Tenho esporão calcâneo no pé direito a vários anos. As vezes a dor chega a me acordar durante a noite.Já

3 respostas
Tenho esporão calcâneo no pé direito a vários anos. As vezes a dor chega a me acordar durante a noite.Já fiz uso de palmilha ortopédica, porém no meu caso não se mostrou eficaz.Não posso deixar de praticar caminhada. Pergunto como posso tratar isso de forma definitiva!
Primeiramente, o chamado "esporão" - visualizado no osso calcâneo em algum exame de imagem (como a radiografia) - não deve ser o culpado pela dor, ao contrário do que diz o conhecimento popular. Na maioria das vezes trata-se de Fasciíte Plantar, doença que acomete uma fibra na sola do pé chamada de fáscia plantar. Existem ainda outros diagnóstico possíveis, porém mais raros, como a compressão do nervo de Baxter, atrofia do coxim plantar, etc.
Tratando-se mesmo da Fasciite Plantar, o uso de palmilha é uma das opções menos eficazes para o seu tratamento. Diversas medidas fisioterápicas podem ser aplicadas (como o alongamento da fáscia e da panturrilha) uso de calçados especiais, medicações, terapia por ondas de choque e até mesmo a cirurgia.

E concordo contigo de que deixar de caminhar é uma péssima opção. O pior que se faz é se tornar sedentário devido a um problema localizado e sem repercussão sistêmica.

Anime-se e saiba que existem diversas opções para resolver seu problema.

Procure na sua cidade um fisioterapeuta com formação em osteopatia, ele vai ter uma visão mais ampla de sua dor. Afinal, a dor desenvolvida pelo esporão não está relacionada apenas ao tratamento do mesmo, Tem que ter uma visão mais ampla do que está causando a dor, por isso o tratamento convencional muitas vezes não são eficazes.
É necessário avaliação clínica detalhada para confirmar a verdadeira causa das suas dores. A fascite plantar, a tendinopatia insercional do Aquiles, a doença de Haglund, a síndrome compressiva do nervo tibial ou seus ramos fazem parte do diagnóstico diferencial das doenças que podem causar dor no calcanhar. Consulte médico ortopedista especialista em pé e tornozelo. O site da Associação Brasileira de Medicina e Cirurgia do Pé e Tornozelo (ABTPé) possui informações adicionais.