Tenho hirsutismo e SOP, posso engravidar normalmente?

3 respostas
Tenho hirsutismo e SOP, posso engravidar normalmente?
Olá, tudo bem? Primeiramente, prazer em conhecer você, é uma grande satisfação te ter por aqui e poder te auxiliar!
Embora a SOP possa causar infertilidade devido a problemas de ovulação e qualidade dos óvulos, a mulher pode engravidar com SOP. Muitas mulheres conseguem engravidar com o tratamento adequado e algumas mudanças de estilo de vida.
Espero ter ajudado! Um abraço. Dra. Thalita Lanzoni @drathalitalanzoni

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá, tudo bem? Primeiramente prazer em conhecer você, é uma grande satisfação te ter por aqui e poder te auxiliar!

Poder pode sim, a grande questao é que uma anovulação cronica pode ocorrer...

Sugiro não fazer nada por conta própria e buscar ajuda de um endocrinologista para te auxiliar com medicamento/doses específicas para o caso (se necessário), até mesmo por Teleconsulta.

Espero ter ajudado, fico a disposição!

Atenciosamente,
Dr. André Mahmoud
lnsta: @andremahmoud.endocrino
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 400
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.
Sua pergunta é muito importante e reflete uma preocupação legítima sobre como o hirsutismo e a Síndrome dos Ovários Policísticos (SOP) podem afetar a fertilidade. A SOP é uma condição hormonal comum que pode influenciar a função ovariana e, consequentemente, a capacidade de engravidar.

O hirsutismo, que é o crescimento excessivo de pelos em áreas onde normalmente não se espera em mulheres, é um sintoma frequentemente associado à SOP devido aos níveis elevados de andrógenos (hormônios masculinos) presentes nessa condição. No entanto, a presença de hirsutismo e SOP não significa necessariamente que você não pode engravidar, mas pode indicar que pode haver desafios no processo.

A SOP pode causar irregularidades menstruais e anovulação (ausência de ovulação), que são fatores que podem dificultar a concepção. No entanto, muitas mulheres com SOP conseguem engravidar com ou sem tratamento. A abordagem para alcançar uma gravidez pode incluir mudanças no estilo de vida, como dieta equilibrada e exercícios físicos, além de tratamentos médicos que visam regular os ciclos menstruais e induzir a ovulação, se necessário.

A medicina integrativa pode ser extremamente útil nessa situação, pois considera uma abordagem holística para tratar a SOP. Isso pode incluir ajustes na alimentação, gerenciamento do estresse, uso de suplementos nutricionais específicos e tratamentos médicos convencionais. Por exemplo, a perda de peso em casos de sobrepeso pode melhorar significativamente a função ovariana e a fertilidade. Suplementos como a inositol têm mostrado benefícios na regulação hormonal e na melhora da ovulação em mulheres com SOP.

É essencial consultar um médico especializado em endocrinologia ou um ginecologista para uma avaliação completa e individualizada. Eles poderão recomendar testes específicos para avaliar a sua saúde hormonal e a função reprodutiva, e assim, criar um plano de tratamento que pode incluir medicamentos para induzir a ovulação, como o citrato de clomifeno, ou intervenções mais avançadas, como a fertilização in vitro (FIV), se necessário.

Cada caso de SOP é único e as necessidades de tratamento variam de pessoa para pessoa. Com uma abordagem personalizada e um plano de cuidados integrativo, muitas mulheres com SOP conseguem engravidar e ter uma gravidez saudável.

Dra. Caroline Oliveira - CRM/SP 189586, Medicina Integrativa, com foco em Endocrinologia e nutrologia

Especialistas

Márcio Garrison Dytz

Márcio Garrison Dytz

Endocrinologista

Brasília

Viviane Peliello

Viviane Peliello

Ginecologista

São Paulo

Lucio Vilar

Lucio Vilar

Endocrinologista

Recife

Anne Rafaella Carneiro Roza

Anne Rafaella Carneiro Roza

Oncologista, Pediatra

Recife

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 53 perguntas sobre Hirsutismo
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.