Tenho 70 anos, é tomo regularmente levotiroxina para meu hipotireoidismo. Atualmente estou garganta
3
respostas
Tenho 70 anos, é tomo regularmente levotiroxina para meu hipotireoidismo. Atualmente estou garganta inflamada e tomando corticoide (40 mg diariamente de prednisona) este medicamento aumenta ou diminui o TSH?
Olá! Concordo com a Dr. Juliana. O corticoide pode ter inúmeros efeitos sobre os hormônios tireoideanos, tireoide e hipófise, porém o tempo de uso dessa medicação será curto, tendo em vista o motivo pelo qual o Sr(a) está usando. O aconselhável que o uso do corticoide não passe de 7 dias, salvo condições de exceção. Acho que vale lembrar ao seu médico endocrinologista que você de o uso do corticoide em uma próxima consulta.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
Olá, embora haja diminuição do TSH em uso de corticóides, não é nada significante a ponto de necessitar do ajuste da dose de levotiroxina. Ademais o tempo de uso que vc fará da pressiona será muito curto.
Espero ter contribuído!
Espero ter contribuído!
Olá! A Prednisona pode, sim, afetar a produção de TSH - ou mais especificamente na efetividade da Levotiroxina na sua regulação. A tendência é que esta classe de corticóides diminua a produção de TSH, mas este efeito deve ser acompanhado junto ao seu endocrinologista para que, caso necessário, seja feito o ajuste na dosagem da Levotiroxina. Como o uso do corticóide para a dor de garganta é relativamente breve, pode ser que nenhum ajuste seja necessário, mas recomendo que busque a ajuda do seu médico com estas informações.
Especialistas
Perguntas relacionadas
- Eu fiz aplicação enzima papada ,após 30 dias tomei vacina da covid ,tem problema? E qto tempo após tomar vacina,pode fazer botox? Muito obrigada. Deus abençoe.
- Eu fiz aplicação enzima papada ,após 30 dias tomei vacina da covid ,tem problema? E qto tempo após tomar vacina,pode fazer botox? Muito obrigada. Deus abençoe.
- Tenho valor altos da tiroide posso fazer crioterapia
- Bom dia. Tenho 54 anos e tenho Hipotireoidismo. Posso fazer o procedimento estético, jato de plasma?
- Quem tem pressão alta pode tomar natu diet pois faço uso de losartana 50 mg
- Boa noite, descobri que tinha hipotireoidismo na minha última gravidez a 5 anos atrás. Agora depois de um exame de sangue, descobri que estou com hipertiroidismo. Isso pode acontecer ?
- Bom dia quais são os sintomas de hipotireoidismo? Hipotireoidismo é um tipo de câncer?
- Olá Bom dia,estou tomando um polivitaminico com várias vitaminas e minerais e outra depois da janta um comprimido cada, uma depois do almoço e outra depois da janta, caso eu precise fazer exame de hormônios estrogenio e testosterona ,devo para 2 semana antes?
- Tomo anticoncepcional Alastra 20 para regularizar a menstruação. a médica indicou para tomar durante 3 meses é da um pausa . Vou fazer exame de sangue continuo tomando normal ou não?
- Estou a quase um mês tomando a levotiroxina e minha menstruação não veio mês de abril É normal ? Ou devo me preocupar ??
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 575 perguntas sobre Hipotireoidismo
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.