho Hatano Morinaka

Juliana Haruho Hatano Morinaka

Oncologista

Uberaba

Daniel Amorim

Daniel Amorim

Urologista

João Pessoa

Marcos Miranda

Marcos Miranda

Oncologista

João Monlevade

Silvia Nardozza Santerini

Silvia Nardozza Santerini

Oncologista

Sinop

Gustavo Vasili Lucas

Gustavo Vasili Lucas

Oncologista

Curitiba

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 509 perguntas sobre Câncer de próstata
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.