Tenho 60 anos, gosto de mulheres desde sempre. Gosto de ser tratado no masculino, mas sempre fui obr

26 respostas
Tenho 60 anos, gosto de mulheres desde sempre. Gosto de ser tratado no masculino, mas sempre fui obrigado a me esconder por causa da família e vida social. Nessa idade posso ser homem trans? Posso fazer o tratamento psicológico, hormonal e cirurgia?
Boa tarde, se esse é o teu desejo desde sempre inexpresso e agora está se sentindo mais fortalecido para enfrentar esta mudança, é preciso sim procurar acompanhamento de profissionais que te ajudem a enfrentar o trapasso de uma condição para outra. Não está claro pra mim qual é teu estado social porque é muito diferente mudar se você está casado ou solteiro, isto faz uma grande diferença. Se está se sentindo mais forte para enfrentar tua família vá em frente, o importante é estar acompanhado de profissionais que te ajudem a qualquer momento que se sentir mais fragilizado.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Oi! A cirurgia de redesignação sexual é oferecida pelo SUS, mas a lista de espera é muito grande. Vc não deu dados suficientes para uma análise mais profunda, mas todo o processo tem que ser acompanhado por uma equipe multidisciplinar (psicólogo, psiquiatra, nutricionista, entre outros). Pelo SUS, se não houve mudanças, é um período de 2 anos para acompanhamento antes da cirurgia; tem acompanhamento posterior também. Sugiro que vc procure, antes de mais nada, entrar em processo terapêutico e definir suas estratégias.
Nunca é tarde para se reinventar, meu caro! Primeiro de tudo, lhe parabenizo pela coragem de mudar!! Se está perguntando é porque já tem Vontade ( do campo da razão/ força volitiva) de mudar. E não só desejo ( do campo das emoções). Mas, conforme eu dissera em uma resposta anterior, o atendimento multidisciplinar é muito inteligente, no tocante em que o psicólogo que for lhe ajudar fará o seu diagnóstico, através do tempo de avaliação psicológica, junto às intervenções cotidianas; pareado com o olhar do colega cirurgião e de outros profissionais que se façam necessários ao seu caso). Nicolescu, 2001, p.160, diz que há uma 'cooperação entre disciplinas'). Haverá, então, para você, a promoção de uma maior expressão do 'si mesmo', das suas emoções possivelmente reprimidas ou contidas, ao longo da vida...Então, você será, assim, condicionado a um maior autoconhecimento e ressignificação dos possíveis traumas, decorrentes de algumas de suas experiências. Boa sorte!! Seja feliz!! Bem-vindo a sua nova vivência!!! Psicóloga Jaqueline Mayworm.
Boa noite. Sou Sexóloga há 20 mas só ano passado tive contato com gêneros trans e pude perceber as desvantagens das cirurgias. Sugiro que procure ser feliz e se aceitar, encontrará alguém que te amará do jeito que você é.
Você pode ser o que quiser, desde que seja com um planejamento e conhecimento de todas as vantagens e desvantagens de uma cirurgia. O auxílio psicológico neste momento é imprescindível, questões do passado costumam nos atrapalhar muito mais do que imaginamos, e deixar o passado no passado fará toda diferença na sua vida daqui pra frente. O tratamento hormonal e cirúrgico tem que ser avaliado por médicos especializados nas respectivas áreas. O trabalho em equipe nestes casos é recomendado. Como diz a colega Célia, o importante é que você seja feliz e esteja bem com você mesmo. Estou à disposição, faço atendimentos on line também.
Olá. Diante deste recorte, gostaria de trazer algumas considerações para reflexão, tendo em vista que existe uma riqueza de detalhes ainda desconhecidos, mas que são significativos para se compreender seu sofrimento emocional.
Primeiramente, a ideia de citar que você gosta de ser tratado, me faz considerar que há um conflito quanto a apropriação de autoridade de si mesmo, alguma censura sobre o seu direito de ter autonomia diante de suas escolhas.
Seguindo, o próximo comentário é sobre a ideia de ter sido sempre obrigado a...E neste sentido, te pergunto: a quem você dá poder? O abandono de sonhos pessoais não pode ficar condicionado ao mundo externo!
E finalizando, qdo indaga sobre a dúvida na colocação de eu posso? Esta fala deixa margem para expectativas de alguém do lado de fora (ao seu interior) legitimar suas vontades e prazeres. Muito trabalho para rolar!!! Espero ter ajudado!!! Abraços. Miriam Thomé
Precisaria saber outras coisas para entender melhor o seu caso. Sinta-se acolhido, independente de sua escolha.
Boa noite
As escolhas são suas... As mudanças podem ocorrer em qualquer momento de sua vida... Você precisa se entender, reforçar quem você é... Seja feliz, mais em todos os processos o apoio psicológico será muito importante nesse processo...
Olá! Não há limite de tempo para o verdadeiro encontro consigo mesmo e a realização de uma vida mais próspera de sentimentos bons. Peça indicação a alguém sobre uma boa psicoterapeuta e inicie sua jornada! Felicidades!
Acredito que o primeiro passo você já deu, esse desejo de mudança é muito importante para começar resignicar sua vida, você deve procurar ajuda médica quanto ao tratamento hormonal e fazer acompanhamento multidisciplinar com psiquiatra, psicólogo e nutricionista, cuidar do seu emocional para as mudanças que vão acontecer na sua vida como um todo é necessário.
Acredito que você está vivendo com uma sensação de vazio falta algo na sua vida para você sentir feliz e realizado, nunca é tarde resolver coisas que nos incomoda.
Um psicologo pode te ajudar principalmente ser for especialista a suas questões. Boa sorte!
Olá, seria indicado você viver a sua sexualidade sem precisar provar a si mesmo que é homem ou mulher. Recorrer ao um procedimento tão invasivo como a mudança de sexo no momento não seria uma escolha sábia. Faça uma boa análise ! A reflexão descortina novos horizontes .Abraço
Deve-se primeiramente passar por uma avaliação psicológica e médica, para verificar a possibilidade de um tratamento hormonal, e após 2 anos a cirurgia, que pode ser pelo SUS ou particular.
Olá!!
Sinto que tenha passado tanto tempo se identificando com um gênero diferente do seu corpo!Não deve ser fácil!! Se você está buscando ajuda já é um passo de coragem que o levará agora a realizar um acompanhamento multiprofissional para entender melhor como são as opções pela parte médica e psicológica. Atendi um paciente jovem recentemente e ele descobriu uma ONG especialista no assunto do mundo trans.Posso te passar o contato se quiser
Suas questões são importantes na sua busca de validação para mudanças, tais como: A sua orientação sexual é aceita por você, mas necessita da aceitação familiar até hoje? Qual sua autoimagem na idade atual que te preocupa para realizar mudanças? Precisa da legitimação de alguém? São questões que indicam a necessidade de melhor autoconhecimento e resolução de questões antigas e atuais. Sua identidade de gênero difere daquela designada no nascimento, mas não necessariamente você tem que passar por uma transexualidade, por isso recomendo que antes resolva as importantes dúvidas que o afligem passando por um processo de psicoterapia.
Boa tarde.
Para seu questionamento, indico que se permita a falar das questões que te afeta e a partir daí possivelmente você poderá escolher algo que sustente.
Em qualquer idade é possível promover mudanças, seja elas quais forem. Os atendimentos psicológicos promovem acima de tudo o autoconhecimento necessário para promover essa mudança e, posteriormente, ferramentas para lidar com a nova realidade. No entanto é importante darmos atenção às necessidades de sua idade quanto às mudanças físicas, é necessário que se faça todos os exames pertinentes para averiguar se fisicamente seu corpo suportaria tal alteração.
Olá. Acredito que você pode tudo a partir do momento em que você escolhe o que é melhor para você. Mas com uma ajuda profissional de um psicólogo, seu caminho poderá ser mais sereno. Quanto à cirugia , não tenho conhecimentos para lhe ajudar.
Olá!

A questão da idade não limita a possibilidade de ser homem trans. É possível sim fazer o tratamento psicológico, hormonal e cirurgia, desde que haja acompanhamento com profissionais qualificados que poderão discutir todos os aspectos envolvidos no seu caso em específico.
Somente com avaliação e acompanhamento dos seus aspectos físicos, emocionais e sociais atuais será possível uma resposta clara e segura sobre seu caso, o que guiará suas decisões e fortalecerá seu bem-estar.
Acredito que várias variáveis devem ser consideradas, o momento é oportuno a fala do seu desejo nada melhor de que buscar terapia e poder falar do seu desejo da sua vida e da perspectiva do futuro.
Olá! Primeiríssimo, trabalhe todos seus apontamentos em uma psicoterapia ou análise, muito!! As respostas devem ser contextualizadas pois são possuem uma resposta pronta ou generalizada. É necessário lhe ouvir cuidadosa e atentamente, analisando sua história em sua singularidade. Qualquer decisão na vida e de vida necessita prepará-lo para que possa permitir você estar bem com suas escolhas e prepará-lo para lidar com os efeitos destas, pois nada será indene. Utilizar hormonoterapia a qq idade é preciso avaliação e acompanhamento médico rigoroso de suas condições de saúde. Att
E por que não?
Busque elaborar essa condição que você descreve meio confusa e trate de "nomear o seu Desejo". Boa sorte!
Todos esses procedimentos são possíveis. Inclusive, indicaria terapia para você ter mais autoconhecimento e autoaceitação diante diante das suas vivências passadas e de uma possível mudança física, o que inclui os hormônios. Não há padrão de idade para ser um homem trans, e para sê-lo com segurança é necessário acompanhamento médico contínuo. Faça psicoterapia! Consulte um médico! Seja feliz!

Se esse é o seu desejo, eu aconselho a buscar ajuda de um psicólogo, um endocrinologista e de um cirurgião. Assim você saberá o que você de fato pode mudar . O tratamento psicológico vai ajudar para que você se entenda melhor e saiba até onde está disposta a ir. Já tive uma cliente com as mesmas questões que você apresenta. Após algum tempo de psicoterapia , a pessoa não teve mais interesse em fazer tantas mudanças externas e ficou bem com uma grande resignificação da sua sexualidade. Porém cada pessoa encara seu desejo de uma maneira. Se desejar faço atendimento on line. Sucesso nessa sua nova caminhada.
Obrigado pela sua pergunta, muito pertinente. Com relação à intervenção cirúrgica e ao tratamento hormonal isso deverá ser levado a um profissional especializado que avaliará seu quadro. Do ponto de vista psicológico é essencial trazer essas questões em psicoterapia ou análise para que se fundamente essa escolha. Uma escolha que não envolve só a você, mas a todos de sua convivência. Um ponto importante é sempre se lembrar que "desejo" e "identidade" muitas vezes não andam juntos: ou seja, não é "desejar uma mulher" que me faz "um homem". O desejo é volátil, circunstancial e se transforma várias vezes ao longo da vida - muito diferente do que por vezes chamamos de "identidade", essa parcela de nós que nos serve de apresentação aos outros e que é mais estável e previsível.
Pode sim.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.