Tenho síndrome do intestino irritável e diverticulite. Fiz tumografia e diverticulite não se encon

1 respostas
Tenho síndrome do intestino irritável e diverticulite.
Fiz tumografia e diverticulite não se encontra inflamada.
Posso comer cacau 100% em pó batido no liquidificador com água e banana?
Dr. Paulo Lopes
Gastroenterologista
São Paulo
Sua pergunta é interessante por que fala de 3 problemas bastante comuns:
a. Síndrome do Intestino Irritável
b. Doença Diverticular (que pode levar á diverticulite)
c. que dieta devo fazer se tenho uma Doença Digestiva

Por uma questão de espaço, vou EXPLICAR sobre o Intestino Irritável.
Os outros 2 temas já foram abordados em outras respostas que dei aqui. Caso se interesse, basta entrar no meu Perfil e procurar. Vai dar trabalho, mas poderá ter mais explicações genéricas. Lembro que tenho opiniões sólidas quanto á dietas e nem sempre opiniões ortodoxas, pois entendo que mesmo as dietas são PERSONALIZADAS.
Mas é necessário entender que NADA do que falo é específico para o senhor(a). Todo seu acompanhamento DEVE ser feito pelo seu médico(a) que conhece seu caso de modo personalizado.

Continuo em Aperfeiçoamento em uma Universidade na Inglaterra. As atividades sao intensas, e sobra pouco tempo para escrever aqui.
Mas já ultrapassamos o total de 3,3 milhoes de leitores, o que é algo que me honra. É isso que me faz encontrar tempo e energia para escrever.
Como sempre: nada escrevo especificamente sobre seu caso. Só seu médico(a) pode avalia-lo de modo personalizado, e minha recomendação é que SIGA TODAS AS ORIENTAÇOES de seu médico(a). Isso é válido TAMBÉM para todos os leitores que não sejam meus pacientes.

Vou EXPLICAR sobre a famosa Síndrome do Intestino Irritável.
Mas claro que o que falo é genérico, e não substitui a consulta com um médico(a) experiente.

INTESTINO IRRITÁVEL

====Síndrome do Intestino irritável pode apresentar dor em qualquer parte do abdomen (barriga), distensão abdominal, intestino preso, diarréia ou mesmo uma alternância entre diarréia e intestino preso.
Como tudo em Medicina, cada paciente se apresenta de modo particular: alguns tem mais dor, outros se queixam de intestino preso e muitos reclamam de abdomen distendido. Já recebi moças que me falaram: "Doutor, minha barriga está tão grande que parece que estou grávida"

===O diagnóstico exige um Médico com raciocínio clínico adequado e que conheça as apresentações clínicas da Síndrome.

====Há critérios para estabelecer o diagnóstico, mas nenhum critério substitui um bom Médico que tenha um excelente preparo e um excelente relacionamento com seu paciente.


Há pontos que quero ressaltar, baseados tanto na Literatura Médica quanto em minha experiência (que alcança 35 anos)

===1. a dor do intestino irritável pode acontecer em qualquer local do abdome

Mas é preciso saber se realmente a dor vem do intestino irritável. Isso se chama DIAGNÓSTICO DIFERENCIAL e um Médico de boa qualidade consegue faze-lo

====2. Se há perda ponderal importante, anemia ou sangramento digestivo, o diagnóstico raramente é intestino irritável

=====3. No tratamento do intestino irritável a confiança do paciente em seu Médico é um fator muito importante.

====4. Muitas vezes há associação entre problemas psicológicos e intestino irritável.
======Nesse caso, se for útil ao paciente, o bom Médico o encaminhará para tratar o problema encontrado. Pode ser depressão, pode ser ansiedade, ou mesmo uma mistura das duas. Pode ser até outros problemas de origem psicológica.
Mas, se preciso, deverá ser tratada.

5. Há um entendimento que a SII pode se associar ao supercrescimento bacteriano do intestino (SIBO), onde as bacterias desse local produzem gases, que explicariam a distensão no abdomen. Contudo, a Literatura Internacional ainda não estabeleceu isso de modo sólido. A hipótese é bastante interessante, e o tratamento da SIBO, em teoria, poderia ajudar a diminuir a distensão no abdomen. Provavelmente essa associação (SII e SIBO) não foi estabelecida de modo definitivo devido á problemas de metodologia. Para o(s) Médicos que gostam desse assunto, acredito que muitas coisas interessantes serão ainda descobertas, e isso poderá beneficiar seus pacientes.

Minha experiência:
Eu tive a sorte de, em 35 anos de prática médica aqui e no Exterior ver a evolução das medicações para Intestino Irritável. Houve uma melhora considerável desde quando eu era Residente, há muitos anos atrás. Hoje há medicamentos muito mais eficazes, e os Médicos sabem mais sobre o Intestino Irritável e seu tratamento. Há também mais conhecimento sobre dietas.
A associação do Intestino Irritável com a SIBO, embora seja aventada há um tempo relativamente longo, é algo que me desperta o interesse, pois pode levar a benefícios aos que tem SII. Entendo que, assim que a metodologia dos testes evoluir, saberemos muito mais sobre isso. E isso ajudará nossos pacientes.

E TAMBÉM

aprendi em todos esses anos que muitas vezes é preciso fazer exames. Mas todos os exames devem ser feitos como consequencia de um Raciocínio Clínico de alto nível, que vem por uma Consulta detalhada, feita por um Médico de alta qualidade. Não se deve pedir ou fazer exames a esmo, sem estarem embasados em um sólido Raciocínio Clínico. Mas muitas vezes os exames nos ajudam bastante.
Há um ditado Latino que diz: quanto melhor o diagnóstico, melhor (será) o tratamento.

Aprendi também em todos esses anos, que no Intestino Irritável o melhor tratamento é um Médico atencioso e que infunda CONFIANÇA em seu paciente. Se o paciente tem confiança de que nada grave acontecerá, vai ter um tratamento muito melhor e mais eficaz.

Finalmente

Para os que me perguntam sobre a SII, acredito que o segredo é terem um médico(a) de sua inteira confiança. Entendo ainda que um médico(a) assim não só permite como encoraja que seu paciente saiba bastante sobre seus problemas. E encoraja perguntas sobre as novidades que a Medicina descobre sempre (pois um bom Médico estuda sempre).

Todos os problemas que vemos na rotina profissional são PERSONALIZADOS. Nao há casos iguais, nem há pacientes iguais. E o Intestino Irritável requer que os médicos abordem seus pacientes de modo muito personalizado. Isso torna essa condição tão interessante, e a prática da Gastroenterologia algo tão fascinante.
Para os que não são meus pacientes, recomendo de forma enfática que sigam as orientações personalizadas de seus médico(as).

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?

Especialistas

Marcelo Tonus

Marcelo Tonus

Cirurgião geral

São José dos Campos

Nathália Guarnetti

Nathália Guarnetti

Cirurgião geral

São José do Rio Preto

Camilla de Almeida Martins

Camilla de Almeida Martins

Gastroenterologista, Internista

São Paulo

Bruna Biazi

Bruna Biazi

Coloproctologista

Erechim

Andressa Radziminski

Andressa Radziminski

Nutricionista

Rio Negrinho

Rodrigo Santin Rodrigues

Rodrigo Santin Rodrigues

Endoscopista, Cirurgião geral, Médico de tráfego

Juína

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 758 perguntas sobre Síndrome do intestino irritável
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.