Tenho TDC e mudei de médico.Ele retirou uma parte dos remédios e pediu para parar com a terapia.Gostaria

7 respostas
Tenho TDC e mudei de médico.Ele retirou uma parte dos remédios e pediu para parar com a terapia.Gostaria de saber se isso está certo?
Fiquei na dúvida quanto ao tipo de TDC que foi citado. Entendo TDC por Transtorno Dismórfico Corporal ou Transtorno de Desenvolvimento da Coordenação.

Mas, independente de qual TDC se trata, a terapia pode ser encarada como um processo benéfico de autoconhecimento para qualquer pessoa e, desta forma, o único que pode resolver pela continuidade dela é o próprio paciente/cliente.

Quanto à medicação, é possível reduzir a medicação, dependendo da resposta que se percebe. Seria importante, checar com o médico o motivo da retirada e verificar com ele se faz sentido retirar sem um "desmame" (diminuição progressiva com acompanhamento médico).

Na dúvida, procure um novo médico e faça uma nova avaliação. Esclareça com o profissional tudo que não fizer sentido pra você.

Certo e errado são apenas palavras. Penso ser importante conversar com seu médico o motivo da diminuição da medicação bem como parar com a terapia.
Normalmente os médicos ACONSELHAM ao seu paciente a fazerem terapia para complementar a medicação.
Converse com o profissional, esclareça as dúvidas.
Independentemente da orientação do seu médico, a questão é se você sente que a terapia está sendo benéfica , não só com relação ao tdc, como para os demais segmentos da sua vida.
Caso a resposta seja positiva, não vejo motivo para que você deixe a terapia.
é um absurdo que exista um profissional que aconselhe aos seus pacientes a parar com a terapia, os psicólogos, psicanalistas e terapeutas em geral, são profissionais que através da escuta ativa, por meio da elaboração onírica, livre associação, Gestal terapia, terapia lacaniana, Freudiana, entre tantas outras técnicas e métodos, aliviam dores emocionais se você se sente bem e seguro com seu psicólogo ou psicanalista se com ele você consegue expurgar sentimentos e pensamentos gerados pelo TDC questione seu médico e diga a ele como vc se sente seguro com a terapia apenas vc pode fazer essa decisão, concordo com a colega Dra. Khristian na dúvida procure outro médico.
O sofrimento é o combustível da terapia! Ainda sofres?
Você poderá mudar de médicos, pedir novas opiniões tanto quanto á psicologia buscando uma abordagem na qual seu perfil se encaixe. Todas lhe farão se sentir bem consigo mesmo. Mas pode tambem ser uma fuga sua mediante o transtorno que você não aceitar entrar em contato.
Át.
Monica Araújo!
Pergunte ao médico a justificativa para essa orientação. É importante entender o parecer dele quanto a retirada de parte da medicação, como você apontou, e a interrupção da terapia. Ele tem um diagnóstico e uma proposta terapêutica baseada neste diagnóstico para prescrever o tratamento e suas "recomendações". No entanto, não cabe ao médico a decisão sobre outras terapêuticas que estão fora de sua área de conhecimento. Ele pode até recomendar, como recomendamos o atendimento psiquiátrico em alguns casos, mas cabe a você uma avaliação do benefício do tratamento psicológico realizado até o momento. A questão é que uma proposta terapêutica pode ser justificada de diferentes formas, ou seja, não há o certo e o errado absolutos para um tratamento.