Tenho gastrite antral eritematosa associado a refluxo entero-gastrico e esofagite distal grau A. Cor

5 respostas
Tenho gastrite antral eritematosa associado a refluxo entero-gastrico e esofagite distal grau A. Cortei cafeína, bebidas alcoólicas, bebidas gaseificadas, mas estou um pouco perdida em relação a alimentação. O que devo evitar? O que posso comer? Obrigada, desde já
Olá! Para o controle da gastrite/refluxo, além de evitar o consumo de álcool, cafeína e bebidas gaseificadas, deve-se evitar também alimentos picantes, mostarda e consumo frequente de chicletes. Alimentos muito gordurosos também devem ser evitados porque são de mais difícil digestão. Procure fracionar bem as refeições ao longo do dia, evitando ficar muito tempo em jejum e diminuindo o volume das refeições. Ao se alimentar, mastigue bem os alimentos, comendo com calma e atenção. Alimentos cozidos e com a consistência mais pastosa podem ser interessantes nesse caso, pois ficam menos tempo no estômago. Cuidado com alimentos muito quentes, pois podem agredir o trato gastrointestinal. Além disso, evite deitar-se logo após as refeições. Um nutricionista pode te ajudar a avaliar de forma individual seus sintomas e tolerâncias em relação à alimentação. Estou à disposição!

uma dieta mais branda, cozidos e assados mornos e sem casca podem auxiliar ainda mais na digestibilidade, alimentos como cúrcuma, maça verde sem casca e cozida, vinagre de maçã podem ser alguns dos ativos interessantes, porém é necessário avaliar sua rotina alimentar de forma completa para orientação assertiva e evolução do seu quadro clinico. Me coloco á disposição!
Além do que você já tem de conhecimento sobre o que evitar, as recomendações são incluir alimentos fonte de fibras (frutas, legumes, verduras, aveia...), alimentos fonte de ômega 3, como peixes escuros e farinha de linhaça. Diminuir o volume de suas refeições pode ajudar a reduzir os sintomas, além de não ficar mais de 4h sem se alimentar. Elevar a cabeceira da cama ajuda no refluxo. E caso esteja com estresse elevado, considere buscar ajuda profissional (psicólogo e/ou psiquiatra). Um nutricionista poderá te auxiliar nas opções e quantidades de alimentos, conforme a avaliação individual, além de poder entrar com suplementos ou fitoterápicos auxiliando o tratamento. Fico à disposição.
Boa tarde!
Batata cozida é um alimento muito adequado para colocar no cardápio do almoço e jantar e ajuda muito, desde que a batata seja a batata madura, saudável e íntegra.

Para aliviar os sintomas da gastrite antral, refluxo enterogástrico e esofagite, é importante seguir uma dieta que ajude a reduzir a imunidade do revestimento do estômago e do esôfago. Aqui estão algumas orientações gerais sobre alimentação que você pode considerar:

O que evitar:

Alimentos saudáveis: Evite alimentos saudáveis, como tomate, laranja, limão, vinagre, refrigerantes, entre outros, pois podem irritar o revestimento do estômago e do esôfago.

Alimentos picantes: Evite alimentos muito picantes, pois eles também podem causar alergias.

Alimentos gordurosos: Evite alimentos ricos em vitaminas, pois podem levar mais tempo para serem digeridos, aumentando a pressão no esfíncter esofágico inferior e favorecendo o refluxo.

Bebidas alcoólicas: O álcool pode irritar o estômago e o esôfago, piorando os sintomas de gastrite e refluxo.

Cafeína: A cafeína pode aumentar a produção de ácido no estômago, agravando a gastrite e o refluxo.