Tenho Knuckle pads nos 2 dedos indicadores da mão. Existe cura/tratamento/cirurgia?

2 respostas
Tenho Knuckle pads nos 2 dedos indicadores da mão. Existe cura/tratamento/cirurgia?
Olá, bom dia.
Em nosso meio, costumamos chamar de garrod knuckle pads, ou nódulos de garrod, os nódulos que acometem a articulação dos dedos (interfalangeana proximal), e estão associados a uma doença chamada dupuytren.
Atualmente, a doença de dupuytren é considerada uma doença com origem genética, autossomica dominante, ou seja, é provável a presença nos pais, mães, avós, filhos, etc...
É uma doença autolimitada, caracterizada por uma proliferação indiscriminada de celulas como fibroblastos e miofibroblastos, mesma celula presente nos tevidos cicatriciais.
É caracterizada pela formacao de nodulos (inicialmente) que com o tempo vao se juntando e formando cordas, que seguem a linha dos dedos em direcao a palma da mao (principalmente do 4⁰ dedo)
Essa doença não tem cura, porém, o tratamento cirúrgico, quando indicado, é capaz reestabelecer a anatomia e funcionalidade normal da mao.
Um dado importante é que quando existem os nódulos de garrod, é possível que a doença seja mais agressiva... evoluindo mais rapidamente para deformidade.
É importante definir se o que chamamos de "knuckle pads" é de fato um nódulo de garrod, ou se trata de outras alterações articulares como sinovite, traumas repetitivos, ou até mesmo atrito recorrente no dorso dos dedos pelo trabalho ou outra atividade causando "calos", facilmente confundidos com os nódulos de garrod.
O melhor a fazer é procurar a ajuda de um especialista em cirurgia da mão para que seja realizado o diagnóstico e o tratamento correto.
Espero ter ajudado

A indicação cirúrgica para uma deformidade como a que você descreve depende muito do exame físico para definir a causa da lesão e as possíveis consequências futuras. A cirurgia pode ser estética ou funcional, sempre buscando proteger o que é saudável e melhorar sua situação onde possível.
Recomendo buscar um cirurgião da mão para uma avaliação em pessoa.
Te convidamos para uma consulta: Consulta cirurgia da mão - R$ 300