tenho muita dificuldade para manter contato visual prolongado e toque físico me deixa muito desconfo

17 respostas
tenho muita dificuldade para manter contato visual prolongado e toque físico me deixa muito desconfortavel quando não vem de alguém de extrema confiança. me concentrar durante uma aula também é bastante complicado pra mim, principalmente se tiver muito barulho (que me incomoda bastante), e eu queria saber se isso pode estar relacionado com alguma neurodivergencia e se é preciso consultar com um psicologico ou neurologista?
É interessante avaliar com um profissional da área da saúde. Procure um neurologista, psicólogo ou psiquiatra para uma avaliação das dificuldades apresentadas.

Sim, pode indicar uma neurodivergência, só que sem uma avaliação não é possível afirmar nada. Porém, independente de diagnóstico, é interessante engajar em um processo terapêutico com um psicólogo, já que se trata de uma queixa de questões complexas que podem prejudicar e trazer certo nível de sofrimento para quem experiencia... Em terapia é possível investigar mais a fundo esses pontos que você trouxe, além de progressivamente poder começar também a desenvolver estratégias interessantes para seu caso! Se tiver interesse, me coloco à disposição, seja como for, desejo boa sorte na sua jornada
É compreensível que essas dificuldades estejam causando desconforto. A dificuldade em manter contato visual prolongado, desconforto com toque físico e dificuldade de concentração em ambientes barulhentos podem estar relacionados a diversas questões. Para uma compreensão mais precisa e orientação adequada, seria recomendável consultar um psicólogo, para ajudar a explorar essas questões mais a fundo, fornecer estratégias de enfrentamento e oferecer suporte emocional.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 120
Compreendo a complexidade dos desafios que você está enfrentando, e é muito corajoso abordar essas preocupações. A dificuldade em manter contato visual prolongado, o desconforto com o toque físico e as dificuldades de concentração podem ter diversas origens, e é apropriado considerar uma abordagem profissional para uma compreensão mais aprofundada.

Do ponto de vista psicanalítico, esses sintomas podem estar ligados a experiências passadas, traumas ou questões emocionais não resolvidas. A aversão ao contato visual e ao toque pode ser reflexo de sensibilidades emocionais ou necessidades específicas de espaço pessoal. A dificuldade de concentração, especialmente em ambientes ruidosos, pode estar relacionada a fatores emocionais ou ansiedades subjacentes.

No entanto, é importante destacar que esses sintomas também podem estar associados a condições neurodivergentes, como o Transtorno do Espectro Autista (TEA) ou outros distúrbios sensoriais. A presença de sensibilidade sensorial elevada é comum em algumas condições neurodivergentes, e isso pode se manifestar através de desconforto diante de estímulos visuais, táteis ou auditivos.

Recomendaria, em primeiro lugar, buscar a orientação de um psicólogo, que poderá realizar uma avaliação mais aprofundada dessas dificuldades. Um profissional de saúde mental pode explorar a história de vida, as emoções subjacentes e oferecer estratégias terapêuticas para lidar com essas questões.

Caso necessário, o psicólogo pode encaminhar você para uma avaliação neurológica com um neurologista ou outro especialista, caso suspeitem de uma possível neurodivergência. A colaboração entre diferentes profissionais pode proporcionar uma abordagem holística para compreender e tratar suas dificuldades.

Lembre-se de que cada pessoa é única, e a abordagem terapêutica será personalizada de acordo com suas necessidades e circunstâncias específicas. Ao buscar ajuda profissional, você estará dando um passo importante em direção ao entendimento e manejo dessas questões. Estou aqui para apoiar e esclarecer qualquer dúvida adicional que possa surgir ao longo desse processo.
Espero ter te ajudado.Grande abraço!!

Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicanálise
Olá. Sim, pode ser que se relacione com alguma neurodivergência, mas não necessariamente. Consulte com psicólogo para ter um direcionamento mais adequado para você em específico. Abraço.
acredito que o melhor caminho seria uma avaliação neuropsicologica para auxiliar em alguns diagnósticos.
Penso ser válido fazer uma avaliação médica primeiramente e depois você pode iniciar um acompanhamento psicológico.
Sim, pode. Procurar um psicólogo ou um psiquiatra certamente te ajudará, principalmente pq esse processo é doloroso pra vc e não precisa ser assim.

Os sintomas que você descreve, como dificuldade em manter contato visual prolongado, desconforto com toque físico e dificuldade em se concentrar durante uma aula, especialmente em ambientes barulhentos, podem estar relacionados a várias condições, incluindo possíveis neurodivergências. Algumas condições como o Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), o Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) e a Sensibilidade Sensorial são exemplos de condições que podem apresentar essas características.

É importante ressaltar que apenas um profissional de saúde qualificado, como um psicólogo ou neurologista, pode realizar uma avaliação adequada para determinar se esses sintomas estão associados a uma condição específica. Esses profissionais podem conduzir avaliações clínicas, entrevistas e, em alguns casos, utilizar instrumentos específicos para ajudar a identificar as necessidades individuais.
Olá. Sugiro que busque um psiquiatra. Em seguida, pode ser que essa ou esse profissional encaminhem você para acompanhamento psicológico e / ou avaliações com outros profissionais.
Boa noite.. essas dificuldades comportamentais que você vem vivenciando , pode estar sim relacionados a questões de neurodivergentes, entretanto,será necessário uma avaliação de um neuropsicólogo e também de um psiquiatra , para entender quando começou esses processos e trazer um caminho diagnóstico.
Grande abraço .
Uma avaliação psicológica e psicoterapia são necessários com esses sinais, para melhorar sua qualidade de vida.
Seu relato é complexo, acredito que lhe traga muito desconforto! Será que é recente? Tente uma avaliação psicológica e sessões de psicoterapia, as quais poderão lhe ajudar a superar esses obstáculos. Boa sorte!
Olá, como vai?
Sim, é muito importante buscar ajuda nas duas especialidades que você mencionou.
Assim poderá ter mais qualidade de vida.
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicologia - R$ 360
Olá... o contato ocular é onde começamos os vínculos afetivos, primeiro contato é na amamentação onde o bebê e a mãe fazem esse contato, quando temos dificuldade de manter esse contato ocular, provavelmente nesse período de amamentação tive alguma questão e consequentemente temos dificuldades em nos vincularmos ao outro e a desconfiança é uma defesa desse "bloqueio ocular".
Te aconselharia procurar uma terapia corporal Reichiana, pois isso será muito bem trabalhado e a profissional poderá lhe dizer se precisaria de uma avaliação neuropsicologica.
Estamos tendo inúmeras diagnóstico de autismo e muitas vezes são bloqueios que podem ser trabalhados.
Espero ter ajudado.
Abraço.
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia - R$ 250
Boa tarde,
São poucos dados para ter uma ideia finquem-se trata, mas ajuda psicológica vai ajudar a identificar os gatilhos e resolver o problema
Compreendo suas preocupações relacionadas ao contato visual, desconforto com toque físico e dificuldades de concentração em ambientes barulhentos. Esses sintomas podem ter origens diversas, desde ansiedade social até características do espectro autista. Recomendo uma avaliação psicológica abrangente para uma compreensão mais precisa.

Uma avaliação neuropsicológica, conduzida por um especialista, é indicada para investigar essas questões, fornecendo insights sobre possíveis causas neurobiológicas. Sugiro considerar essa avaliação para uma análise mais específica e, se necessário, encaminhamento para outras especialidades. Estou disponível para oferecer apoio contínuo e esclarecer dúvidas ao longo desse processo. Agradeço por compartilhar suas preocupações.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!