Tenho 53 anos. Colesterol total 281.tenho tireoide..hipo.preciso fazer tratamento?

2 respostas
Tenho 53 anos. Colesterol total 281. Tenho tireoide..hipo, preciso fazer tratamento?
O hipotireoidismo mal controlado pode elevar o colesterol. Se bem controlado, não influencia.
O tratamento do colesterol alto leva-se em consideração quais frações estão altas (se LDL, VLDL), as doenças que o paciente tem, a idade, o histórico familiar. Ou seja, avalia-se o risco de doenças cardiovasculares para avaliar se precisa de tratamento medicamentoso.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 200

Com um colesterol total de 281 mg/dL e sendo portador de hipotireoidismo, é importante considerar um tratamento adequado para ambas as condições, pois estão interligadas e podem impactar significativamente sua saúde cardiovascular e geral.

O hipotireoidismo, uma condição na qual a glândula tireoide não produz hormônios suficientes, pode levar a um aumento nos níveis de colesterol. Isso acontece porque os hormônios tireoidianos ajudam a regular o metabolismo das gorduras, incluindo o colesterol. Portanto, o tratamento adequado do hipotireoidismo pode ter um efeito positivo nos seus níveis de colesterol.

Para o hipotireoidismo, o tratamento padrão envolve a reposição hormonal com levotiroxina, um medicamento que simula a ação do hormônio tireoidiano. É crucial ajustar a dose de levotiroxina de acordo com as necessidades individuais, o que é feito com base nos resultados dos exames de sangue e nos sintomas relatados.

Quanto ao colesterol elevado, a abordagem inicial geralmente inclui mudanças no estilo de vida, como adotar uma dieta saudável, rica em frutas, vegetais, grãos integrais e peixes, enquanto limita a ingestão de gorduras saturadas e trans. A atividade física regular também é essencial, pois ajuda a melhorar os níveis de colesterol e promove a saúde cardiovascular.

Em alguns casos, especialmente quando as mudanças no estilo de vida não são suficientes para reduzir o colesterol a níveis seguros, ou se o risco cardiovascular é considerado alto, medicamentos para baixar o colesterol, como as estatinas, podem ser prescritos.

É importante realizar um acompanhamento regular com seu médico, que pode incluir exames de sangue para monitorar os níveis de colesterol e a função tireoidiana, além de ajustar o tratamento conforme necessário. O objetivo é manter tanto o hipotireoidismo quanto os níveis de colesterol sob controle, minimizando o risco de complicações a longo prazo, como doenças cardíacas.

Portanto, sim, é recomendável que você busque tratamento e acompanhamento médico para ambas as condições. Com o manejo adequado do hipotireoidismo e do colesterol elevado, é possível manter uma boa qualidade de vida e reduzir o risco de problemas de saúde relacionados.

Dra. Caroline Oliveira - CRM/SP 189586, Medicina Integrativa, com foco em Endocrinologia e Nutrologia.