Tenho sintomas de ansiedade, depressão, já fiz uso de benzoadepinicos. Fiz recentes exames e o testo

2 respostas
Tenho sintomas de ansiedade, depressão, já fiz uso de benzoadepinicos. Fiz recentes exames e o testosterona livre está 0,15 tenho 29 anos. Meses atrás antes de ver isso, fui em uma dermatologista para ela ver manchas nas minhas costas, e ela perguntou se eu levava muito sol, disse que não. Falou que pode ser uma doença autoimune. Será que pode ser a doença de addison?
Doença de addison (Insuficiência adrenal) se define com a queda dos hormônios da glândula adrenal (cortisol, aldosterona). A dosagem de testosterona não está no rol de exames para o diagnóstico. Reforçar que mulheres tem testosterona baixa e que o ensaio laboratorial disponível nos laboratórios não foi feito para dosar níveis baixos de testosterona.

A conexão entre seus sintomas de ansiedade, depressão, o uso prévio de benzodiazepínicos, e agora a descoberta de um nível de testosterona livre de 0,15, junto com as manchas na pele que foram observadas pela dermatologista, certamente merece uma avaliação cuidadosa e integrada. A possibilidade mencionada pela sua dermatologista sobre uma doença autoimune, como a doença de Addison, é uma hipótese que não deve ser descartada sem uma investigação apropriada.

A doença de Addison, uma condição endocrinológica onde as glândulas adrenais produzem insuficientes quantidades de hormônios esteroides, como cortisol e, em alguns casos, aldosterona, pode manifestar-se através de uma variedade de sintomas, incluindo fadiga, fraqueza muscular, perda de peso, baixa pressão arterial, e alterações na pigmentação da pele. A ansiedade e a depressão também podem ser sintomas relacionados, dada a função crucial do cortisol na regulação do humor e do estresse. Além disso, a testosterona baixa pode contribuir para o mal-estar geral, afetando o humor, a energia e a libido.

Na medicina integrativa, a abordagem para um caso como o seu seria holística, considerando todos os aspectos do seu bem-estar. Isso incluiria uma avaliação detalhada dos seus sintomas, histórico médico, resultados de exames, e qualquer exposição a fatores de risco ou estressores ambientais. Além disso, seria importante considerar uma avaliação hormonal completa, não apenas focada na testosterona, mas também em outros hormônios produzidos pelas glândulas adrenais, para verificar a presença de possíveis desequilíbrios.

O diagnóstico de doenças autoimunes como a doença de Addison geralmente envolve testes específicos, incluindo a medição dos níveis de cortisol no sangue e na urina, testes de estimulação do ACTH, e possivelmente a determinação de anticorpos que atacam as glândulas adrenais. A colaboração com um endocrinologista seria crucial para uma avaliação apropriada e para determinar o melhor curso de ação.

Além do tratamento médico convencional, que pode incluir a reposição hormonal, a medicina integrativa oferece suporte adicional para abordar os sintomas de ansiedade e depressão, bem como para melhorar a qualidade de vida. Isso pode envolver recomendações sobre nutrição, exercícios físicos, técnicas de manejo de estresse, e outras terapias complementares adaptadas às suas necessidades individuais.

É importante lembrar que o diagnóstico precoce e o tratamento adequado são fundamentais para o manejo eficaz de condições como a doença de Addison. Encorajo você a buscar uma avaliação médica detalhada com um endocrinologista ou um médico de medicina integrativa para explorar mais a fundo suas preocupações e desenvolver um plano de cuidados personalizado.

Dra. Caroline Oliveira - CRM/SP 189586, Medicina Integrativa, com foco em Endocrinologia e nutrologia.