tenho problemas para dormir e descansar bem. devo ir a um psicólogo?

23 respostas
tenho problemas para dormir e descansar bem. devo ir a um psicólogo?
Olá, seria importante procurar fazer uma avaliação psicológica com o intuito de se aprofundar e trabalharas essas questões citadas.
Boa sorte.

Seria interessante você começar a identificar quais fatores estressantes podem estar prejudicando o seu ciclo de sono, se esse problema é diário e persistente, quanto tempo dura...Dormir bem é fundamental para que possamos trabalhar, estudar, produzir e viver melhor. Evite o uso de telas (tv, celular, tablet) algumas horas antes de dormir pois a luminosidade pode passar a informação para o nosso cérebro de que ainda é dia ou muito cedo e contribuindo para que o nosso relógio biológico fique um pouco fora do prumo e com isso, o horário de dormir. Sugiro que procure sim uma terapia, faça análise pois a questão do sono pode trazer outras queixas a quais você nunca teve a oportunidade de se deparar. Com o tratamento em curso, se for necessário, o profissional que atender você verá a necessidade de encaminhar para outros profissionais como clinico geral, neurologista ou especialista em distúrbios do sono. Cuide-se, um abraço.
O ideal é fazer uma avaliação psicológica com um Psicólogo, identificar suas demandas e caso haja necessidade procurar um médico.
Ola, sim a Psicoterapia tem recursos e tecnicas que podem te ajudar a construir uma rotina do sono que seja mais saudável para você. Dar este passo para iniciar a sua terapia è um excelente começo.
Sim, é importante identificar questões que possivelmente estão lhe incomodando, a psicoterapia pode ser um processo eficaz para que você tenha noites de sono tranquilas.

Abraços!
Acho interessante uma consulta com um psicólogo pra. Investigar essa questão.
Não raramente o que você apresenta está relacionado aos ciclos de pensamentos que impulsionam emoções ligadas ao desconforto e agitação. A fim de quebrar estes ciclos, a Terapia EMDR associada ao estudo da dor tem trazido ótimos resultados.
Olá boa noite!

Talvez vc esteja com o distúrbio do sono ou quem sabe está com uma ansiedade que não te permite relaxar. É importante buscar ajuda de um psicólogo clínico com certeza irá te ajudar.
Olá! Problemas com o sono pode estar relacionado a diferentes fatores, psicológicos ou físicos. É indicado que busque descartar sintomas relacionados ao biológico/fisiológico com um médico especialista. Avalie sua rotina e outros problemas de saúde que possam estar relacionados. De qualquer forma, um psicólogo pode sim ajudar auxiliando com técnicas para higiene do sono e através da terapia se busca uma vida mais leve e menos estressante, melhorando assim sintomas que prejudiquem o sono. Um abraço, Laís.
Olá, procure psicologo(a) especialista em saúde mental, com vasta experiências em casos clinicos. Sua pergunta é de compreensão da saúde mental. Existem diversas possibilidades dentro dessa condição (de dificuldade para dormir) que um bom especialista poderá te auxiliar a investigar. Rever seu funcionamento de rotina, entender como tem estado todas as áreas de sua vida é uma das formas de melhor compreensão do que tem ocorrido. Sim, consultar com profissional da psicologia fará uma grande diferença, principalmente se for um(a) psicologo(a) especializado.
Olá, procure um psicólogo que irá avaliar todos os fatores envolvidos no seu problema. As terapias baseadas na Neurociências podem ajudar muito a entender e solucionar o problema. Cuide-se, boa sorte.
Muitas coisas fazem com que o individuo perca o sono, muito estresse, ansiedade, preocupações excessivas, enfim tb existe questões comportamentais, hábitos entre outras. Seria bacana sim vc ir em busca de uma ajuda profissional, a psicologia também poderá te ajudar a identificar por que esta perdendo seu sono.me deixo a disposição atendo on line!
Olá, boa noite!
Sim, o acompanhamento psicológico pode te ajudar a identificar o que pode estar ocasionando seu problema com o sono, trabalhar essas questões e, se for preciso, orientar a procura por ajuda médica.
Olá, o sono é um dos nossos reguladores sobre se algo não está bem, seria ideal procurar ajuda especializada.

Boa noite. Você precisa investigar o que está causando esse problema então sim, um psicólogo poderá ajudá-lo. Abçs!
Bom dia, não ficou muito clara sua pergunta, seu problema é para dormir, porém quando dorme tem uma noite razoável? Ou sofre de insônia? É sempre aconselhável fazer um check-up para descartar algum problema de saúde e em paralelo você pode procurar um terapeuta para te acompanhar neste processo;
Boa sorte!
Espero ter ajudado!
Olá, para ajudar você de forma mais pontual, precisaria conversar para entender várias coisas:
Desde quando você tem dificuldade para dormir?
Qual a frequência desse comportamento na sua rotina. De sete dias da semana, quantos dias esse comportamento se repete?
Como é sua rotina no dia a dia?
Você saberia me dizer que horário dia você produz melhor?
Essas e outras questões precisam ser respondidas para eu poder avaliar que situação você vive hoje.
Através da Psicoterapia podemos melhor a questão do seu sono, avaliar qual a melhor maneira de mudar essa sua realidade.
Sessões de Psicoterapia com o foco no resultado e em técnicas específicas, vai ajudar você modificar sua realidade. Grande abraço.
Olá,
Dormir é uma necessidade básica para o bom funcionamento cerebral. O sono é o espaço de manifestação dos restos diurnos e do inconsciente. Para tanto, precisamos embarcar , nos deixar levar para este momento em que a consciência se desliga. Nosso estado de alerta, demasiada estimulação cerebral como uso de celular e computadores podem interferir. Mas seria bom se perguntar se está se sentindo segura, confiante, se acredita que haverá amanhã. Quais as preocupações que te acometem? Pois tais questões podem gerar inquietação que afetam o sono.

A análise psicanalítica pode ajudar a desvendar, regular e aliviar estes excessos.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 120
Sim, é importante iniciar o processo terapeutico para avaliação e melhor orientação do tratamento correto.
Olá! Nosso sono pode ser afetado por diversas situações. Muitas vezes, até dormimos, mas não atingimos a fase do sono REM, que é quando acontece o descanso profundo essencial para a recuperação da energia física e para acordar bem disposto. Respiração lenta e profunda, além de exercícios de relaxamento antes de dormir, podem contribuir para melhoria da qualidade do sono. Técnicas de equilíbrio corpo, mente e emoção são sempre eficazes, busque orientação de um profissional qualificado. Abraços.
Uma vez que você identifica que algo não vai bem ou não segue o curso natural do seu funcionamento habitual, é importante buscar a causa e entender o que possivelmente estaria acontecendo, autoconhecimento pode contribuir nesse processo e a terapia pode ser muito eficaz. Espero ter ajudado e coloco-me a disposição. Um abraço!
Olá, indico que procure um clínico geral para ver as questões hormonais e de vitaminas no corpo porque muitas vezes pode esta relacionado a alguma alteração metabólica.
E em seguida buscar ajuda de um Psicólogo.
Bom dia, primeiramente, indico que você busque um médico para avaliar se é uma questão fisiológica. Caso não seja, busque um psicólogo para começar a tratar as questões emocionais que podem estar te impedindo de descansar e desligar. Espero ter ajudado, fique bem!

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!