Tenho intestino preso. As vezes demoro uns 4 dias para fazer cocô. Hoje começou sair um óleo de cor

2 respostas
Tenho intestino preso. As vezes demoro uns 4 dias para fazer cocô. Hoje começou sair um óleo de cor laranja quando consegui fazer um pouco de coco. Isso pode ser muito grave?
Dr. Paulo Lopes
Gastroenterologista
São Paulo
Vamos falar sobre a famosa obstipação (intestino preso).
QUEM NÃO CONHECE PELO MENOS UMA PESSOA QUE TEM INTESTINO PRESO???

Milhões de pessoas tem intestino preso, em particular mulheres, idosos, pessoas em uso de certas medicações(como alguns antidepressivos , antiácidos e ferro, entre muitas outras), pessoas no leito e durante ou após a gravidez. Claro que não se resume a isso. De fato na prática clínica vemos pessoas em várias idades e situações com o intestino preso.


=============Para o diagnóstico adequado é preciso uma História Clinica bem detalhada. É lógico que problemas de saúde anteriores e uso de medicações devem ser vistos detalhadamente. O tempo em que existe a obstipação também é fundamental. É claro que para isso é preciso atenção ao paciente. É muito importante saber se há situações como sangramento, dor para evacuar e o histórico pessoal e familiar, incluindo história familiar de câncer de intestino. A situação nutricional, emocional e as cirurgias anteriores, incluindo partos, também são importantes. Deve-se conhecer tratamentos anteriores, já que é comum o uso de laxantes, com ou sem orientação médica.


==============Para um diagnóstico preciso é necessário um Médico qualificado e que saiba fazer ou interpretar desde exames simples até os mais sofisticados. Por isso que sempre insisto na qualificação e experiência do Médico. Há quem ache que é um problema fácil e banal, mas o Médico que conhece as inúmeras causas da obstipação avalia seu paciente com cuidado. Por exemplo, se a obstipação acontece pela presença de uma obstrução, por exemplo um câncer de intestino, o uso de fibras pouco irá ajudar.


=================O tratamento, como tudo em Medicina, deve ser personalizado. Não se deve usar laxantes sem indicação ou acompanhamento médico, e não são todas as pessoas que melhoram apenas com medicamentos. Cada caso deve ser visto individualmente. Como dizia o grande William Osler, brilhante Professor:

“O BOM MÉDICO TRATA A DOENÇA, MAS O GRANDE MÉDICO TRATA O DOENTE”.


Quanto a saída de liquido semelhante a óleo nas fezes, não me parece que- isoladamente- seja algo perigoso. É claro que, se for associado a outros sinais e sintomas tais como sangramento ao evacuar, emagrecimento, dor ou desconforto ao evacuar, etc. a situação muda de figura.
Mas, como sempre, caso continue preocupado(a) recomendo que seja avaliado(a) por um Médico experiente. É sempre melhor optar pela prudência.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dr. Lucas Defanti
Gastroenterologista, Hepatologista, Especialista em clínica médica
Rio Das Ostras
O melhor a ser realizado, neste caso é consultar-se com um gastroenterologista/hepato de sua confiança, a fim de esclarecer detalhadamente cada dúvida.

Especialistas

Mariana Schwab

Mariana Schwab

Endocrinologista

Nova Venécia

Raphael Ferreira

Raphael Ferreira

Gastroenterologista

Rio de Janeiro

William Wilkens Helrigle

William Wilkens Helrigle

Gastroenterologista

Jataí

Ana Flavia Carrijo Chiovato

Ana Flavia Carrijo Chiovato

Gastroenterologista

Uberaba

Renata Maria Monteiro Leite

Renata Maria Monteiro Leite

Endocrinologista

Rio de Janeiro

Andre Luiz Neto Fontoura

Andre Luiz Neto Fontoura

Endocrinologista, Médico clínico geral, Pediatra

Cabo Frio

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 47 perguntas sobre Esteatorréia
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.