Tenho síndrome do túnel do carpo se não operar o que pode acontecer?

14 respostas
Tenho síndrome do túnel do carpo se não operar o que pode acontecer?
A tendência é que os sintomas piorem como formigamento, perda de força nos dedos , sensação de “choque” em punhos e dedos além claro da dor . Sugiro que procure um cirurgião ortopedista ou que realize atendimento com a fisioterapia , ou até mesmo ambos .

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
O diagnóstico de túnel do carpo é clínico, e a indicação cirúrgica depende de alguns fatores da história e exame físico. Importante salientar que nem todo caso necessita de cirurgia. Normalmente tenta-se o tratamento conservador, com infiltração, uso de órtese noturna e reabilitação. Na falha do tratamento conservador está indicada a liberação cirúrgica. PACIENTES QUE SE APRESENTEM COM ATROFIA MUSCULAR SÃO CANDIDATOS A IR DIRETO PARA CIRURGIA.
Caso o paciente tenha indicação cirúrgica porém opte por não operar, o risco é haver progressão da doença, lesão nervosa, atrofia muscular e perda de função da mão.
Atrofia muscular aumento da parestesia e diminuição da função indico sempre a cirurgia pois os resultados são bem superiores ao tratamento conservador
Cirurgias são indicadas apenas para perda de função ou sensibilidade. Sugiro procurar um bom profissional fisioterapeuta, pois túnel de carpo tem bons prognósticos com um bom tratamento. Vale verificar região cervical, cotovelo, ombro..... essas estruturas em sobrecarga também geram Túnel do carpo(++)
Recomendo que identifique corretamente se existe a presença da Síndrome. Há tempos, esse diagnóstico tem sido melhor estudado e o tratamento conservador (sem cirurgia), avaliando-se desde as origens nervosas na região cervical, além de todo o trajeto do nervo mediano e musculaturas (e tecidos moles) associadas, pode propiciar ótimos resultados.
Boa noite! Nem sempre a indicação é Cirurgica. Te indico Terapia Neural.
É difícil dizer assim sem avaliar, porque cada caso é um caso, mas pode progredir para sintomas como: dor incapacitante, rigidez, perda de sensibilidade, atrofia muscular, diminuição de amplitude de movimento. Por isso é importante procurar um bom Fisioterapeuta, de preferência que atenda neurologia, para avaliar o comprometimento neural e ver a possibilidade de evitar o processo invasivo da cirurgia, através do tratamento fisioterápico e indicação de órteses.
A cirurgia é em último caso. A Acupuntura Distal tem se mostrado muito eficiente nessa síndrome com resultados imediatos. Procure um profissional qualificado. Boa sorte
Primeiramente o mais indicado é o tratamento conservador, e o fisioterapeuta é o profissional habilitado a tratar estes pacientes nesse primeiro momento, se este é detentor de conhecimentos da Osteopatia, Quiropraxia ou Acupuntura terá uma visão mais global deste problema e possivelmente não avaliará apenas o seu punho e regiões dolorosas, ele irá buscar a origem do problema através de uma investigação criteriosa que iniciam desde a sua postura. Avaliará sua coluna, músculos fáscias, nervos, vísceras, além da nutrição vascular de todo este complexo cervico-ombro-escapular. Caso o tratamento conservador não tenha resolvido o problema se faz necessário a cirurgia.
Na maioria destes casos o tratamento conservador, com fisioterapia é o mais indicado. Importante, antes de pensar em cirurgia, realizar uma avaliação e tratamento com fisioterapeuta ou osteopata que poderá ter um bom resultado, com a melhora dos seus sintomas.
Olá! Síndrome do túnel do carpo pode ser tratada através de Fisioterapia e medicamentos!
Respondendo exatamente a pergunta pode aumentar o formigamento (parestesia) e a dificuldade de segurar objetos por exemplo. Sugiro uma avaliação com a equipe multidisciplinar médico e fisioterapeuta para definir a melhor abordagem para o seu caso. Estou a disposição.
O tratamento conservador tem se mostrado eficiente no tratamento da síndrome do túnel do carpo, segundo estudo recente inclui-se terapia manual (mobilização neural e tendínea), uso de tala noturna, educação a respeito da disfunção, reduzem o número de pacientes que evoluem para a cirurgia. (Journal of Phisiotherapy, 2020)
Olá;
Então recomendo você primeiramente realizar o tratamento conservador ,nos seus casos mais graves, o tratamento é cirúrgico, enquanto se for leve ou moderado, será optado por tratamento conservador. Existem inúmeros tratamentos conservadores, no entanto, não há consenso sobre as melhores técnicas não cirúrgicas disponíveis para pacientes com envolvimento leve ou moderado.
Se você optar por não tratar poderá causar atrofia do nervo e dos músculos da mão, além de perda da força para segurar objetos.

Abraços!

Especialistas

Ilse Glenda

Ilse Glenda

Fisioterapeuta

Goiânia

Pamella Faria

Pamella Faria

Fisioterapeuta

Belo Horizonte

Bárbara Rêgo

Bárbara Rêgo

Fisioterapeuta

Teresina

José Justiniano Torrico

José Justiniano Torrico

Ginecologista

Rio Branco

Thiago Cezar Rocha Azevedo

Thiago Cezar Rocha Azevedo

Médico clínico geral

Recife

Carlos Jose da Fonseca

Carlos Jose da Fonseca

Ginecologista

Cabo de Santo Agostinho

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 111 perguntas sobre Síndrome do túnel do carpo
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.