Tenho transtorno de ansiedade faço tratamento há muitos anos, mas não consigo pensar em coisas novas,

16 respostas
Tenho transtorno de ansiedade faço tratamento há muitos anos, mas não consigo pensar em coisas novas, me sinto bem com o medicamento, mas qq novidade em minha vida , ja fico mal, ja deixei de viajar várias vezes para fora, pois a ansiedade é muito grande, qual a terapia ideal , existe ?
Psicoterapia de Conscientização, onde é pra acontecer o REMÉDIO (o insight, a auto compreensão), pois como Você disse, as "pílulas" são apenas medicações, não remediam.

Há de se avaliar qual é a crença disfuncional que está provocando essa ansiedade em vc. É com isso que nós, terapeutas cognitivos trabalhamos, num direcionamento dentro de uma reaprendizagem. Por isso é essencial que vc faça psicoterapia além de tomar a medicação adequada. A medicação aliviará os sintomas e a terapia trabalhará as causas.
Concordo com o Dr Douglas, sobre a linha de terapia a TCC (terapia cognitivo comportamental) é a mais indicada. O importante é não abandonar o tratamento, seja por medicamento ou por terapia. Boa sorte!!!

Forte Abraço.
O tratamento de um transtorno de ansiedade tem que ser aliado a parte medicamentosa psiquiátrica com um trabalho psicoterápico. Não existe uma terapia ideal e sim uma terapia que você se identifica. A Melhor terapia é a que você acredita e faz de forma regular. Linhas como a terapia cognitivo comportamental e terapia comportamental costumam ter resultados interessantes nestes quadros. O mais importante é fazer terapia, seja qual for, manter a constância e desenvolver os trabalhos propostos, isso é o mais importante, ou seja ser com alguém que você se identifica.
Sua vida pode ganhar muita qualidade com isso.
Concordo com os colegas que apenas tratamento medicamentoso não é suficiente , porém, acredito na eficácia da psicoterapia de orientação psicanalítica por levar em conta os aspectos inconscientes que são determinantes, tratando as causas e não apenas os sintomas.
A terapia cognitivo comportamental ajuda a identificar os pensamentos automáticos negativos e os erros cognitivos. Habilita o paciente a mudar seus pensamentos disfuncionais, permitindo que as emoções e os comportamentos sejam ajustados para a funcionalidade.
A compensação medicamentosa é imprescindível nestes quadros, e a TCC capacita a compreensão dos processos emocionais, facilitando o controle.
Creio que o que deseja saber é o que será mais eficiente. Entao é simples, TCC Terapia Cognitiva Comportamental.

Siga com ela e verá resultado.
Espero ter ajudado.
Att.
A escolha da linha de terapia não é o que vai garantir a tua mudança psicológica na totalidade. É muito importante você encontrar um terapeuta que você se identifique, além de ser perseverante no tratamento, pois não há milagres e sim um reencontro e descobertas para um crescimento, que leva um tempo para se estabelecer.
Perceber a necessidade de tratamento, já é uma grande conquista, sobretudo se o sofrimento incapacita para certas atividades. A remissão dos sintomas poderá ser obtida via medicamentos, mas como já dito, a terapia deve ocupar um lugar de grande relevância. Terapias podem funcionar, resgatando o paciente para seu cotidiano funcional. Examinar o mais amplamente possível aquilo que aflige, aproximando-se do modo de ser em questão, tem uma boa chance de ocorrer, através da Psicologia Fenomenológico-Existencial.
Primeiramente e necessário entender que o medicamento atua sobre o sintoma e a terapia trabalha sobre a causa que gerou o sintoma. Uma terapia eficiente e aquela que ira auxilia-la na compreensão de quais crenças e mecanismos acionam sua ansiedade e através de reflexões e releituras de sua historia de vida, re-significar questões emocionais importantes, para potencializa-la na direção do entendimento e controle da ansiedade.
A medicação é importante para seu tratamento uma vez que ela vai lhe dar o suporte necessário para encarar as situações que geram ansiedade, todavia é necessário psicoterapia para trabalhar as questões comportamentais que estão gerando essa ansiedade. A psicoterapia vai ajudar o paciente a lidar com a ansiedade de forma prática, coisa que somente a mediação não é capaz de fazer.
A terapia cognitivo - comportamental com profissional experiente é o mais indicado para tr. Ansiedade. O tratamento conjunto(psicológico +psiquiátrico) é o mais efetivo.
Todo tipo de ajuda ou tratamento serão sempre bem-vindos. Entretanto, buscar profundamente as causas essenciais que te levaram a desenvolver essa ansiedade exacerbada seria fundamental. Tanto a terapia congnitiva-comportamental quanto a psicanalítica poderão, a seu tempo, colaborar para o entendimento necessário e para você aprimorar o aprendizado de lidar cada vez melhor com esta questão.
Seja qual for a perspectiva, o importante é procurar um psicoterapeuta ou analista. O trabalho a ser desenvolvido consistirá em fazer emergir toda a dinâmica por trás de seus sintomas de ansiedade e, assim, você poderá compreendê-los e ressignificá-los. Espero ter ajudado.
Olá!
A terapia cognitivo comportamental vem ajudando muito pacientes com transtorno de ansiedade. Esta trabalha os pensamento distorcidos orientando para que haja uma reestruturação cognitiva.

Boa sorte!
Como todos já disseram, medicação é de fundamental importância embora sem uma boa psicoterapia associada à medicação será difícil obter uma melhora significativa de sua qualidade de vida. entendendo as causas de seu quadro de ansiedade, você poderá ter mais liberdade. Os quadros de ansiedade e pânico são muito limitantes.