Tenho 68 anos. Já passei por Quimioterapia e Radioterapia. Atualmente estou sentindo muita fraqueza.

2 respostas
Tenho 68 anos. Já passei por Quimioterapia e Radioterapia. Atualmente estou sentindo muita fraqueza. Thiaminose iria resolver o problema?
Dr. Frederico Rocha
Generalista, Médico clínico geral, Patologista clínico
Rio de Janeiro
Deve fazer um Hemograma completo, com painel de anemia para investigação da fraqueza, além de um exame físico completo.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dra. Marina Matos
Médico de família, Nutrólogo
Goiânia
É muito comum que pacientes que passaram por quimioterapia e radioterapia relatem cansaço persistente, mesmo após o fim do tratamento. A reposição de tiamina, presente na suplementação que você mencionou, pode sim ajudar em alguns casos específicos, mas principalmente quando há deficiência diagnosticada. Mas, na maioria das vezes, a fraqueza ou fadiga envolve uma combinação de fatores e não se resolve apenas com o uso isolado de uma vitamina.
Esse tipo de cansaço pode estar relacionado ao metabolismo ainda em recuperação, à perda de massa muscular durante o tratamento, ao descondicionamento físico, a alterações hormonais, deficiências nutricionais múltiplas ou até à própria forma como o corpo lida com o sono, o estresse e a rotina após o câncer.
Por isso, é imprescindível verificar se todas as avaliações com o oncologista estão atualizadas e não perder seus retornos de maneira alguma. Além disso, pode-se buscar exames que ajudem a entender melhor esse sintoma. Uma avaliação nutricional ou nutrológica também pode ser muito útil nesse momento para analisar o seu estado geral e encontrar ou descartar causas e direcionar adequadamente sua recuperação.

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 12 perguntas sobre Thiaminose
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.