Tenho transtorno obsessivo e compulsivo (TOC), específicamente o de cunho sexual, e queria saber se

13 respostas
Tenho transtorno obsessivo e compulsivo (TOC), específicamente o de cunho sexual, e queria saber se o TOC tem grau de intensidade, tipo leve, moderado e grave. Pois percebe que os pensamentos estão me gerando fobias sociais
Os sintomas podem se intensificar ou diminuir segundo o nível de estresse que estiver sentindo… mas por outro lado os transtornos podem vir com suas comorbidades.
Também pode possuir mais de um diagnóstico ou CID.
Procure por um profissional e faça sua avaliação devidamente.

Você tem o diagnóstico de TOC faz muito tempo? Pois me parece que há outros elementos psíquicos que ainda não foram avaliados. Procura fazer isso.
Olá! Eu acredito que será necessário confirmar se o diagnóstico é de TOC mesmo, porque, geralmente, o conteúdo das compulsões no TOC não são explicitamente eróticos. Compulsões eróticas são típicos de quadros como ninfomania ou transtorno berderline durante sua fase erotomâniaca. No caso do transtorno borderline, pode haver variação de grau de intensidade em relação de proporcionalidade inversa com o grau de integração (coesão interna) do sujeito, ou seja, quão mais integrada a subjetividade, menor o grau de intensidade do transtorno. Já a ninfomania, tem um funcionamento diferente, no qual, o limite para os impulsos sexuais é negado e ocultado do funcionamento psíquico e sua variação de intensidade depende, em maior medida, de condições externas.
Olá é preciso entender um pouco mais o seu histórico. Mas entenda, O TOC é caracterizado pela presença de obsessões e/ou compulsões. Obsessões são pensamentos, impulsos ou imagens recorrentes e persistentes que são vivenciados como intrusivos e indesejados, enquanto compulsões são comportamentos repetitivos ou atos mentais que um indivíduo se sente compelido a executar em resposta a uma obsessão ou de acordo com regras que devem ser aplicadas rigidamente. E sim, o TOC pode variar em grau e intensidade, por isso se faz necessário uma avaliação (Anamnese) para entender um pouco melhor. Lembrando que o TOC pode ser comorbidades para outros transtornos Mentais.

Olá. Eu teria um pouco de ressalvas com tantos nomes técnicos para alguém que não é da área. TOC, graus de intensidade e fobia social são nomenclaturas que não encontram consenso em todas as linhas psiquiátricas e psicológicas e são diagnósticos que devem ser dados pelo profissional ou profissionais que lhe acompanham. Dito isto, não sou contra ir atrás de informações (estou ajudando com isso agora mesmo, por exemplo). Mas quero frisar a necessidade de você estar em acompanhamento e com pessoas com quem você possa tirar essas dúvidas. No meu caso, quando atendo um paciente, uso do diagnóstico como um tipo de bússola na terapia. Ele vai ME guiar, não o paciente. O diagnóstico também é apenas uma parte da questão. A pessoa que busca ajuda é muito mais do que isso. Assim como ela não teve essas questões desde que nasceu, pode se ver de outra forma num processo de cura. Então precisaremos trabalhar a sua história como um todo. Pois alguém que se olha no espelho e vê apenas TOC, ansiedade e transtornos terá mais dificuldade para se enxergar atrás de tantos rótulos. Espero ter ajudado. Abraço!
Olá! Há diferentes formas e intensidades que podem ser expressas no TOC. Eu te digo, porém, o mais importante é tratar o que tem relação direta com o sofrimento, não raramente, traumas e para tanto, recomendo Terapia EMDR + Pain Managemnet. Tudo de melhor!
O TOC é um transtorno psiquiátrico, onde pode ter interação com um comportamento sexual compulsivo que acontece devido a uma falha no controle de impulsos sexuais sendo esses intensos e repetitivos. Os pensamentos e desejos sexuais são tão frequentes que atrapalham o dia a dia da pessoa. A terapia sexual pode trazer bons resultados em casos mais leves, podendo ser também associada com medicações prescritas por um médico psiquiatra em casos mais graves.
Os sintomas de TOC geralmente começam gradualmente e pode oscilar em intensidade e gravidade durante toda a vida da pessoa. O TOC Sexual é uma das variáveis do Transtorno Obsessivo Compulsivo e está relacionado à Ansiedade.O tratamento para o TOC Sexual, geralmente, é multidisciplinar e se baseia em medicamentos prescritos por um psiquiatra somado à psicoterapia com abordagem Comportamental. Espero ter ajudado!
Olá, tudo bem contigo?

Vamos lá, tecnicamente na divisão até o momento pelo DSV-V não temos uma categoria de grau de intensidade, certo? O que muda é a quantidade de pensamentos obsessivos e quantidades de compulsões presentes na rotina. Quanto maior o número de ambas as coisas mais severo será o TOC, e não somente pelo tipo de pensamento ou tipo de compulsão. Está mais atrelado à intensidade dos sintomas e frequência dos mesmos
Olá! Sim, o TOC pode variar de intensidade, como a colega falou, principalmente a depender do seu nível de estresse. O TOC é um transtorno persistente, contudo, isso quer dizer que você vai precisar fazer um tratamento psicológico para lidar melhor com ele. Ele dificilmente vai melhorar sozinho. Sem tratamento, a tendência, em 70% dos casos, é que o quadro se agrave. Ou com aumento da intensidade ou com o surgimento das comorbidades, como a fobia social que você mencionou. A Fobia Social é uma comorbidade comum com o TOC mais agravado, pois o paciente passa a ter receito de que as pessoas achem que ele "está maluco". É importante que você procure ajuda para lidar com isso. Se cuida!
Os sintomas podem variar a intensidade conforme a etapa que vc se encontra e o nível de estresse que anda vivendo. E nem sempre possuímos um diagnóstico único... É comum estarmos enquadrados em mais de um CID. Você precisa procurar um psicólogo e um psiquiatra.
Podemos dizer que o Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC) pode, de fato, variar em termos de intensidade. O TOC é um transtorno de saúde mental caracterizado por pensamentos obsessivos e comportamentos compulsivos que causam angústia significativa e interferem na vida cotidiana.

É comum descrever a intensidade do TOC em termos de leve, moderada ou grave, como forma de avaliar o impacto dos sintomas na vida da pessoa. Essa classificação pode ser útil para determinar a necessidade de tratamento e a melhor abordagem terapêutica.

Quanto à suspeita de que sua condição esteja evoluindo para fobias sociais, é importante lembrar que o TOC e as fobias sociais são condições distintas, embora possam ocorrer simultaneamente ou em associação. As fobias sociais envolvem medo e ansiedade intensos em situações sociais específicas, enquanto o TOC envolve obsessões e compulsões relacionadas a pensamentos, imagens ou impulsos indesejados.

Se você suspeita que está desenvolvendo fobias sociais além do seu TOC, é importante buscar uma avaliação profissional adequada. Um psicólogo ou psicanalista pode ajudar a avaliar suas preocupações, sintomas e fazer um diagnóstico preciso. Com base nessa avaliação, poderá ser recomendado um plano de tratamento personalizado, que pode incluir psicoterapia, medicação ou uma combinação de ambos, dependendo das necessidades individuais.

Lembre-se de que a busca por apoio profissional é fundamental para entender e lidar com o TOC e quaisquer outras condições que você possa estar enfrentando.
Você tem o diagnóstico do TOC? Além do diagnóstico será necessário um acompanhamento psicoterapêutico para se obter um tratamento e esclarecimento mais especifico do transtorno de TOC.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!