Tenho diagnóstico esquizoafetivo mas estou sofrendo muito com poblema de memória, tem como tratar este

7 respostas
Tenho diagnóstico esquizoafetivo mas estou sofrendo muito com poblema de memória, tem como tratar este problema de memória?
Olá! Como Psicóloga, não trato de psicoses/esquizofrenias.Boa sorte! busque por um bom Psiquiatra. Paz e Bem!

Sim, é possível tratar a dificuldade de memória. Procure um psicólogo cognitivo com formação ou conhecimento em reabilitação cognitiva.

Espero ter ajudado.
Olá, você faz acompanhamento com um médico psiquiatra regularmente? Caso sua resposta seja positiva, é importante que ele esteja ciente de suas queixas em relação à memória para melhor planejar a intervenção terapêutica que se adeque a sua situação. Caso faça uso de medicação, etc. Outra possibilidade a ser pensar é que um processo terapêutico com foco cognitivo também poderá ajudar a melhorar a demanda relatada.
Estimo melhoras. Att, Rafaella Lopes
O prejuízo de concentração/cognitivo pode ocorrer tanto em função da doença que você relatou ter diagnóstico quanto por efeito colateral de algumas medicações para seu tratamento.
Tendo sido estabelecido isto, há maneiras de otimizar seu tratamento com medicações com menos efeito colateral cognitivo, ou até tentando melhorar o prejuízo da própria doença.
Cada paciente terá sempre a sua peculiaridade e seu caso merece ser avaliado de maneira individualizada e tentando otimizar a melhor medicação com o mínimo de efeito colateral possível.
Converse com seu psiquiatra sobre sua queixa.

Grande abraço,
Dr. Allan Santos
Faça primeiro uma avaliação Neuropsicológica e provavelmente será indicado um processo de reabilitação Neuropsicológica...
Fico a disposição
O acompanhamento psicológico pode ajudar. Uma psicóloga da abordagem Cognitivo Comportamental terá técnicas para te ajudar a melhorar sua concentração e memória. Técnicas auxiliares como hipnose e Mindfulness também podem ser muito úteis na terapia psicológica. Aliado ao acompanhamento psicológico, o psiquiátrico também é essencial, bem como a comunicação entre os dois profissionais.
Olá tudo bem ?
Eu te aconselho a levar a sua queixa para o psiquiatra que poderá avaliar melhor o seu problema e se ele achar necessário poderá encaminhar para avaliação neuropsicológica, para investigar não só a memória como outras funções cognitivas que interferem na qualidade de vida, do dia a dia.
um abraço e boa sorte