Tenho doença de graves. Posso fazer botox e preenchimento facial?

2 respostas
Tenho doença de graves. Posso fazer botox e preenchimento facial?
A sua pergunta é muito pertinente, especialmente considerando a doença de Graves, uma condição autoimune que afeta a tireoide, levando a uma série de sintomas sistêmicos que podem influenciar diversas decisões relacionadas à saúde e ao bem-estar, inclusive procedimentos estéticos como o botox e preenchimento facial. A medicina integrativa, com sua abordagem holística e multidisciplinar, é particularmente valiosa nesse contexto, pois permite uma avaliação abrangente do paciente, considerando não apenas os sintomas ou a condição específica, mas o estado de saúde geral e o bem-estar.

No caso da doença de Graves, é essencial entender que, embora não haja contraindicações diretas e absolutas para procedimentos estéticos como botox e preenchimentos faciais, a condição autoimune subjacente e o estado imunológico do paciente devem ser cuidadosamente avaliados. Isso porque o sistema imunológico em um estado de hiperatividade pode, teoricamente, reagir de maneira imprevisível a estímulos externos, incluindo injeções ou substâncias introduzidas no corpo.

Antes de qualquer procedimento, é crucial uma avaliação detalhada por um profissional de saúde, idealmente em um contexto de medicina integrativa, onde o foco não está apenas no tratamento da doença de Graves, mas na promoção de um estado de saúde que minimize os riscos e maximize os benefícios de qualquer intervenção. Esta avaliação deve incluir um controle adequado dos níveis hormonais, a estabilidade da doença, a avaliação de qualquer medicação que esteja sendo utilizada e seu potencial impacto na cicatrização ou na resposta inflamatória, além de considerar o estado emocional e psicológico do paciente.

A medicina integrativa pode oferecer uma visão mais completa, considerando técnicas e abordagens que vão além da medicina convencional. Por exemplo, pode-se explorar como a nutrição, o manejo do estresse e outras terapias complementares podem otimizar a saúde geral e potencialmente melhorar os resultados dos procedimentos estéticos. É importante lembrar que cada pessoa é única, e o que funciona para uma pode não ser ideal para outra, reforçando a necessidade de uma avaliação personalizada. A busca por um plano de cuidados realizado por um profissional com prática integrativa é fundamental para garantir que todas as variáveis sejam consideradas, proporcionando não apenas beleza estética, mas saúde e bem-estar de forma holística.

Dra. Caroline Oliveira - CRM/SP 189586, Medicina Integrativa, com foco em Endocrinologia e Nutrologia.

Olá! Tudo bem?
Não existe uma contra-indicação absoluta para os procedimentos estéticos citados, no entanto, é válido saber (através de exames laboratoriais) se a doença tireoidiana está controlada.
Isso é importante tanto para segurança do procedimento em si, quanto para melhor resultado estético final, visto que a tireoide descompensada tem repercussão na "qualidade" da pele.
Att @dralygiagayoso