Tenho pitiríase versicolor desde adolescente, faço tratamento e sempre volta. É de fato uma condição

3 respostas
Tenho pitiríase versicolor desde adolescente, faço tratamento e sempre volta. É de fato uma condição crônica? Quais cuidados devo ter para previnir novas recidivas? O glúten tem alguma influência na manifestação das manchas? Me incomoda demais.
Olá! Em alguns pacientes a Pitiríase Versicolor pode se cronificar e ser recorrentes, necessitando de tratamentos mais prolongados- alguns tratamentos profiláticos duram até 6 meses.
Há situações que podem predispor a recidiva ou surgimento das lesões como calor, transpiração excessiva, uso de produtos oleosos, etc. Mas há situações de recidiva que não se encontra nenhum fator desencadeante para o retorno das lesões.
Desconheço estudos que relacionem o glúten com a Pitiríase Versicolor recorrente.
Espero que tenha ajudado.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
No caso da pitiriase versicolor é interessante manter tratamento profilatico por no minimo seis meses , usando sabonetes adequados, loções proprias antifungicas , e 300 mg de fluconazol uma vez por mes .
olá! A Pitiriase Versicolor é causada por um fungo do gênero Malassesia. Esse fungo vive naturalmente na nossa pele, sem provocar doença. Em algumas situações ele se desenvolve causando aquelas manchas que você conhece bem. Normalmente um tratamento único, podendo ser com medicações orais ou cremes já resolve. Porem, algumas pessoas, como deve ser seu caso, possuem uma pele mais oleosa e com certas características, que o fungo "gosta", se adapta melhor, e encontra um ambiente ideal para se desenvolver, causando a pitiriase. Nesse caso existem tratamentos mais prolongados específicos.
Mas o controle da oleosidade da pele, com sabonetes próprios, filtros solares e hidratantes com controle de oleosidade, uso de roupas leves que permitam a transpiração podem ajudar a diminuir a recorrência das lesões.
Não existem estudos até o momento que relacionem as manifestações ao glúten.

Especialistas

Juliana Ribeiro Leitão

Juliana Ribeiro Leitão

Dermatologista

Fortaleza

Juliana Alves Tepedino

Juliana Alves Tepedino

Generalista

Niterói

Camila Medeiros

Camila Medeiros

Dermatologista

Petrolina

Elisabeth Maria Csoka

Elisabeth Maria Csoka

Dermatologista

São Paulo

Camila Fialho

Camila Fialho

Dermatologista, Especialista em medicina estética

São Paulo

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 25 perguntas sobre Pitiríase
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.