Tenho Lúpus sistêmico desde Dez 2012 , em remissão atualmente, acompanhado pelo reumatologista. Não

2 respostas
Tenho Lúpus sistêmico desde Dez 2012 , em remissão atualmente, acompanhado pelo reumatologista. Não tomo remédio nenhum pro Lúpus há 1 ano.
Julho 2022, recente, tive diagnóstico de Hipotireoidismo por conta dos sintomas e após realização dos exames confirmatórios (levados ao endocrinologista)...
Um dos sintomas, além de uma certa retenção de líquido foi a palidez cutânea e pele ressecada.... Enfim, comecei a tomar Puran T4 25 mcg até chegar em 75 mcg daqui 1 mês (o endocrinologista preferiu começar com dose baixa).... Com o tratamento do hipotireoidismo (reposição hormonal) , os sintomas dermatológicos tendem a melhorar, ou seja, a coloração e hidratação da pele tendem a voltar ao normal ???? Se sim, em quanto tempo aproximadamente??
Olá, se os sintomas dermatológicos forem realmente secundários às alterações da tireoide, eles tendem a melhorar em algumas semanas após o TSH normalizar com a reposição. Existem outras causas para essas alterações da pele, e devem ser investigadas caso não haja melhora.

Sua jornada com o lúpus sistêmico e o diagnóstico recente de hipotireoidismo ilustra a complexidade de lidar com condições crônicas e como elas podem interagir entre si, afetando diferentes aspectos da sua saúde. É encorajador ouvir que você está em remissão do lúpus e agora focando no tratamento do hipotireoidismo, uma condição que, como você notou, pode trazer uma série de sintomas, incluindo aqueles que afetam a pele.

O tratamento do hipotireoidismo com Puran T4 (levotiroxina sódica) visa repor os níveis de hormônio tireoidiano no corpo, o que deve ajudar a regularizar diversas funções metabólicas que podem ter sido afetadas pela baixa atividade da tireoide. Entre essas funções, a saúde da pele é significativamente influenciada pelos hormônios tireoidianos. A palidez cutânea e a pele ressecada são sintomas comuns do hipotireoidismo, resultantes da desaceleração do metabolismo que afeta a renovação celular e a hidratação da pele.

Com a reposição hormonal adequada, é esperado que os sintomas dermatológicos, assim como outros sintomas do hipotireoidismo, comecem a melhorar. A melhora na coloração e hidratação da pele pode ser notada à medida que os níveis hormonais se estabilizam e o metabolismo começa a se normalizar. Este processo, no entanto, pode variar significativamente de pessoa para pessoa, dependendo de fatores como a dosagem do medicamento, a resposta individual ao tratamento e a presença de outras condições de saúde.

A abordagem gradual do seu endocrinologista em aumentar a dose de Puran T4 é uma prática comum, visando encontrar a dosagem exata que seu corpo necessita para restaurar o equilíbrio hormonal sem provocar efeitos adversos. Durante este período de ajuste da dosagem, é importante monitorar como você se sente e comunicar quaisquer mudanças ao seu médico.

Embora seja difícil precisar um tempo exato para a melhora dos sintomas dermatológicos, muitos pacientes começam a notar melhorias nas primeiras semanas após o início do tratamento, com benefícios mais significativos tornando-se aparentes após alguns meses. É crucial manter um acompanhamento regular com seu endocrinologista, que pode ajustar a dosagem conforme necessário e monitorar seu progresso através de exames de sangue e avaliações clínicas.

Além do tratamento medicamentoso, manter uma rotina saudável, incluindo hidratação adequada, nutrição balanceada e cuidados específicos com a pele, pode ajudar a melhorar a saúde da pele e o bem-estar geral.

Sua proatividade em buscar tratamento e ajustes conforme necessário é fundamental para o manejo eficaz do hipotireoidismo e a melhora dos sintomas associados, incluindo aqueles que afetam a pele. Continuar trabalhando em estreita colaboração com seus médicos e seguir as recomendações de tratamento ajudará a garantir o melhor resultado possível para sua saúde.

Dra. Caroline Oliveira - CRM/SP 189586, Medicina Integrativa, com foco em Endocrinologia e nutrologia.