Tenho extrassintoles raras, que só vem quando estou muito ansiosa, médico me passou fluoxetina, será

3 respostas
Tenho extrassintoles raras, que só vem quando estou muito ansiosa, médico me passou fluoxetina, será que tem algum problema?
Se as extrassístoles estiverem relacionadas a algum transtorno ansioso que possa ser tratado pela fluoxetina, elas podem melhorar. Infelizmente, sem conhecer pessoalmente seu caso, não há como saber as possíveis causas de suas extrassístoles e comentar o seu tratamento em mais detalhes.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dr. Pablo Nunes
Endocrinologista
Parnaíba
Você mencionou que possui extrassístoles, ou batimentos “extras” no coração, que ocorrem quando está muito ansiosa, e que seu médico prescreveu fluoxetina. Vamos entender de forma clara o que isso significa para o seu coração e ansiedade.

O que dizem os estudos médicos

Um importante estudo com pacientes que já tinham doença cardíaca mostrou que a fluoxetina, em até 60 mg por dia, não causou arritmias nem alterou o ritmo cardíaco, além de reduzir em cerca de 6% a frequência cardíaca e melhorar a função de bombeamento do coração (fração de ejeção)

Revisões médicas indicam que os inibidores seletivos da recaptação de serotonina (ISRS), categoria que inclui a fluoxetina, têm muito menos efeitos prejudiciais no coração comparados aos antidepressivos tricíclicos. Não há evidência de alterações importantes no ECG ou de efeitos adversos comuns
.

Em pessoas saudáveis, a fluoxetina não causou mudanças significativas na variabilidade do intervalo QT, um indicador importante do ritmo cardíaco, após 8 semanas de uso
.

Outro estudo com pacientes que tiveram infarto mostrou que a fluoxetina não afetou negativamente a função cardíaca, conforme avaliado por ecocardiograma e eletrocardiograma
PubMed
.

Em casos raros, há relatos isolados de alterações no ritmo cardíaco ou síncope com uso excessivo, mas são eventos excepcionais e não comuns.

Há também alerta para pessoas com risco de prolongamento do intervalo QT (como quem usa certos medicamentos ou tem alterações nos eletrólitos): nesses casos, o uso da fluoxetina deve ser cuidadoso, com acompanhamento médico, incluindo ECG se necessário
Fluoxetina em geral é muito seguro pensando em extrassístoles raras.
O único problema neste caso é a interação medicamentosa caso você esteja em uso de remédios para tratar seu quadro clínico.

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1339 perguntas sobre Fluoxetina
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.