Tenho dislipidemia, taxa considerada alta. Sou, porém, intolerante à estatina. Tentei diversas, fico

4 respostas
Tenho dislipidemia, taxa considerada alta. Sou, porém, intolerante à estatina. Tentei diversas, fico sempre com fadiga extrema. Agravante: tive o ano passado Síndrome de Guillain Barré, ainda estou em recuperação e com dificuldade de realizar exercícios. Impasse. O que fazer?
Faça todas recomendações dos colegas já descritas e com certeza seu colesterol vai voltar a niveis normais.

Parabéns a Dra Luiza braga e ao Dr Fábio Gomes pela brilhante explicação.

Olá!
As estatinas são uma classe bem potente no tratamento da dislipidemia, promovendo uma redução significativa nos níveis de LDL e, em menor escala, dos triglicérides. No entanto,apesar de serem geralmente bem toleradas, apresentam como possíveis efeitos adversos a toxicidade no fígado e músculo. Em pacientes intolerantes às estatinas, há outras opções terapêuticas, como o uso de Ezetimiba ( ex: Zetia) que inibe a absorção intestinal de colesterol e fitoesteróis e resinas de troca,que diminuem a absorção intestinal de sais biliares. Pode-se ainda fazer uso de fibratos, ácidos ômega 3, ácido nicotínico, em situações de elevação mais pronunciada dos triglicerídeos.
Como muito bem explicado acima, a dieta é a base para a redução do colesterol, sendo ,por vezes, suficiente para o tratamento da dislipidemia.

Atenciosamente,
dra Luiza Braga
Olá.

Aparentemente você tem mais de um motivo para não tolerar as estatinas. Existem outras drogas que podem baixar o colesterol e triglicérides que não possuem efeitos musculares mas, são bem menos potentes que as estatinas.

Procure um cardiologista pessoalmente para lhe indicar o melhor tratamento. Lembre-se que dieta é fundamental para o controle dos níveis de colesterol.

Att.

Dr. Fábio Gomes
Olá! Com relação ao tratamento medicamentoso, os Drs. Fábio Gomes e Luíza Braga discorreram bem. No que diz respeito a dieta, muitos podem ser os benefícios de um plano alimentar direcionado para o seu caso. Uma parcela de pacientes com dislipidemia ou outras doenças crônicas (como diabetes, obesidade, hipertensão, etc.) se mostram resistentes a buscar o Nutricionista devido ao pensamento de que dieta precisa ser restritiva, mas na realidade não se trata somente de restringir alimentos. Há alimentos que, se incluídos, trarão muitos benefícios e ajudarão a regularizar os níveis de colesterol. Att, Dra. Regina Amorim.