Tenho 50 anos, meu psa é de 5,41ng, o que faço?

5 respostas
Tenho 50 anos, meu psa é de 5,41ng, o que faço?
Olá, a primeira coisa a fazer é passar em consulta com um urologista. Ele vai fazer um toque para avaliar a próstata, comparar este PSA com anteriores (se houver), e caso necessário pedirá ultra-som trans-retal com biópsia. O PSA elevado pode ter outras causas além de câncer de próstata.

Atenciosamente,

É fundamental passar por uma avaliação médica. Vários fatores devem ser levados em consideração para para verificar se você tem indicação de realizar uma biópsia:valor do PSA, cinética do PSA (aumento gradativo), tamanho e avaliação de lesões na próstata (avaliado na Ressonância Nuclear Magnética ou Ultrassom) e toque retal realizado pelo seu Urologista. De uma maneira mais resumida, os principais guidelines internacionais e nacionais recomendam biópsia prostática se PSA > 4 ng/mL ou alteração no toque retal.
Procure seu médico para que ele possa encaminhar esse procedimentos.
À disposição.
Pedro Isaacsson - Oncologista
Porto Alegre - RS
Faz PSA seriado ( depois de 3 meses do primeiro ) com critérios de coleta: Um mês sem toque retal, 15 dias sem ciclismo ou equitação e 5 dias sem nenhuma ejaculação. Colhe urocultura para descartar infecção urinária e analisa a fração PSa-livre / PSA-Total. Associados ao Toque retal. Além disso RMN multiparamétrica pode ajudar na indicação ou exclusão de realização de biópsia de próstata. Seria esse o algoritmo!
O preventivo periódico contra o câncer de próstata deve iniciar aos 50 anos. Consiste em uva avaliação clínica completa, assim como exames de sangue (PSA) e o toque retal.

O PSA deve ser avaliado sempre num contexto amplo, na tentativa de identificar possíveis causas benignas que podem levar ao seu aumento. O papel do urologista nesses casos é orientá-lo e selecionar exames adequados para a investigação do seu caso.

Consulte um urologista

Atenciosamente

Dr. Bruno Benigno
O PSA isolado não pode ser interpretado! É preciso avaliação da sua história, PSA anterior, toque retal , tamanho da próstata, etc! Vá ao urologista! Att