Tenho dermatite perioral e a desconfiança é pela pasta de dentes com fluor. Pasta de dente sem fluor

4 respostas
Tenho dermatite perioral e a desconfiança é pela pasta de dentes com fluor. Pasta de dente sem fluor pode facilitar o aparecimento de cáries? Qual pasta de dente sem fluor seria aconselhavel usar?
A dermatite perioral pode ser causada por diversos componentes da pasta de dente, o flúor é o que menos causa problemas.Normalmente é o Lauril e componentes presentes nas pastas clareadoras e dessensibilizantes Existem pastas de dente hj no mercado que não contém esses agentes. Consulte um estomatologista para que ele possa lhe orientar melhor.

O que facilita a evolução da cárie é a escovação errada, a que não remove a placa, o mais indicado é o uso do fio dental e logo a escovação com uma escova macia para remoção de restos de alimento, o flúor é importante mas caso siga uma correta escovação após as principais refeições poderá controlar e até mesmo evitar o aparecimento da doença cárie, com tudo isso a marca ou tipo de dentífrico funciona como coadjuvante e por tanto você pode utilizar aquele que se adaptar melhor ao seu paladar.
Hoje em dia o mercado apresenta uma diversidade de pastas de dentes distintas entre princípios ativos, conservantes, espessares, abrasivos, concentrações e outros fatores que dificultam a orientação do paciente no momento da escolha. O flúor tem uma literatura controversa quanto aos seus efeitos adversos em contrapartida aos seus benefícios, temos verdades absolutas defendidas pelos dois lados, cabe a nós prudência na orientação da manutenção ou eliminação do mesmo da rotina preventiva do paciente. A cárie dental é uma “doença” com evolução multifatorial, porém açúcar dependente para sua evolução, pois o mesmo irá servir como substrato para formação da placa bacteriana e evolução da mesma, gerando um desequilíbrio na remineralização do dente, gerando cárie. O flúor atua, entre outras funções, “aumentando a resistência do dente” à desmineralização. Enfim, sem vínculo comercial algum, faça um teste com s pasta de dente “curaprox enzycal” caso não tenha alergia aos componentes da fórmula
Muitas vezes a pasta dental pode ocasionar tal desconforto, eu por experiencia propria tem uma pasta em especifica que não posso fazer uso, pois passo pelo mesmo desconforto. Troque de pasta, mas ao meu ver não recomendo uma sem fluor.