Tenho diabets tipo 2. tomo nesina met,12,5mg+850, duas vezes ao dia. tenho sentido muito enjoo,mesmo

Tenho diabets tipo 2. tomo nesina met,12,5mg+850, duas vezes ao dia. tenho sentido muito enjoo,mesmo tomando junto às refeiçoes. isso é normal? que devo fazer?

3 respostas


A metformina, presente na medicação nesina met na concentração de 850mg, pode ter como efeitos colaterais náuseas, vômitos, gases e diarréia. Geralmente esses efeitos adversos são autolimitando e passam após cerca de 1 mês de uso da medicação, porém se sintomas persistirem será necessário informar ao seu médico para avaliar necessidade de troca de medicação.

Dra. Livia Faccine

Dra. Livia Faccine

Endocrinologista

São Paulo

Agendar consulta

Obtenha respostas com a consulta online

Precisa do conselho de um especialista? Agende uma consulta online: receba todas as respostas sem sair de casa.


Se você está recebendo uma dose alta como esta e está com esses sintomas é um sinal de que tem algo errado. Diabetes tipo 2 é uma doença nutricional ou seja, não se trata com remédios, remédio é um paleativo para remediar e fidelizar o paciente a indústria farmacêutica. Doença de origem alimentar se corrigi com alimentos. Diabetes tem cura, não se deixei enganar. Boa sorte.


É normal em fase de adaptação. Se os sintomas persistirem você deve informar ao seu médico para possível troca da medicação. Em conjunto sua dieta deve ser elaborada por nutricionista, ja que na DM2 há vários casos em que não é necessário a medicação quando a alimentação está equilibrada e adequada as necessidades.

Vanessa Pereira

Vanessa Pereira

Nutricionista

Goiânia

Agendar consulta

Todo o conteúdo, em particular perguntas e respostas, é de caráter informativo e em nenhum caso pode substituir um diagnóstico médico.