Tenho há muito tempo, falta de ar e foi verificado em exame rx da face que tenho hipertrofia dos cornetos.

3 respostas
Tenho há muito tempo, falta de ar e foi verificado em exame rx da face que tenho hipertrofia dos cornetos. tenho obstrução nasal e pigarro constante. gostaria de saber qual medicamento para aliviar esses sintomas?
A radiografia de seios da face não é um bom método para avaliação da obstrução nasal. Casos como este, de obstrução nasal de longa data, merecem uma avaliação clínica e endoscópica nasal. Algumas medicações podem ser utilizadas em casos específicos, mas em casos de obstrução nasal por fatores anatômicos (como, por exemplo, desvio do septo nasal ou hipertrofia dos cornetos inferiores) o tratamento cirúrgico deve ser considerado.
IMPORTANTE: Vasoconstrictores tópicos nasais, como a Oximetazolina e a Nafazolina (e seus famosos nomes comerciais - Afrim, Otrivina, Neosoro, Sosoro, etc) NÃO devem ser utilizados por mais que 3 dias consecutivos pois podem levar a rinite medicamentosa.
Procure um especialista. Uma avaliação bem realizada e um tratamento bem indicado podem melhorar substancialmente a qualidade de vida de pacientes com obstrução nasal.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dr. Lucas Rodrigues Carenzi
Otorrino
Ribeirão Preto
A resposta a sua pergunta deve ser: procure um otorrino para investigação. O uso indiscriminado de medicações atrasa o diagnóstico e pode atrapalhar bastante a terapia.
O raio X não nos mostra detalhes do que pode ser a causa da sua falta de ar. Mas no caso de obstrução nasal, pela hipertrofia de cornetos, uma avaliação em consultório através de uma fibronasofaringoscopia, já pode definir o melhor tratamento. Desconsidere qualquer hipótese de seguir usando gotas nasais vasoconstritoras.

Especialistas

Alberto Magno Lott Caldeira

Alberto Magno Lott Caldeira

Cirurgião plástico

Rio de Janeiro

Sung Ho Joo

Sung Ho Joo

Otorrino

São Paulo

Eduardo Lopes El Sarraf

Eduardo Lopes El Sarraf

Otorrino, Generalista

Curitiba

Simone Lema de Carvalho

Simone Lema de Carvalho

Otorrino

Rio de Janeiro

Virmar Soares

Virmar Soares

Cirurgião plástico

Rio de Janeiro

Leandro Morioka

Leandro Morioka

Otorrino

Jataí

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 235 perguntas sobre Desvio do septo nasal
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.