Tenho micropolicistico, no ovario direito está 6,76cm e da esquerda 5,91cm Posso operar ???

2 respostas
Tenho micropolicistico, no ovário direito está 6,76cm e da esquerda 5,91cm. Posso operar?
A maioria dos cistos simples de ovário são benignos e podem ser acompanhados por seu Ginecologista com ultrassonografias, podendo ter indicação cirúrgica em alguns casos, levando em consideração o tamanho e evolução. Porém os cistos complexos de ovário merecem maior atenção, pois podem ter risco aumentado de câncer. São precisos mais dados sobre o seu caso, como sua idade e história da evolução, mas na investigação podem ser necessários dosagem de marcadores tumorais na corrente sanguínea e outros exames de imagem (tomografia ou ressonância). Quando há maior possibilidade de câncer pela investigação inicial, a cirurgia é indicada por profissional especialista em oncologia, pois a cirurgia envolve uma avaliação completa da cavidade abdominal e remoção ampliada do útero e ovários, assim como os gânglios linfáticos de drenagem e outros órgãos que possam estar envolvidos, aumentando as chances de cura.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá. Sempre siga as orientações do seu médico. Agende a sua consulta de reavaliação e esclareça suas dúvidas.
A sua avaliação clínica através da sua história clínica, suas queixas e exame físico é fundamental para o diagnóstico e tratamento corretos.
Você tem ovário policístico ou tem a síndrome do ovário policístico? Ter o ovário policístico não significa ter a síndrome do ovário policístico.
O tratamento cirurgico geralmente não é necessário, mas o seu caso precisa ser revisto.
Existe uma cirurgia de exceção que pode ser realizada, o chamado drilling ovariano. No entanto, essa cirurgia somente deve ser indicada em situações especiais.
O ovário policístico é uma síndrome endócrino-metabólica de caráter genético e hereditário. Cursa com irregularidade menstrual, acne, oleosidade excessiva da pele, excesso de pêlos, cistos nos ovários, aumento dos hormônios androgênicos, diabetes, obesidade, alterações do colesterol, doenças cardiovasculares, etc. Outras alterações hormonais precisam ser descartas como hiperprolactinemia, menopausa, alterações da tireoide.
Não tem cura mas controle, baseado em mudanças do estilo de vida, atividades físicas regulares, perda e controle de peso, dieta pobre em carboidratos e gorduras.
O anticoncepcional não trata o ovário policístico mas controla os sintomas como irregularidade menstrual, acne e cistos nos ovário. Ao cessar o anticoncepcional, os sintomas poderão voltar.
Converse com o seu médico. Esclareça suas dúvidas. Agende a sua consulta.

Especialistas

Arthur Andrade Alves

Arthur Andrade Alves

Ginecologista

Governador Valadares

Leticia Machado dos Reis

Leticia Machado dos Reis

Médico clínico geral

Belo Horizonte

Joao Vitor Torres

Joao Vitor Torres

Ginecologista

Serra Talhada

Henrique M Abrão

Henrique M Abrão

Ginecologista

São Paulo

Givago Furtado

Givago Furtado

Ginecologista

Castanhal

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 668 perguntas sobre Cistos Ovarianos
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.