Esporão do calcâneo - Informações, especialistas e perguntas frequentes

Especialistas em esporão do calcâneo

Encontre um especialista em Esporão Do Calcâneo na sua cidade:
Vicente Mazzaro Filho

Vicente Mazzaro Filho

Ortopedista - traumatologista

São Paulo

Marina Medeiros Branco

Marina Medeiros Branco

Fisioterapeuta

Osasco

Kátia Tresinari

Kátia Tresinari

Fisioterapeuta

São Paulo

Tânia Lobato

Tânia Lobato

Fisioterapeuta

Colina

Dra. Stella de Barros Apostolopoulos

Dra. Stella de Barros Apostolopoulos

Ortopedista - traumatologista

Cotia

Ricardo Del Buono

Ricardo Del Buono

Ortopedista - traumatologista

São Paulo

Perguntas sobre Esporão do calcâneo

Nossos especialistas responderam a 68 perguntas sobre Esporão do calcâneo

Dr. André Portera
Dr. André Portera
Fisioterapeuta, Osteopata
Jundiaí
Gerou uma calcificação na região do calcanhar, certo? Isso não volta. Mas calma! As dores podem sim diminuir com uma fisioterapia aplicada a região... fica tranquila
4 respostas

Ideal é que busque um fisioterapeuta para continuidade do tratamento
4 respostas

Não é muito comum operar esporão de calcanhar . Existem maneiras menos invasivas que geralmente tem bom prognóstico
2 respostas

Especialistas falam sobre Esporão Do Calcâneo

Chama-se talalgia (de espanhol "talón") a dor ao nível inferior da região calcânea. Existem várias causas de dor nesta região, que vão desde a atrofia de coxim adiposo (gordura local), inflamações de fáscias, compressões nervosas, dentre outras. Estruturas inflamadas a longo prazo evoluem com calcificação, que é visualizada à radiografia como um esporão no calcâneo. Existem inúmeros métodos de tratamento, que vão desde físicos (alongamentos), ondas de choque, infiltrações, acupuntura, palmilhas, e cirurgias.O tratamento é dependente da causa subjacente da doença. A avaliação do padrão de marcha é fundamental.

Flavio Jose Ballerini

Ortopedista - traumatologista

São Paulo

Agendar uma visita

Uma vez entendido o que é a fasceite plantar, conseguimos saber o que é o famoso Esporão de Calcâneo. O esporão é a evolução de uma fasceíte plantar de longa data, não tratada, ou de uma tendinopatia do Aquiles, ambos causados pela mesma origem da Fasceíte plantar. A inflamação dessas estruturas por um longo período, acaba ocasionando a calcificação do local de inserção (local onde o tendão de Aquiles ou fáscia plantar "grudam" no calcâneo), formando uma imagem ao Raio X calcificada, que se assemelha a um esporão... por isso o nome ESPORÃO DE CALCÂNEO.

Dra. Stella De Barros Apostolopoulos

Ortopedista - traumatologista

Cotia


O esporão de calcaneo representa tecnicamente um entesófito. Na maioria das vezes torna-se sintomático quando associado à fasciite plantar. Nesses caso medidas comportamentais, principalmente alongamentos do triceps sural e fascia, são de extrema importancia no tratamento. Restrição de impacto, perda de peso, calçados adequados, medicamentos, palmilhas,fisioterapia também fazem parte das opções terapêuticas. O tratamento cirúrgico costuma ser indicado quando há falha nas medidas consevadoras.

Juliano Rodrigo Martynetz

Ortopedista - traumatologista

Curitiba

Agendar uma visita

Nos casos de esporão de calcâneo, geralmente acontece um aumento da formação óssea do calcâneo. Essa proeminência aumenta a tensão na musculatura posterior da perna e a compressão nas estruturas durante o apoio do calcanhar. Inicialmente ocorre uma fascite plantar com dor e queimação na planta do pé e uma vez iniciada a inflamação no coxim gorduroso do calcâneo, tudo fica mais doloroso ao simples contato do calcanhar com o chão. No tratamento fisioterapêutico, o objetivo principal é reduzir a tensão da musculatura posterior e da fascia plantar, associando recursos terapêuticos para reduzir a inflamação do coxim.

Adriano Fidelis Ferro

Fisioterapeuta

Campos Dos Goytacazes

Quais profissionais tratam Esporão do calcâneo?


Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.