Tenho toc e hipoglicemia, muitas vezes tenho ataques de panico e já me falaram que os sintomas são

9 respostas
Tenho toc e hipoglicemia, muitas vezes tenho ataques de panico e já me falaram que os sintomas são bem parecidos, como vou saber se os sintomas que tenho são de toc ou da hipoglicemia ?
preciso de ajuda.
Para uma resposta a sua questão é importante buscar uma avaliação médica e paralelamente você pode iniciar um processo de análise onde você nesse processo, terá a oportunidade de identificar o seu sintoma e aprender a melhor lidar com ele. Não permaneça na dúvida, procure ajuda!

O que uma psicanálise pode produzir? Entre muitos de seus efeitos, a delimitação do sintoma para o sujeito. Sintoma aqui entendido como um jeito de ser ou uma maneira de fazer que atrapalha o sujeito e que está além de sua vontade consciente. Em outras palavras, o sujeito não se envolve repetidamente em uma situação que lhe causa sofrimento porque quer. Questões inconscientes interferem no seu modo de ser e agir. Diferente do saber médico que extirpa o sintoma do corpo quando é possível, em psicanálise o analisante identifica seu sintoma e aprende a fazer com ele de maneira que não o atrapalhe. A direção inicial de sua análise poderia ser no sentido dessa delimitação: quais sintomas estão relacionados a uma ou outra doença e se existe uma relação entre TOC e hipoglicemia no seu caso. Vale lembrar que um sintoma frequente na neurose obsessiva, da qual o TOC 'descende', é a dúvida. O sujeito muitas vezes duvida do que sabe. Em relação ao pânico, se trata sempre de investigar suas causas.
Nesse caso é indispensável procurar um psicólogo ou psiquiatra para formalizar o diagnóstico. As sensações e sentimentos podem ser muito similares, mas com causas diferentes. Os padrões de ocorrência dos sintomas da hipoglicemia precisam ser bem mapeados, assim como os episódios que estão associados às compulsões/pensamentos obsessivos. Uma análise funcional dos comportamentos associados a esses sintomas pode ajudar a esclarecer o que está ocorrendo com você e indicar um caminho para intervenções terapêuticas efetivas. Pode ser bastante produtivo um trabalho interdisciplinar com psicólogo, psiquiatra e nutricionista.
Prezado paciente, você reconhece que está precisando de ajuda, e isso já um bom começo em direção à superação desses males, sejam eles quais forem. Saber quando está tendo um ataque de pânico ou uma crise hipoglicêmica será importante para saber se você deve comer ou buscar outro tipo de conduta para aliviar esses sintomas. Contudo, em ambos os casos as crises sinalizam que você precisa cuidar de si. Procure se alimentar corretamente e de 3 em 3 horas. Se necessário procure um médico para cuidar das questões de hipoglicemia. Não podemos descartar a possibilidade de uma associação entre a crise hipoglicêmica e a crise de ansiedade. Você referiu também ter TOC, para tratar do TOC somente com psicoterapia. Procure um psicólogo de confiança e verá que terá ganhos imensuráveis para a sua vida, para além da remissão dos sintomas! Espero ter ajudado. Atenciosamente!
Olá! Sim, os sintomas que você descreve podem estar relacionados à hipoglicemia. Assim é preciso buscar atendimento médico (endocrinologista) para avaliação, orientação, tratamento e controle dos níveis de glicose. Após este acompanhamento médico, se os sintomas persistirem, buscar atendimento psicológico. Neste caso, pode ser necessário também acompanhamento psiquiátrico, o psicólogo irá lhe orientar. Abraços.
O TOC é uma condição clínica iniciada na infância e na adolescência, frequentemente crônica e incapacitante. O quadro é caracterizado por presença de obsessões e/ou compulsões excessivas ou irracionais que causam sofrimento, prejuízo significativo em atividades profissionais e cotidianas. Como transtorno heterogêneo repetitivo e imperioso pode se apresentar com comorbidades (por exemplo, tiques).
A avaliação médica deve ser detalhada (paciente, família, ambiente que vivem) e o tratamento é farmacológico e psicoterápico, realizado por Psicólogo, por ações de intervenção no processo de aprendizagem.
Na hipoglicemia, a taxa de glicose fica baixa, o que desencadeia algumas reações e sintomas, como confusão mental, ansiedade, palpitações, tremores, fome excessiva e formigamento ao redor da boca. Esses sintomas até podem ser confundidos com os de um ataque de pânico mas nem tanto com os de um Transtorno Obsessivo Compulsivo. No TOC, há sempre a realização de ''rituais'' ou atividades repetidas, como acender e apagar a luz determinado número de vezes ou checar muitas vezes se o gás foi desligado, mediante o pensamento mágico de que se aquilo não for feito algo ruim irá acontecer. Os pensamentos negativos são recorrentes e a compulsão e repetição de atividades ligadas a limpeza, organização e segurança são muito comuns.
O ideal no seu caso é, com o acompanhamento de um médico, estabilizar a concentração de açucar no seu sangue, para, enquanto livre dos sintomas da hipoglicemia, perceber quais sintomas persistem e tratá-los com um psicanalista e se necessário, um psiquiatra também.
Olá! Com o acompanhamento da sua glicemia a partir da medição e controle dietético você criará um período em que as crises que você estiver tendo serão crises de Pânico. Esse controle dietético deve ser encontrado com o acompanhamento com seu médico endocrinologista.

Um psicoterapeuta competente poderá te ajudar a identificar os sintomas iniciais dessas crises é isso te dará maior compreensão e controle desses estados.

Caso tenha mais dúvidas, fico à sua disposição.
Olá, pense na possibilidade de fazer psicoterapia comportamental cognitiva, vc apresenta um comportamento ansioso , TOC e pânico,a terapia vai te ajudar a identificar de forma clara seus sintomas conseguindo perceber quando esta com ansiedade mais elevada. Espero ter ajudado.