Tenho hemangioma no fígado, posso colocar implanon ou diu mirena? Qual faz menos mal?

2 respostas
Tenho hemangioma no fígado, posso colocar implanon ou diu mirena? Qual faz menos mal?
Dra. Dayana Peterle
Hepatologista, Gastroenterologista
Brasília
O primeiro passo é a avaliação desse nódulo hepático, para ter a certeza do diagnóstico de hemangioma. Muitas vezes, pode haver dúvida nessa classificação. O tamanho e velocidade de crescimento do hemangioma também importam. A depender desses fatores, a indicação do método contraceptivo pode mudar.
Entre o Implanon e o DIU de Mirena, o DIU tende a ser mais seguro, por ter ação local e menor absorção sistêmica de hormônios. Isso reduz o risco teórico de estimular o crescimento da lesão hepática, ainda que esse risco seja, na maioria dos casos, pequeno.

Sempre converse com seu ginecologista e hepatologista para escolher o melhor método considerando todo seu histórico clínico.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dra. Alana Di Pace
Hepatologista, Internista
João Pessoa
Em resumo: para quem tem hemangioma no fígado e quer minimizar qualquer influência hormonal sistêmica, o DIU Mirena geralmente é a opção mais segura entre os dois, porque o hormônio quase não circula pelo corpo.
Mas a escolha final deve ser feita com seu ginecologista e hepatologista, avaliando tamanho do hemangioma, sintomas, exames e outros fatores individuais.

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1335 perguntas sobre Postinor-2
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.