Tenho extrema obsessão por criar cenas na minha mente todo dia, todo momento, toda hora e é cansativ

14 respostas
Tenho extrema obsessão por criar cenas na minha mente todo dia, todo momento, toda hora e é cansativo porque quando eu tento parar de pensar fico com angústia pq uso essas "cenas" pra sair da minha própria realidade, inclusive fico hiperativa quando crio essas cenas na minha mente , devo procurar um psicólogo?
Bom dia, é indicado que procures um psicólogo sim, existem formas mais funcionais de se aliviar das questões de realidade. Começando por tratar o que nela te incomoda.
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicanálise - R$ 200

Olá,
Sim, um psicólogo pode te ajudar a expressar melhor seus pensamentos e sentimentos. A fala é uma ferramenta poderosa, verbalizar essas "cenas", com ajuda profissional, pode trazer entendimento sobre a origem delas e dar significado, proporcionando alívio dos sintomas.
Espero ter ajudado. Caso queira saber mais, entre em contato, estou a disposição.
Olá, criar cenas pode ser um mecanismo da ansiedade, pois leva a antecipar acontecimentos e preparar-se para eles. A questão é que quando você cria estes cenários e dedica tempo e energia a eles mais do que a outras atividades na sua vida, pode estar fugindo de entrar em contato com questões importantes da sua realidade... o que a longo prazo gera ainda mais ansiedade e mal estar. Seria muito importante buscar ajuda psicológica para que juntos vocês possam observar e analisar algumas coisas no contexto, como por exemplo: quais os temas mais frequentes destas cenas? O que você sente quando está em contato com esta narrativa? Te traz algum alívio? E assim entender melhor o que está se passando com você e te ajudar a buscar um equilibrio nesta experiência. Espero te ajudado e qualquer outra dúvida, estou à disposição. abraço!
Olá! Um processo psicoterápico com psicólogo pode lhe ajudar sim! Estar constantemente idealizando fantasias pode ser uma das formas de fuga de da realidade, nesse processo vai conseguir investigar e elaborar quais são essas questões da realidade que são tão difíceis para você e assim conseguir uma melhor qualidade de vida. Estou à disposição, se cuide!
Olá! Essa criação excessiva de cenas, como você colocou, tem um papel, uma função. Para que isso diminua, é importante encontrar novas formas de lidar com o que estiver acontecendo na sua realidade, seja alterando ela concretamente ou mudando como você se sente em relação a ela. Em um processo de psicoterapia com um psicólogo, existem reflexões e técnicas para investigar em detalhes o que está ocorrendo e transformar essa dinâmica que está te incomodando. Fico a disposição se quiser conversar mais a respeito. Abs!
Olá! Tudo bem contigo? Primeiramente gostaria de pontuar que pela vertente da TCC muitas vezes compreendemos esses fenômenos cognitivos como Pensamentos Automáticos (tanto para questões que envolvem cenários imaginativos, quanto para frases que vem à cabeça, situações de lembranças e etc), porém ressalto que se está em um ponto no qual tu te sentes cansado e angustiado o ideal é buscar dar início em um processo de psicoterapia. Durante o processo será possível compreender com mais exatidão os motivos pelos quais essas imagens mentais tem aparecido em sua vida, em conjunto do significado das mesmas, ok? Fica bem, grande abraço!
Olá! Sim, com certeza! O seu relato sugere certo incômodo e esse desconforto pode ser trabalhado na psicoterapia. Com o auxílio do psicólogo você será capaz de dar sentido a aquilo que sente, pensa e faz, além de encontrar recursos para aliviar essa angústia. Cuide-se bem!
Olá, com esse pequeno relato já posso imaginar quão difícil deve ser lidar com esse momento, buscar por um profissional que possa te orientar e te auxiliar nesse momento é bastante válido, o profissional da área saberá como te conduzir para "esvaziar" esses pensamentos, colocando suas angústias para fora e organizando corretamente essas "cenas" que você relata, espero que fique tudo bem! Me coloco a disposição para eventuais dúvidas.
Olá! Pelo breve relato que você descreveu poderia dizer que essa constante sensação de devaneios, de estar criando cenas, viajando nos pensamentos, pode ter uma função, que tenha uma serventia que muitas vezes não conseguimos saber o por quê. Se isso tem atrapalhado seu cotidiano, te causado sofrimento, sugiro que procure um psicanalista para endereçar suas questões e elaborar o que está associado com esse comportamento. Coloco-me a disposição, abraços
Pode ser que haja ai um medo de ser surpreendida. Tenta controlar tudo criando cenas imaginárias como tentativas de prever circunstancias possíveis para que nada te surpreenda, assim, imagina poder evitar imprevistos que não saberia como lidar, sensação de impotência. Está acordada pode ser um tormento, tensão, fonte de sofrimento, ansiedades.

É possível, também, que haja ai uma culpa por algo… ou um problema na vida que não sabe como resolver, sua mente cria cenas como uma especie de simulação, tentativas de solução sem sucesso. Fugir da realidade no mundo imaginário pode ser também sintoma de tentar reconectar-se com o real sem o problema que angustia, ou seja, algo te fez perder a esperança. Ou seja, pode ter inúmeras causas, só com um processo terapêutico acompanhando de perto para chegar as possíveis causas. Neste caso, é recomendado sim a busca por psicólogo.

Também não deve ser descartado algum problema fisiológico como inibição do sono, déficit nutricional, desarranjo hormonal ou neuroquímico. Estes também podem ser a causa de pensamentos acelerados.

O mais indicado seria buscar um endocrinologista e um nutrólogo para descartar qualquer problema fisiológico. Caso tenha maiores condições financeiras, um médico ortomolecular seria ótima pedida. Um psiquiatra para avaliar a necessidade de prescrição de algum ansiolítico para reduzir a intensidade dos pensamentos, reduzindo a agitação. Um estabilizador de humor para conter angustias e tristezas, talvez um indutor do sono, caso precise. Jamais se automedicar.

Itamar Souza | Psicólogo Certificado por Dr. Ítalo Marsili.
Atendimento presencial e online
A psicoterapia auxilia as pessoas no autoconhecimento e na autotransformação. O objetivo é a melhora na qualidade de vida e na satisfação pessoal.
É altamente recomendável que você procure um psicólogo. É comum as pessoas representarem fantasias em sua mentes, sem isso não seria possível grandes obras da literatura e do cinema. No entanto, na medida em que isso te gera sofrimento, impedindo que você faça coisas que te interessam, é importante olhar para isso com mais atenção.
Boa tarde! ;-)

Caso isso seja algo que esteja te incomodando e ou interferindo em seu dia a dia e você queira investigar mais a fundo, é bom buscar a psicoterapia pra te ajudar não só a compreender essas cenas, mas tambem os momentos em que elas ocorrem, como você se sente sobre elas e os personagens que estão nela...Elas dizem sobre a forma que você enxerga e sente sobre algo.
Não será somente sobre isso a terapia, mas com certeza isso é um motivo pra ajudar a se compreender e entender como lidar com as sensações que vem com elas.

Um abraço
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia - R$ 180
Sinto muito que esteja passando por isso... Um psicólogo pode te ajudar sim!
Na psicoterapia você terá a oportunidade de compreender o que te leva a criar esses cenários e entender como começar a mudar sua realidade para que sinta menos necessidade de se refugiar nos pensamentos e na imaginação, entendendo como tornar sua vida mais significativa e satisfatória para si mesma, a partir de suas vontades e visão de mundo.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!