tenho problema eu sei ler mas nao sei contar dinheiro fico tremendo na frente de todos as outras pes

22 respostas
tenho problema eu sei ler mas nao sei contar dinheiro fico tremendo na frente de todos as outras pessoas tremor no corpo nas maos e na hora de pegar um copo
Dra. Lisiane Hadlich Machado
Psicólogo, Psicanalista
Niterói
Olá! Não sei que idade você tem, mas isso pode ser sintoma de insegurança, baixa auto estima, fobia social, timidez. Sugiro iniciar uma terapia para entender as causas e melhorar sua segurança no contexto social. Na psicologia junguiana trabalhamos as causas, emoções, o inconsciente que esta por trás da sua crise de ansiedade ou nervosismo. Espero ter ajudado.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
 Indayá Jardim de Almeida
Psicólogo, Psicanalista
Rio de Janeiro
Olá. Qual sua idade? Você não sabe contar dinheiro ou não sabe na frente dos outros? Esses tremores podem estar associados á diversas questões, inclusive neurológicas, por isso, é importante buscar um psicólogo para que sejam investigadas as causas emocionais relacionadas ao sintoma e avaliada a necessidade do trabalho conjunto com outros profissionais, como por exemplo, o neurologista. Caso queira marcar uma entrevista estou à disposição!
 Marina Miceli
Psicólogo
Rio de Janeiro
Olá! Sinto muito que esteja passando por esse desconforto. Sobre a sua pergunta, é sempre importante investigar primeiro se não existe nenhuma questão fisiológica ou alteração neurológica. Tremor é um comportamento/sintoma bastante comum no Transtorno de Ansiedade Generalizada, em pessoas com baixa autoestima, insegurança,etc. Iniciar o tratamento psicoterápico com certeza irá te ajudar a lidar melhor com essa dificuldade e fortalecer sua autoestima.
Se desejar agendar uma primeira consulta, é só enviar uma mensagem e marcaremos um horário!
Por ter mencionado ter dificuldades com contas relacionadas especificamente com dinheiro, pode ser algum fator inconsciente que necessita maior investigação junto a um profissional psicólogo/psicanalista a fim de compreender o porquê dessa dificuldade justamente quando se trata de dinheiro, e se é apenas nessa situação.
Já se há problemas com contas para além da contagem de dinheiro, considerando as tremedeiras no corpo, na mão, e na hora de pegar um copo, pode ser algum problema de ordem neurológica, como uma discalculia, o que não parece ser o caso, mas há de se considerar as tremedeiras que tem nessas situações específicas.
Enfim, é recomendado investigar mais a fundo com um profissional capacitado.
Dr. Josenilson Cavalcanti
Psicólogo, Psicanalista
Gravatá
O que o dinheiro significa para você? A resposta a essa pergunta pode lhe trazer respostas esclarecedores para a questão informada.
OLA, boa tarde algumas hipóteses pode ser fobia social, timidez . Sugiti que Procure um psicólogo para te ajudar
Olá! Seria necessário compreender melhor o contexto em que essas situações ocorrem. De modo geral, sentir desconforto, insegurança em realizar atividades comuns na frente de outras pessoas pode indicar fobia social, mas sinaliza também a necessidade de realizar um treino de habilidades sociais, a ser avaliado.
Procure a ajuda de um psicólogo para lhe ajudar a rastrear o que instalou e mantem esses comportamentos e que te ajude a traçar estratégias de intervenção.
 Luiza Sundfeld
Psicólogo
São José dos Campos
A gente precisaria entender quais são os pensamentos associado a situação. A forma como interpreta influencia em como se sente. Além de um treino de habilidades pra te ajudar.

Sugiro que procura um psicólogo TCC.
Olá! Sinto muito que esteja passando por isso. Para entender melhor o seu comportamento é importante compreender o contexto em que essas situações ocorrem, além de investigar se existe alguma questão fisiológica ou alteração neurológica. Recomendado investigar em terapia. Caso queira marcar atendimento estou à disposição!
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia - R$ 150
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.
São sintomas que pela frequência que ocorrem merecem uma atenção. Nesse caso a terapia pode ser uma ótima opção. Avaliar junto com um profissional os prejuízos que anda tendo no seu dia a dia, em que momentos esses sintomas aparecem, a frequência, e suas estratégias para amenizar esses sentimentos ruins, e com o psicólogo, tatear a experiência no momento da sessão quando for eliciada, a partir daí, acredito que a psicoterapia ajudará a desenvolver uma atenção mais flexível sobre os momentos que causam sofrimento e a identificar padrões de comportamento e suas funções. Espero ter ajudado, caso queira alguma informação estarei a disposição
É preciso investigar mais o que o dinheiro ou a ação de contar de dinheiro diante de outras pessoas representa para você. Um profissional poderá te ajudar nisso. Parece haver algum evento traumático que se atualiza toda vez que você precisa contar dinheiro diante das pessoas, causando esses sintomas de ansiedade. Muito provavelmente as causas são inconsciente e podem ser levadas a consciência através da psicoterapia ou psicanálise.
 Thiago Santana
Psicólogo
Mogi das Cruzes
Olá, boa tarde! Recomendo que faça uma consulta com um profissional, afim de compreender melhor a sua queixa. Uma boa anamnese (entrevista inicial) poderia dar parâmetros para compreender se trata-se de uma questão de ansiedade, neurológica, déficit de habilidades sociais, dentre outros. O importante é buscar ajuda, investigar de fato os prejuízos que isso lhe causa e buscar a melhor intervenção possível.
Dr. Guilherme Schezzi Botelho
Psicólogo
Ribeirão Preto
Olá!! Se o seu caso envolver vários tipos de medos sempre que esteja na frente das pessoas, pode estar relacionado ao transtorno de ansiedade social (fobia social), onde o medo da avaliação das outras pessoas gera muita ansiedade e na maioria das vezes, evitação de situações de exposição social. Existe tratamento para esse tipo de dificuldade.
 Gisele Rodrigues
Psicólogo
Florianópolis
Olá. Tenho confiança de que psicoterapia vai te ajudar a entender e lidar melhor com essa situação. Abraço.
 Rafaela Maluf
Psicólogo
São Paulo
Pelo que descreve, parece que você está enfrentando desafios específicos relacionados à contagem de dinheiro e experimentando tremores, o que pode ser uma situação preocupante para você. Essas dificuldades podem ter várias origens, inclusive emocionais ou neurológicas. É fundamental entender melhor esses sintomas para oferecer o suporte adequado.

Para investigar as causas subjacentes a esses sintomas e explorar as melhores estratégias de manejo, recomendo fortemente que você considere uma consulta com um psicólogo. Durante a avaliação, podemos discutir em detalhe suas experiências e determinar se há fatores emocionais contribuindo para o que você está vivendo. Além disso, podemos avaliar a necessidade de um acompanhamento multidisciplinar, que pode incluir a consulta com um neurologista, caso seja indicado.

Entendo que buscar ajuda pode ser um grande passo, mas estou aqui para apoiá-lo(a) neste processo. Estou à disposição para ajudá-lo.
 Gabrielle Braga
Psicólogo, Psicanalista
Belo Horizonte
Essas dificuldades podem ter origens tanto emocionais, quanto neurológicas/biológicas. Por isso, pode ser importante você avaliar a possibilidade de se consultar com um médico para esclarecer se há ai uma questão biológica por detrás dos tremores.

Juntamente com a avaliação se há uma origem biológica para esses tremores pode ser importante garantir um espaço individual para que você possa dizer sobre essa sua experiência para um outro que te escute e onde você mesmo possa se escutar.

Pode ser que a partir do sintoma do tremor você entre em um processo de transformar esse sintoma em um enigma sobre si mesmo, que poderá te direcionar para questões específicas da sua própria história que podem estar sendo expressadas através do sintoma do tremor, ou seja, o tremor pode estar sendo uma forma do seu psiquismo dizer algo que não está conseguindo dizer com palavras. Em um processo de análise você terá espaço para aprender "a contar" (que é o que não está conseguindo fazer agora) sua própria história para um outro que não está ali na posição de julgar ou avaliar.
 Kezia Felix
Psicólogo
Nova Lima
Olá! Com atendimento em Psicoterapia e passando mais informações em relação à idade, frequencia com que isso acontece, se é somente na frente de outras pessoas poderíamos te direcionar melhor. De toda forma pode ser questões relacionadas a insegurança em contar dinheiro na frente das pessoas, pode ser discalculia (dificuldade para nomear e compreender quantidades matemáticas, números, símbolos...). De toda forma estou à disposição, abraço.
Oi! Pelo seu relato, não posso dar uma resposta concreta, pois preciso de mais detalhes. No entanto, parece ser uma questão de insegurança e timidez. Estou à disposição! Tenha uma ótima semana.
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicologia - R$ 50
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.
 Henrique José Almeida
Psicólogo
Belo Horizonte
Olá, recomendo buscar acompanahmento psicologico para ser avaliado(a). A ansiedade é uma reação temporária e normal do corpo a situações que causam preocupação ou medo, como precisar fazer uma apresentação em público, ter uma entrevista de emprego ou fazer um exame na escola.No entanto, quando a ansiedade é intensa, surge sem motivo aparente e atrapalha as tarefas diárias, pode indicar um transtorno de ansiedade como o transtorno de ansiedade generalizada, transtorno de pânico ou fobia.Quando indentificado, o tratamento da ansiedade pode envolver psicoterapia e o uso de medicamentos.
Os principais sintomas do transtorno de ansiedade são:

Preocupação constante;
Dificuldade para relaxar;
Dificuldade para concentrar;
Falta de atenção;
Alterações do sono;
Raciocínio confuso;
Dor de cabeça;
Cansaço fácil;
Sensação contínua de que algo de mau pode acontecer.
 Ana Paula Vitari
Psicólogo
São Caetano do Sul
Seria importante você fazer psicoterapia para te ajudar a lidar com suas dificuldades.
Estou disponibilizando breve consulta gratuitamente
 Alice Ferreira Coutinho
Psicólogo
Rio de Janeiro
tenho problema eu sei ler mas nao sei contar dinheiro fico tremendo na frente de todos as outras pessoas tremor no corpo nas maos e na hora de pegar um copo
O tremor e a ansiedade que você sente diante dessas situações revelam algo que vai além do corpo: uma angústia ligada ao encontro com o olhar do Outro e o que ele representa para você. Nosso trabalho é escutar esse sofrimento e dar espaço para que ele possa ser compreendido e transformado

Especialistas

Alexandre Zatera

Alexandre Zatera

Médico do trabalho, Psiquiatra, Médico perito

Canoinhas

Sílvia Helena Santana

Sílvia Helena Santana

Psiquiatra

Recife

Matheus Herkenhoff

Matheus Herkenhoff

Psiquiatra

Vitória

Rafael Lisboa

Rafael Lisboa

Psiquiatra

Natal

Maria de Fátima de Paula Pissolato

Maria de Fátima de Paula Pissolato

Psiquiatra

Belo Horizonte

Tábita Tomelin

Tábita Tomelin

Psiquiatra

Jaraguá Do Sul

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 606 perguntas sobre Retardo Mental
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.