Tenho 51 anos, há 27 anos sofro com fibromialgia e depressão, ultimamente as dores tem se espalhado

2 respostas
Tenho 51 anos, há 27 anos sofro com fibromialgia e depressão, ultimamente as dores tem se espalhado pelo corpo todo e mesmo estando devidamente medicada tem sido bem mais fortes a ponto de eu ter que abandonar o trabalho, quanto a depressão estou numa fase ótima, entrei na menopausa à 3 anos. tive 2 filhas e 2 gestações interrompidas por mim mesma. Desde jovem sempre fui bem ativa na vida sexual mas depois da menopausa sou muito mais e também ainda não tive problemas de falta de lubrificação, me lubrifico muito, tanto nas transas como nas masturbações, Minhas perguntas são:
Será que por conta da dor que sinto aumenta o meu desejo sexual?
A mulher tem idade para deixar de se lubrificar? Ou ela pode nunca ter falta de lubrificação?
A sua questão é interessante porque no processo de transição para menopausa existe uma grande variação de hormônios, essa variação pode trazer mudanças físicas e psicológicas. Mas também temos que entender que cada organismo vai se comportar de uma forma específica e no seu caso não trouxe problemas como falta de lubrificação e desejo.

É comum com o avanço da idade as pessoas sentirem menos desejo sexual, mas não tem uma tabela que coloque isso como regra, o importante é viver o momento e caso perceba alguma questão que lhe incomoda basta procurar um profissional qualificado.
Te convidamos para uma consulta: Consulta sexologia - R$ 250
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
 João Miguel Marques
Psicólogo, Sexólogo
São Caetano do Sul
Geralmente as dores sintomas da fibromialgia, e os sintomas da depressão reduzem a libido e o desejo sexual. Sentir vontade pode ter vários fatores, mas veria como um ponto positivo se está seguindo com uma rotina de autocuidado e tratamento adequado para os dois quadros de saúde. A mulher depois da menopausa pode reduzir a lubrificação por conta da redução de estrogênio após a menopausa. No entanto ela continua com lubrificação, seja por questões do funcionamento da genital feminina, como forma de proteção do próprio corpo, seja ao ter estimulação sexual. No entanto o uso de lubrificante pode ajudar e muito quando há a redução de lubrificação.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.