Tenho hipertiroidismo e estou com bebê de 3 meses, tomo 10 mg de tapazol, posso continuar amamentand

4 respostas
Tenho hipertiroidismo e estou com bebê de 3 meses, tomo 10 mg de tapazol, posso continuar amamentando?
As duas medicações usadas para tratamento do hipertireoidismo (tapazol e propiltiuracil) são passados para o leite materno, porém são níveis baixos e que não parecem influenciar na função tireoidiana do bebê.
Se você está bem adaptada ao tapazol, onde 10 mg já é uma dose baixa, continue . Apesar da informação na bula contraindicar o tapazol durante o aleitamento, seu uso é considerado seguro durante a amamentação. Outra opção segura, seria o propiltiuracil (mas essa troca só pode ser feita por um endocrinologista).
Considerando os inúmeros benefícios da amamentação pro seu filho, pode continuar amamentando e use o medicamento para tireóide logo após a mamada.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá paciente, gestantes e lactantes são condições que nos fazem repensar e modificar condutas bem estabelecidas. As tionamidas tratam o hipertireoidismo e durante a gestação eé necessário o controle, no 1o trimestre com propiltiouracil e após faz-se metimazol (tapazol) -reduzindo assim a síntese de hormônio pela glândula, além de um efeito imuno-modulador diminuindo a imunidade contra a tireóide. Pode haver até 50% de remissão da doença com a suspensão, após a paciente ter usado por 12 a 18 meses, principalmente se o exame de TRAb negativou. Talvez seja possível até mesmo interromper o uso! O T4L e o T3T devem ser dosados, o tempo de tratamento analisado, e pode-se vir a suspender o tratamento. Caso o hipertireoidismo retorne , voltamos a estudar qual será o novo tratamento proposto. Enquanto isso a academia americana de pediatria diz: compatível, sem atualização. Amamente e busque ajuda.
Pode continuar amamentando, mas deve fazer acompanhamento medico para programar a dose e tempo de tratamento do hipertireoidismo apos o parto.
Bom dia. Primeiro parabéns pelo bebê e por estar amamentando. Sobre uso de tapazol em lactantes, em regra não costumamos suspender. Tudo depende do seu controle laboratorial e sintomas. Lembrando que na gestação talvez as suas doses tenham modificado e agora precisa ser avaliada sempre, pois as demandas do hormônio modificam no pós parto. Quando não estiver amamentando converse com seu médico endocrinologista sobre o tratamento definitivo. Estou à disposição.

Especialistas

Martha Rodrigues Sanjad

Martha Rodrigues Sanjad

Endocrinologista

Brasília

Aiana Camila Amâncio de Araújo

Aiana Camila Amâncio de Araújo

Endocrinologista pediátrico, Pediatra

Teresina

Rebeca Bandeira de Melo Cavalcante

Rebeca Bandeira de Melo Cavalcante

Endocrinologista

Manaus

Bruna Florencio

Bruna Florencio

Endocrinologista

Brasília

Bruna Scaglia

Bruna Scaglia

Endocrinologista

Posto Da Mata

Anne Rafaella Carneiro Roza

Anne Rafaella Carneiro Roza

Oncologista, Pediatra

Recife

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 559 perguntas sobre Hipertireoidismo
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.