Tenho Artrite Reumatóide e estou tomando Prednisona 20 mg por dia e 15 mg de Metotrexato de 8 em 8 d

2 respostas
Tenho Artrite Reumatóide e estou tomando Prednisona 20 mg por dia e 15 mg de Metotrexato de 8 em 8 dias há 2 anos, por aqui é só o q os médicos passam... Gostaria de saber quais os danos isso pode me causar, pois estou inchada e gostaria de saber se quando eu parar de tomar esse medicamento os inchaços desaparecerão?
Olá! De fato a dose de corticoide está muito elevada para uso por período prolongado. É possível ajustar a dose do metotrexato e eventualmente iniciar outros medicamentos para reduzir o corticoide, que é o provável causador desses inchaços (outra possibilidade é que a artrite reumatoide esteja ativa). No uso prolongado em dose alta, a prednisona pode aumentar pressão, a glicose no sangue e induzir osteoporose, PORÉM não deve ser suspensa e sim reduzida aos poucos, sob orientação de um médico reumatologista.
Procure um médico reumatologista. Caso não tenha na sua região e na impossibilidade de se deslocar para outros locais em que tenha esse profissional, hoje existe a possibilidade de telemedicina

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá! Hoje, o reumatologista já dispõe de vários outros fármacos, além do metotrexato, para o controle e remissão da artrite reumatóide. É verdade que o metotrexato seja a medicação mais usada (fármaco âncora) e a primeira a ser indicada no tratamento da doença. Ele também pode ser associado a outros medicamentos visando controlar/remitir a atividade de doença e reduzir e até evitar o uso do corticóide (geralmente usado em doses menores que 20mg na artrite reumatóide, aguardando-se o efeito mais demorado dos fármacos de ação lenta). Como já comentado pelo colega, é provável que o inchaço seja um dos vários efeitos colaterais do uso crônico da Prednisona (ganho de peso, aumento do açúcar no sangue, catarata, osteoporose e outros). A recomendação de se fazer o desmame da prednisona (se usada por mais de 14 dias), é muito acertado (não a suspenda sem orientação médica) - se o inchaço for secundário ao corticóide, ele remitirá. O metotrexato pode ser usado em doses maiores que 15mg/sem (sempre associado ao ácido fólico semanal) e/ou ser associado a vários outros fármacos (já temos vários disponíveis no mercado e até pelo SUS) sempre visando a remissão ou baixa atividade de doença e, se possível, a suspensão ou redução da dose da prednisona. Discuta com seu (um) reumatologista outras opções de tratamento já que a artrite reumatóide é doença com potencial deformante se não tratada adequadamente. Em cidades em que o especialista não está disponível, algumas prefeituras podem ajudar no transporte até um centro de referência (a avaliação presencial é sempre desejável, sobretudo na primeira consulta). A telemedicina agora pode ser uma opção quando não há mesmo outra possibilidade (seu médico local pode estar presente para ajudar na avaliação das juntas durante a consulta e discutir com o reumatologista a melhor condução do seu caso - penso que seria uma experiência enriquecedora para todos). Desejo melhoras!!!

Especialistas

Talita Yokoy de Souza

Talita Yokoy de Souza

Internista, Reumatologista

Brasília

Thiago Ferreira

Thiago Ferreira

Reumatologista

São Paulo

Angélica de Carvalho

Angélica de Carvalho

Reumatologista

São José do Rio Preto

Sheron Zamboni

Sheron Zamboni

Reumatologista

Jaraguá Do Sul

José Sávio Menezes Parente

José Sávio Menezes Parente

Reumatologista pediátrico, Pediatra

Fortaleza

Luiz Eduardo Valente

Luiz Eduardo Valente

Reumatologista

Bauru

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 233 perguntas sobre Artrite Reumatóide
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.