Tenho 63 anos fiz DVP a 90 dias, por causa de PIC , estou sentindo muita dor no pé da barriga , ja f

2 respostas
Tenho 63 anos fiz DVP a 90 dias, por causa de PIC , estou sentindo muita dor no pé da barriga , ja fiz ressonancia e aparentemente esta tudo em ordem.
Porque sinto dor?
Com base na sua apresentação, existem várias possibilidades diagnósticas a considerar para a dor no baixo ventre (pé da barriga) após a colocação da derivação ventrículo-peritoneal (DVP).

Diagnósticos Mais Prováveis:

• Irritação peritoneal benigna ou tração do cateter - A presença do cateter peritoneal pode causar irritação local ou tração das estruturas abdominais, especialmente aos 90 dias pós-operatórios. Esta é uma causa comum de desconforto que pode persistir por meses após a cirurgia.

• Aderências peritoneais relacionadas à DVP - Aderências podem se formar ao redor do cateter, causando dor intermitente ou constante no baixo ventre.

• Constipação intestinal ou distensão gasosa - Comum em pacientes com DVP e pode causar dor significativa no baixo ventre.

Diagnóstico Diferencial:
• Doença diverticular - Aos 63 anos, a diverticulite é uma consideração importante para dor no baixo ventre, especialmente se localizada no quadrante inferior esquerdo.

• Gastrite, dispepsia funcional ou doença péptica - Podem causar dor abdominal baixa, embora tipicamente sejam mais altas.

• Síndrome do intestino irritável - Dor funcional sem alterações estruturais visíveis em exames de imagem.

Sinais de alerta para avaliação urgente:
Febre persistente ou sinais de sepse
Sinais peritoneais ao exame físico
Piora progressiva da dor
Sintomas neurológicos (cefaleia, alteração do nível de consciência) sugerindo mau funcionamento da derivação
Distensão abdominal progressiva, vômitos persistentes

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá! Entendo que essa dor está causando preocupação, especialmente depois de já ter feito uma ressonância. Vou ajudar a esclarecer o que pode estar acontecendo.

A dor que você sente pode ter várias origens, nem todas visíveis em exames de imagem. Após uma derivação ventricular peritoneal (DVP), é comum sentir desconforto abdominal porque o cateter foi inserido na cavidade peritoneal, onde circula o líquor. Mesmo 90 dias depois, o corpo ainda pode estar se adaptando à presença do cateter, e isso pode gerar dor localizada ou difusa na região abdominal.

Além disso, a cicatrização interna, inflamação residual ou até mesmo a posição do cateter podem causar incômodo sem que apareça algo anormal nos exames. Também é possível que a dor tenha origem em algo não relacionado à DVP, como problemas digestivos ou musculares, que precisariam de investigação específica.

O que você deve fazer: O mais importante é comunicar essa dor ao seu neurocirurgião que acompanha sua DVP. Mesmo com a ressonância normal, ele pode avaliar se a dor é esperada nessa fase ou se precisa de investigação adicional, como ultrassom, exames de sangue ou até uma avaliação com gastroenterologista.

Não ignore a dor persistente. Seu médico tem as ferramentas certas para investigar e orientá-lo adequadamente.

Especialistas

Nilton de Barros Abreu Junior

Nilton de Barros Abreu Junior

Neurocirurgião

Juiz de Fora

Alexandre Mac Donald Reis

Alexandre Mac Donald Reis

Neurocirurgião, Neurologista

Porto Alegre

Marcos Devanir Silva da Costa

Marcos Devanir Silva da Costa

Neurocirurgião

São Paulo

Bruno Fraiman

Bruno Fraiman

Neurologista

Porto Alegre

Marcelo Pereira

Marcelo Pereira

Neurocirurgião

Salvador

Giancarlo Gehlen Bregalda

Giancarlo Gehlen Bregalda

Neurocirurgião

São Miguel do Oeste

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 726 perguntas sobre Hidrocefalia
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.

Seu caso é parecido? Esses profissionais podem te ajudar.

Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.