Tenho endometriose e minhas cólicas menstruais são muito fortes. Existe alguma medicação mais eficiente

5 respostas
Tenho endometriose e minhas cólicas menstruais são muito fortes. Existe alguma medicação mais eficiente para combater a cólica além das mais conhecidas? Buscopan ou Atroveran não fazem mais efeito p mim.
Dr. Heitor Leandro Paiva Rodrigues
Ginecologista
Ribeirão Preto
Olá. Sempre siga as orientações do seu médico. Agende a sua consulta de reavaliação e esclareça suas dúvidas.
O tratamento da endometriose visa melhora das dores pélvicas, das dores nas relações, das cólicas menstruais, permitir um funcionamento adequado dos órgãos pélvicos como bexiga e intestino e permitir uma gravidez espontânea. Com isso, você terá uma melhora da sua qualidade de vida e bem estar.
Não necessariamente a cirurgia deve ser o primeiro tratamento. Todo caso deve ser avaliado individualmente.
As medicações anticoncepcionais e hormonais podem ser usadas para controle dos sintomas.
Nos períodos de exacerbação da dor e das cólicas, os anti-inflamatórios não esteroidais podem ter um efeito melhor que o buscopam e atroverant.
Na falha do tratamento medicamentoso e na endometriose profunda com comprometimento do funcionamento de órgãos como o intestino, a cirurgia deverá ser avaliada.
Converse com o seu médico. Discuta o seu tratamento.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dra. Dorodina Correia
Ginecologista
Vitória da Conquista
O ideal é você procurar um especialista em endometriose para ver o grau de comprometimento da doença.A Ultrassonografia transvaginal com preparo intestinal realizada por profissional experiente é um ótimo exame p ver sinais de endometriose num estágio mais avançado, como o encontro de lesões com mais de 5 mm na pelve, atrás do útero, no intestino etc.Os analgésicos só melhoram a dor , mas não curam a doença.Converse com seu médico.Abço
Dr. Welly Chiang
Ginecologista
São Paulo
sim... tem medicamentos mais fortes... na verdade ação combinada... um antiespasmodico (ex buscopan) com analgésico (dipirona ou paracetamol) com antiinflamatório (cetoprofeno, ibuprofeno) são medicamentos que podem ser combinados, muitos já estão em formulas prontas... e pode ser associado a analgésicos mais fortes também... converse com seu medico. a disposição.
Dr. Ruy de Oliveira Machado Jr
Ginecologista
São Paulo
Olá, Boa noite! O fato de medicamentos usuais como Buscopan e Atroveran não estarem mais fazendo mais efeito pode significar uma progressão da doença. Mais importante que procurar medicações "mais eficientes" é vc fazer o mapeamento adequado de sua endometriose. Procure seu médico e boa sorte!
Dr. José Alexandre Portinho
Ginecologista, Nutrólogo
Rio de Janeiro
Existem várias medicações que podem ser utilizadas no tratamento da endometriose. Entretanto, recomendo que você marque uma consulta com o seu médico, para saber o grau de evolução da endometriose no seu organismo. Essa investigação pode ser feita através de exames como ultra-sonografia e ressonância magnética. O tratamento da endometriose tem como foco principal a melhora dos sintomas e da qualidade de vida. A escolha da terapêutica vai depender de uma série de fatores, incluindo intensidade dos sintomas, desejo de engravidar, idade da paciente, o tamanho e o comprometimento das lesões endometrióticas, antecedência de cirurgias, uso de medicações previamente para tratamento de endometriose, além da prevenção de recorrências. Além disso, a endometriose deve ser abordada como uma doença crônica que requer um plano de acompanhamento clínico a longo prazo, com o objetivo maximizar o uso de tratamento com remédios e evitar procedimentos cirúrgicos repetidos.

Especialistas

Joab Alves Nicacio

Joab Alves Nicacio

Ginecologista, Generalista

Anapu

Adriano Antonio de Figueiredo

Adriano Antonio de Figueiredo

Ginecologista

Dourados

Cynthia Netto de Barros

Cynthia Netto de Barros

Ginecologista, Mastologista

Belo Horizonte

Fernanda Pedroni Lajner

Fernanda Pedroni Lajner

Ginecologista, Mastologista

Barueri

kyung Koo Han

kyung Koo Han

Ginecologista

Barueri

Paulo Maurício Soares Pereira

Paulo Maurício Soares Pereira

Ginecologista, Mastologista

Rio de Janeiro

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 849 perguntas sobre Endometriose
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.

Seu caso é parecido? Esses profissionais podem te ajudar.

Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.