Tenho hipertiroidismo e estou com bebê de 3 meses, tomo 10 mg de tapazol, posso continuar amamentand

4 respostas
Tenho hipertiroidismo e estou com bebê de 3 meses, tomo 10 mg de tapazol, posso continuar amamentando?
As duas medicações usadas para tratamento do hipertireoidismo (tapazol e propiltiuracil) são passados para o leite materno, porém são níveis baixos e que não parecem influenciar na função tireoidiana do bebê.
Se você está bem adaptada ao tapazol, onde 10 mg já é uma dose baixa, continue . Apesar da informação na bula contraindicar o tapazol durante o aleitamento, seu uso é considerado seguro durante a amamentação. Outra opção segura, seria o propiltiuracil (mas essa troca só pode ser feita por um endocrinologista).
Considerando os inúmeros benefícios da amamentação pro seu filho, pode continuar amamentando e use o medicamento para tireóide logo após a mamada.

Olá paciente, gestantes e lactantes são condições que nos fazem repensar e modificar condutas bem estabelecidas. As tionamidas tratam o hipertireoidismo e durante a gestação eé necessário o controle, no 1o trimestre com propiltiouracil e após faz-se metimazol (tapazol) -reduzindo assim a síntese de hormônio pela glândula, além de um efeito imuno-modulador diminuindo a imunidade contra a tireóide. Pode haver até 50% de remissão da doença com a suspensão, após a paciente ter usado por 12 a 18 meses, principalmente se o exame de TRAb negativou. Talvez seja possível até mesmo interromper o uso! O T4L e o T3T devem ser dosados, o tempo de tratamento analisado, e pode-se vir a suspender o tratamento. Caso o hipertireoidismo retorne , voltamos a estudar qual será o novo tratamento proposto. Enquanto isso a academia americana de pediatria diz: compatível, sem atualização. Amamente e busque ajuda.
Pode continuar amamentando, mas deve fazer acompanhamento medico para programar a dose e tempo de tratamento do hipertireoidismo apos o parto.
Bom dia. Primeiro parabéns pelo bebê e por estar amamentando. Sobre uso de tapazol em lactantes, em regra não costumamos suspender. Tudo depende do seu controle laboratorial e sintomas. Lembrando que na gestação talvez as suas doses tenham modificado e agora precisa ser avaliada sempre, pois as demandas do hormônio modificam no pós parto. Quando não estiver amamentando converse com seu médico endocrinologista sobre o tratamento definitivo. Estou à disposição.