Tenho depressão maior e há uns anos atrás tive anorexia, para aumentar o apetite comecei com a olanz

4 respostas
Tenho depressão maior e há uns anos atrás tive anorexia, para aumentar o apetite comecei com a olanzapina. Tomei por alguns anos pois não sabia que o único objetivo era esse, encontrei uma ótima psiquiatra que me ajudou a parar de tomar. Eu dissociava muito e não sentia nada de emoções, agora estão voltando e senti felicidade pela primeira vez em anos. Esse é um efeito da retirada do antipsicótico? (Além do tratamento mais adequado)
Olá, atualmente existem muitas medicações com efeitos colaterais, mais sutis. A perda do apetite é um sintoma da depressão, então tratando a depressão a expectativa é que esse sintoma suma.
A medicação olanzapina como única medicação no tratamento da depressão, pode não ser tão efetivo.

Pois estaríamos tratando apenas o sintoma. Mas não quer dizer que estamos tratando a depressão. Fico a disposição para avaliarmos.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Sim, isso pode acontecer!! A olanzapina pode causar embotamento emocional (sensação de falta de emoções), principalmente com o uso prolongado.
Com a retirada gradual e um tratamento adequado, é comum que haja retorno da sensibilidade e da capacidade de sentir prazer/felicidade.
Esse efeito não significa piora.. em geral, indica recuperação do funcionamento emocional, desde que a retirada tenha sido bem conduzida e haja acompanhamento certinho
Sim, a melhora da capacidade de sentir emoções após a retirada da olanzapina pode estar relacionada ao efeito do antipsicótico. Olanzapina, como outros antipsicóticos, pode causar em alguns pacientes um "achatamento afetivo" ou diminuição da intensidade das emoções, especialmente quando usada por tempo prolongado ou em doses mais altas.
Dra. Karen Karoline Coelho Lee
Médico de família, Psiquiatra, Médico clínico geral
Palmas
Sim ,o que você está descrevendo é compatível, sim, com a retirada da olanzapina.
A olanzapina é um antipsicótico que pode gerar embotamento emocional (sentir pouco ou “nada").
Com a retirada gradual e bem conduzida, o cérebro começa a recuperar a sensibilidade natural aos neurotransmissores "devolvendo" os seus sentimentos.

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 83 perguntas sobre Risperidon 3Mg-C/20Cps.
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.