´Tenho 70 anos e estou com um pólipo no utero que não pode ser retirado pela histeroscopia. Não tenho
4
respostas
´Tenho 70 anos e estou com um pólipo no utero que não pode ser retirado pela histeroscopia. Não tenho sintoma algum. Devo fazer acompanhamento por ultrassom ou já é indicada a histerectomia??
Antes de se pensar em histerectomia, também pode-se tentar removê-lo por curetagem, dependendo obviamente do tamanho do pólipo. Também deve pesar nesta decisão dados relacionados a sua história pessoal e familiar, para identificar se existe ou não um risco elevado de neoplasia maligna associado a este pólipo.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
Os pólipos endometriais podem ser retirados por histeroscopia. Aqueles com bases mais estreitas podem ser retirados no consultório durante o exame histeroscópico diagnóstico. Aqueles com bases mais largas devem ser retirados no centro cirúrugico, com anestesia, pois é necessário fazer uso de um instrumental mais calibroso. Os pólipos que não devem ser retirados por histeroscopia são aqueles com malignidade associada (diagnosticado por biopsia prévia), devendo neste caso ser avaliada a conduta mais adequada. Sugiro que procure um especialista em Histeroscopia na sua região para a polipectomia histeroscopica.
Menos de 1% dos pólipos endometriais estão associados a malignidade. Caso não seja possível remover seu pólipo por histeroscopia ou curetagem uterina e o pólipo seja pequeno e você não apresente sangramento vaginal nem fatores de risco para doença maligna do endométrio (obesidade, hipertensão, diabetes, história familiar de câncer endometrial...)pode-se optar como conduta inicial o seguimento com o ultrassom transvaginal. gde abraço!
polipo visto igual a polipo retirado. existe chance de malignidade pequena, mas existe, não é nula... a histeroscopia é a melhor solução para retirada, pois o risco anestésico é menor do que histerectomia, alem de ser retirado sob visao direta ao invés da curetagem que é realizado pelo tato.
existe protocolo de acompanhamento do pólipo com ultrassom seriado, mas apos uma boa histeroscopia diagnostica com biopsia de preferencia.
converse as possibilidades com seu ginecologista. a disposição.
existe protocolo de acompanhamento do pólipo com ultrassom seriado, mas apos uma boa histeroscopia diagnostica com biopsia de preferencia.
converse as possibilidades com seu ginecologista. a disposição.
Especialistas
Perguntas relacionadas
- Hoje tem 15 dia que fiz histectomia, posso fazer leves caminhadas na praca, e tomava monjauro, quanto tempo devo esperar pra voltar às aplicações. Obrigado
- Fiz histerctomia total a 90 dias já posso fazer cirurgia para prótese de mama ?
- vou fazer mastopexia com prótese dia 16/06 e marquei proguessiva dia 15 pela manhã pq é o único dia que a mulher pode, posso fazer ?
- Olá Senhores(a), minha querida mãe fez uma histerectomia, a minha dúvida seria em relação a posição de dormir, pode ser de lado ou é sempre de barriga para cima? Ela está um pouco acima do peso deitar de lado pra ela é mais confortável mais será que pode prejudicar, a cirurgia foi colada e…
- Dia 03/06 irei realizar a cirurgia pra retirar um mioma submucoso pequeno e o útero tbm, mas hj já estou menstruada, será q posso realizar a cirurgia via vaginal?
- fiz minha histerectomia mais ou menos uns 20 dias e ainda me sinto nauseada , isso é normal ?
- Fiz uma cirurgia de histerectomia total via abdominal a 21 dias, estava bem aliviada das dores e queimação, após 10 dias voltei a ter bastante dores e queimação e um corrimento amarrosado. É normal?. Ou é preocupante?. Não sinto febre. Tirei os pontos com 15 dias e por fora tá cicatrizada
- Fiz histerectomia a 19 dias ,estou sentindo dor ao urinar é normal ?
- Tirei o ultero a cinco anos estou sentindo dor na relação mesmo usando lubrificante. É normal? Devo procurar um especialista?
- Vou faser lipo abdominoplastia, posso faser progressiva nós cabelos antes.
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 3515 perguntas sobre Histerectomia
Seu caso é parecido? Esses profissionais podem te ajudar.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.