Tenho transtorno de ansiedade, tenho crises fortes de choro, medo de sair de casa, e o médico me receitou

21 respostas
Tenho transtorno de ansiedade, tenho crises fortes de choro, medo de sair de casa, e o médico me receitou Citalopran 20mg para tomar um comprimido ao dia, a noite tomo Rivotril de 2mg, não estou sentindo melhora com o Citalopran de 20mg. O correto seria aumentar a dosagem?
Sugiro que além de estar sempre retornando a consulta psiquiátrica ter, um pouco de calma para que a medicação faça efeito no sistema nervoso central. Entretanto, me parece que além, da ansiedade generalizada deve estar com sintomas de síndrome de pânico e mesmo que seja só ansiedade a medicação ajuda controlar mas não trata do sintoma que terá que procurar uma psicoterapia. Senão só medicação terá sempre que aumentar a dose para fazer efeito pois, também auxilia no tratamento mas precisa saber a causa e ter técnicas de enfrentamentos.

Ola, você deve falar com seu psiquiatra, ele te orientará no correto uso da medicação, as vezes esse ajuste é um pouco demorado. Se vc não está fazendo terapia, sugiro que inclua em seu tratamento a Terapia Cognitiva Comportamental, o resultado será muito mais rápido e efetivo.
Qualquer que seja a psicoterapia o ajudará a vivenciar suas crises de ansiedade além da medicação e não fique mais ansioso do que está, não tenha pressa, cuidar de você e do seu tempo é mais importante sem muita pressa pata respostas imediatas.
Atenciosamente!
Ola! Acredito que vc está realizando parcialmente o tratamento. No quadro de Ansiedade Generalizada e fundamental a psicoterapia juntamente com os fármacos. Investir em um movimento emocional de transformação das emoções e conduta trará os resultados esperados. Abraço
O tratamento da ansiedade consiste em acompanhamento psiquiátrico e psicológico, uso de medicamentos como ansiolíticos e antidepressivos, atividade física regular, ioga, meditação, medidas anti-estresse, entre outros.
Concordo com os colegas quanto ao acompanhamento de um psicólogo que irá ajudar na descoberta das questões que o levam ao transtorno ansioso e consequentemente a
encontrar uma maneira para afastá-lo!
Olá...seu organismo precisa de um certo tempo para se adaptar à medicação. Observe os efeitos e compartilhe com seu médico, que deverá ajustar a dose ou trocar a medicação. Além disso, é fundamental que você procure um psicólogo e faça psicoterapia. Com as essas ações os sintomas possuem maiores chances de serem amenizados. Cuide-se
Abraços
Cara leitora, infelizmente devo relatar mais uma vez que nenhum medicamento tem efeito terapêutico sem o complemento da psicoterapia. O ideal e que seu psiquiatra e o psicoterapeuta tenha uma sintonia para que o tratamento tenha efeito e eficiência.
Abs
Não diminua, aumente ou mude o medicamento prescrito. Faça quantos retornos ao médico forem necessários. Embora existam medicações direcionadas para cada caso, nem sempre é fácil acertar o tipo e dosagem no início do tratamento. Relate para o seu médico exatamente o que você falou aqui. Casos em que há muito sofrimento, às vezes é necessário ter um acompanhamento até mesmo quinzenal. Desejo que fique bem.
A resposta do organismo ao medicamento demora alguns dias e vária de pessoa para pessoa.

Recomendo que converse com o médico que lhe prescreveu os medicamentos para tirar as dúvidas e obter melhores orientações.

Além disso é imortanta buscar atendimento Psicoterápico para autoconhecimento, e assim ter maior equilíbrio para a vida pessoal, familiar e profissional.

Abraços.
Eu aconselho a ti a procurar seu psiquiatra para falar a respeito. Mas também é necessário fazer psicoterapia para ajudar no tratamento e com o tempo, se possível pare de tomar medicação. A Terapia cognitiva comportamental é a mais indicada para tais sintomas.
Espero ter conseguido ajudar.
Beatriz Sá
Como você não mencionou estar sendo atendido (a) por um (a) Psicólogo (a), caso não esteja, sugiro que procure um desses profissionais, em cujo grupo, me incluo. Estou à disposição! Um abraço!
Sugiro que retorne ao seu psiquiatra, nunca se deve aumentar a dosagem de medicações por conta própria, além disso a quanto tempo está tomando a medicação? Porque tem o tempo de 20 dias a mais para o efeito esperado da medicação. Você relata o sintoma de medo de sair de casa, possibilidade do transtorno do pânico. Recomendo que procure a Terapia Cognitiva Comportamental, TCC, que é uma abordagem focal e bastante eficaz na saúde mental.
Espero ter ajudado.
Lúcia Psicológa.
A resposta da medicação tem um tempo, sugiro que procure o seu médico para que o mesmo faça as devidas alterações. A abordagem TCC favore muito o seu quadro! Fico à disposição...
Olá, o Transtorno de Ansiedade, traz muito sofrimento mesmo, imagino como se sente.
Mas de fato como meus colegas disseram é importante retornar ao médico psiquiatra e relatar o que tem sentido, só ele mesmo para avaliar se a medicação atende suas necessidades, cada pessoa tem uma resposta ao medicamento. Também é muito importante associar a psicoterapia, pois assim você estará trabalhando suas emoções e até mesmo os gatilhos que desencadeiam as crises.
Junto com seu psiquiatra haverá um melhor medicação que possa reduzir o nível da ansiedade. concordo com os colegas. Que é necessário acompanhamento psicológico, para traçar um plano de tratamento. haja um resultado eficaz para o transtorno da ansiedade.
Apenas o seu psiquiatra pode avaliar a necessidade de ajuste da medicação. Na verdade, as medicações psiquiátricas, muitas vezes precisam ser combinadas a outras drogas e por isto, faz-se necessário visitas regulares ao especialista. No entanto, em minha experiência, é importantíssimo que se alie ao tratamento medicamentoso, a psicoterapia que ajudará a compreender seus sentimentos e permitirá que descubra como lidar com seus enfrentamentos diários. Além disso, a atividade física, técnicas de relaxamento, hábitos alimentares saudáveis podem ajudar muito nesta fase.
A ansiedade vem a ser um sentimento de mal estar ou apreensão diante dos necessários "entrave-estímulos"que todos nos deparamos ao longo da curva existencial.

Esses episódios, uma vez ultrapassados, ditam uma idade afetiva pessoal.

Tal idade afetiva deve ser uma estrutura psíquica suficientemente amadurecida para lidarmos com os subsequentes desafios, utilizando-os para o nosso contínuo crescimento psico-emocional.

A terapia resolutiva requer uma revisão desta estrutura, onde o terapeuta irá investigar , juntamente com o paciente as atitudes legítimas que deverão ser mantidas e as ilegítimas que necessitarão de retificação.

A retificação e a regressão dos sintomas ocorrerão concomitantemente, permitindo a retirada progressiva da medicação.

O tratamento biológico ( medicamentoso) trata da síndrome mas não investiga a causa , sendo usado com o objetivo de atenuar os sintomas, não sendo, portanto, resolutivo.
Faz necessário que nesse processo farmacológico esteja realizando acompanhamento Psicológico, para trabalha sua desregulação emocional.
O correto seria voltar ao seu médico porque ele está cuidando de você. Alterar dosagem de medicação é uma tarefa dele, que está te ajudando a passar pelo período mais crítico. Ele orientou buscar psicoterapia? É possível iniciar este tratamento em casa, pois o psicólogo também se desloca até a residência do cliente quando necessário.
Penso que o início do tratamento é um pouco chato e precisa ser paciente. A medicação demora em média 20 dias para fazer seu efeito 100%. Nesse momento é hora do psiquiatra reavalia-lo(a) para saber como está indo o tratamento e ver a necessidade ou não de modificar a medicação, aumentar/diminuir a dose ou até trocar o remédio. Em paralelo, é bem importante que faça a (TCC) Terapia Cognitiva Comportamental Hoje é a mais recomendada para esses casos, pois é bem eficiente e traz resultado em menor tempo. Att, Sandra Romão (Especialização em TCC)