Tenho grave psoriase pustulosa palmo-plantar, meu fan deu reagente para anticorpos nucleares 1/640, nuclear

2 respostas
Tenho grave psoriase pustulosa palmo-plantar, meu fan deu reagente para anticorpos nucleares 1/640, nuclear pontilhado fina (AC-4) e o anti-ss-a-(ro) deu positivo, isso pode indicar artrite psoriatica?
Dra. Verônica Mello
Reumatologista
Rio de Janeiro
Boa tarde. A artrite psoriásica é classicamente descrita no grupo das espondiloartrites soronegativas porque geralmente não cursa com presença de auto-anticorpos no sangue. Eles não são necessários para o diagnóstico da doença, que é baseado no quadro clínico, história pessoal ou familiar de psoríase e exames de imagem. A presença do FAN e desses auto-anticorpos no seu caso podem indicar a presença de outras doenças auto-imunes não necessariamente relacionadas à psoríase (lembrando que pessoas com uma doença auto-imune têm chance de ter outras) ou pode ser somente um achado. Nenhum diagnóstico deve ser baseado apenas no resultado de exames complementares. Procure um reumatologista para conversar sobre os seus sintomas e esclarecer melhor suas dúvidas em relação aos seus exames. Boa sorte!

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dra. Vincenzina Santangelo
Reumatologista
São José do Rio Preto
A artrite psoriasica não tem marcador a nível de exames.
A presença do FAN -autoanticorpos
Pode ser por alterações tireoide como tireoidite de Hashimoto, cada vez mais frequente.Deve dosar os hormônios tireoidianas TSH-T4 e autoanticorpos tireoidiano.
Qto a lesão de pústula ter certeza do quadro Biópsia de Pele para confirmar Psoríase , como diagnóstico diferencial pide-se pensar em S.de Reither...porém clinicamente consegue ter uma melhor análise.
O tratamento sempre tem melhor resultado considerando um todo
.abcs

Especialistas

Micheline Sulzbacher Batista

Micheline Sulzbacher Batista

Reumatologista

Santa Cruz Do Sul

Querolai Gadelha

Querolai Gadelha

Reumatologista

Porto Velho

Thalles Brandão Clemente

Thalles Brandão Clemente

Reumatologista

Colatina

José Sávio Menezes Parente

José Sávio Menezes Parente

Reumatologista pediátrico, Pediatra

Fortaleza

Maria Ana Vicente Guimarães

Maria Ana Vicente Guimarães

Reumatologista

Santo Antônio Da Platina

Luiz Eduardo Valente

Luiz Eduardo Valente

Reumatologista

Bauru

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 42 perguntas sobre Artrite Psoriásica
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.