Tenho enorme dificuldade de falar sobre meus sentimentos. Quando tenho alguma discussão, simplesment

14 respostas
Tenho enorme dificuldade de falar sobre meus sentimentos. Quando tenho alguma discussão, simplesmente travo e quando consigo falar algo, me atropelo e acabo piorando as coisas. Isso vem atrapalhando bastante meu relacionamento e gostaria de saber que tipo de psicoterapia é mais indicado para o caso?
O mais indicado é a psicoterapia que você se sinta mais à vontade, justamente pra falar e entender o que está por trás disso. A melhor é a que funcionar pra você, independente da abordagem. O importante é investigar isso numa análise. Trabalho com a psicanálise e me coloco a disposição.

Recomendo psicoterapia. Você pode experimentar psicoterapia de grupo. Isso pode te ajudar a lidar com seus sentimentos e com as interações sociais.
Olá! Primeiro que bom que pretende buscar ajuda naquilo que está incomodando. A psicoterapia é um trabalho de autoconhecimento e é importante fazer com um profissional que você sinta-se acolhido e a vontade para falar sobre os seus sentimentos, suas experiências e vida. A abordagem não fará diferença para obter resultado. Sou especialista em saúde mental, abordagem psicodinâmica e fico à disposição.
Olá! A psicoterapia, independente da abordagem, vai te ajudar a entender e lidar melhor com os seus sentimentos e, consequentemente, melhorar as suas relações. O importante é que você encontre um profissional que te acolha e te passe confiança e com quem você se sinta confortável. Um bom vínculo ajuda muito no processo psicoterapêutico. Me coloco a disposição para ajudar! Um abraço
Boa tarde!!
A psicoterapia é uma prática na qual não há "tipos", mas sim, abordagens, que são diferentes formas que o(a) profissional vê o ser humano... de todo caso, o melhor sempre é perceber com quem você se sente mais à vontade, quem "vai mais com a cara", pois psicoterapia é um processo delicado, já que você precisa se abrir, então é preciso que se sinta bem com quem escolher.

Dica: pergunte sobre a abordagem do(a) profissional que marcar, é sempre interessante saber.
Olá, eu imagino que essa situação que você vem passando seja bastante desconfortável, o desenvolvimento de autoconhecimento e habilidades sociais pode ser uma boa alternativa para resolução desse conflito interno, bem como entender as causas que estão gerando esses sintomas e buscar elaborar ferramentas que te auxiliem no dia a dia a "se livrar" dessa condição, o mais indicado é buscar pela identificação com algum profissional os mais diferentes métodos teóricos podem ser eficaz para essa situação, a variação depende muito de como você enquanto paciente vai se adaptar a cada uma delas, espero que fique bem e me coloco a disposição no que necessário.
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia - R$ 130
Olá, espero que esteja bem.
Existem diferentes abordagens em psicologia. Não se preocupe com isso porque todas elas propiciam um espaço para que você se conheça e consiga falar "o que nunca conseguiu dizer, da forma como nunca conseguiu explanar". Procure um psicólogo para trabalhar estas questões.
Olá! Que bom que você consegue perceber essa "trava", isso já é muito importante. Referente ao tipo de psicoterapia, a indicada é sempre a que você se sente mais à vontade. Busque auxílio nesse processo, você não precisa lidar com isso sozinho (a). Abraços.
Independente da abordagem a seguir, todas elas irão te ajudar muito. Voce precisa se conectar com esse sentimento que "trava", para conseguir detravar... e ter seus relacionamentos melhorados. Tudo aquilo que esta no seu inconsciente ou subconsciente não é visto.. e portanto é demonstrado atraves de sintomas.. quando vc entende o pq esses sintomas vêem, eles acabam perdendo a funcao e deixam de existir na sua vida.
Olá! Falar dos próprios sentimentos não é uma coisa fácil. Se expressar corretamente, ainda mais, em uma situação de stress, discussão é mais difícil ainda! Procure ajuda de um Psicólogo, a abordagem não fará diferença, você vai conseguir qual profissional te deixará mais a vontade e assim vai conseguir evoluir e superar esse problema.
Mais importante do que a abordagem, você precisa buscar por um bom profissional. Busque por indicações consistentes de como os profissionais trabalham e verifique se existem queixas a respeito de sua conduta ética. Pergunte para os profissionais como eles trabalham e no que consistem as suas abordagens. Eu, como profissional da TCC, só teria condições de falar com certeza sobre a minha própria abordagem, assim como as outras profissionais saberiam descrever os benefícios das suas, então converse com algumas pessoas antes de escolher.
Olá! Apesar de parecer algo "natural", falar sobre sobre seus sentimentos e se expressar é uma habilidade adquirida. Ressalta-se que a cultura do lugar onde você mora, os padrões familiares, questões de gênero (ser homem ou mulher) e suas relações estabelecidas interferem na expressão de seus sentimentos nos diversos contextos. Dessa forma, o processo psicoterapêutico pode ser uma possibilidade para que você compreenda sobre sua dificuldade ao falar de sentimentos, além de te auxiliar na construção de tal habilidade.
Olá, espero que esteja bem. Muitas vezes é difícil falar dos sentimentos por diversos motivos, poderíamos citar: por estarmos confusos sobre eles e não termos a verdadeira clareza do que realmente significam, poderia ser pois teríamos algum sentimento ou pensamento negativo de expor os sentimentos, pela crença que ficaríamos vulneráveis para a outra pessoa ou grupo. Estes são alguns exemplos. O importante é poder entender o que de fato está acontecendo neste momento e superar esses pensamentos e sentimentos e aprender a lidar com eles. Abraços
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia - R$ 130
Entendo sua dificuldade e é ótimo que você esteja buscando ajuda para lidar com isso. Com base na descrição do seu problema, a terapia cognitivo-comportamental (TCC) pode ser uma abordagem eficaz para você.

Na TCC, trabalharemos juntos para identificar e desafiar pensamentos distorcidos ou crenças negativas que possam estar contribuindo para sua dificuldade em expressar seus sentimentos durante discussões. Isso pode envolver explorar pensamentos automáticos como "Se eu expressar meus sentimentos, vou causar uma briga" ou "As pessoas não vão me entender". Vamos examinar a validade desses pensamentos e substituí-los por pensamentos mais realistas e úteis.

Além disso, na TCC, podemos praticar habilidades de comunicação assertiva, ajudando-o a desenvolver estratégias para expressar seus sentimentos de uma maneira clara e respeitosa durante as discussões. Isso inclui aprender a identificar e expressar suas próprias necessidades e emoções, enquanto também ouve ativamente o ponto de vista do seu parceiro.

Ao longo do processo terapêutico, também podemos explorar técnicas de relaxamento e manejo do estresse para ajudá-lo a lidar com a ansiedade e a tensão que possam surgir durante as interações conflituosas.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!